Total de visualizações de página

domingo, 30 de agosto de 2020

POSTO 1 - COPACABANA





Nestas quatro fotografias de hoje, da Revista "O Cruzeiro" de fevereiro de 1961, vemos os "banhistas" (guarda-vidas) que trabalhavam no Posto 1, no Leme. Na época eram o Aldir, o Dorbiratan, o Paixão, o Italo e o Severiano, que eram responsáveis por cuidar dos 700 metros de areia vizinhos ao Posto 1, do Bar Alpino até o Sacha´s.

Com seus uniformes de calção azul e camiseta branca com a cruz vermelha no peito garantiam o banho de mar, como se dizia naquela época. 

Na primeira foto vemos um menino perdido que aguarda a família no segundo andar do Posto 1 (observar que, preso à grade, ficava o relógio que servia de orientação para a maioria dos frequentadores da praia).

A seguir vemos o menino no colo da irmã, já devolvido à mãe preocupada.  Do outro lado da avenida vemos um JK.

Na terceira foto um solícito guarda-vida auxilia a saída da praia. O carro em que embarcam é um Ford 39 sedan.

Finalmente vemos na quarta foto um salvamento de um adolescente que tinha caído numa "vala".

No ano de 1917 foi criado pela Prefeitura o serviço responsável pela segurança dos banhistas das praias cariocas. Os primeiros guarda-vidas foram pescadores, recrutados no Posto 6. Só em 1931 se abriu o primeiro concurso público para guarda-vidas.

8 comentários:

  1. Grande resgate pra quem é da praia. Vivi a infância no Posto 5 e os salva vidas eram conhecidos e respeitados. Conheciam maes e crianças, principalmente durante o verão. Tanto é que sabíamos seus nomes , eram gerentes, no melhor sentido , da praia. Educação, respeito e cordialidade, meio fora de moda hoje. Bom domingo !

    ResponderExcluir
  2. O Ford 39 em 1961,já era um carro considerado "velho "Mas esse da foto ainda se apresentava em excelente condição...Gostaria de uma ajuda,De quem viveu a época:Ter um Mustang 1969,meio descaracterizado,meio fantasiado,em 1978,ainda dava status ou era considerado já um carro Velho ou cafona?

    ResponderExcluir
  3. No início dos anos 60 foi criado o Corpo Marítimo de Salvamento do Estado da Guanabara, que ficou responsável pela estrutura do CMS. Antes de ser policial, Mariel Mariscott foi membro do CMS ainda no tempo do D.Federal. No governo Brizola as atribuições dos "banhistas" passaram a ser executadas pelo Corpo de Bombeiros. Seus antigos membros passaram a fazer parte da Secretaria de Polícia Civil com o cargo de Detetive.

    ResponderExcluir
  4. Ao que parece, JK era morador de rua - ele está nas fotos 2 e 3. Na 2 com um Chrysler Windsor 1950 e na 3, acompanhado por um Karmann-Ghia.
    Além de salvar nadadores e devolver pequenos perdidos, os salva=vidas colocavam bandeiras indicando perigos do mar. Bandeira vermelha era só na areia.
    Nem sei como o serviço de salvamento é prestado atualmente.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas fotos de um trabalho ainda hoje fundamental para quem curte uma praia.Na foto 2, mãe parece explicar onde e como o guri perdeu o rumo..
    O Biscoito delegou ofício ou foi rifado da agenda?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. O agigantamento das cidades a tornando-a impessoal, vide o local onde moramos, quando éramos crianças conhecíamos todos os nossos vizinhos, hoje não conhecemos todos os vizinhos do prédio onde moramos. O serviço dos guardas vidas era muito reconhecido pelos frequentadores de praia, chegando a formar grandes amizades.

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia dispondo de Jet-Ski, helicóptero, e de uma estrutura militar, pode-se dizer que o atual Salvamar possui uma estrutura bastante eficiente. A G.M e a Polícia Militar completam a gestão das praias, fazendo da orla marítima uma região bastante segura. É uma pena que as leis e a população não ajudam.

    ResponderExcluir
  8. Boom dia, Dr. D'.

    Infelizmente dia de sol atualmente se traduz em aglomerações na praia do rebanho que se acha imune à pandemia, a despeito do número crescente de casos das últimas semanas. Ontem fiquei sabendo de duas pessoas conhecidas com casos nas famílias. Um internado em CTI e outro suspeito de óbito. Mas parece que já estão vacinando e eu não sei onde (oficialmente em Niterói para poucos voluntários).

    Coincidentemente a pose do garoto da primeira foto lembra demais um gesto repetido muito neste fim de semana...

    ResponderExcluir