Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de setembro de 2020

MESBLA






A primeira foto de hoje, enviada pelo prezado Carlos P. L. de Paiva, mostra o interior do Restaurante Panorâmico Mesbla. Este simpático local ficava no topo do edifício da loja Mesbla, no Passeio Público.

O prédio da Mesbla é do arquiteto Henri Sajous. Segundo o Guia de Art-Déco do Rio de Janeiro trata-se de "composição típica d um grande número de edifícios Art-Déco: corpo baixo, marcado por dominantes horizontais (no caso, varandas semi-embutidas), violentamente contrastado com elemento vertical que assinala o acesso principal.

A torre do relógio tinha, aproximadamente, o dobro da altura do prédio e é o elemento mais destacado da composição, dominando ainda a paisagem ao redor. Em reforma posterior, o edifício recebeu o acréscimo de dois pavimentos sobre o bloco original e foi ampliado lateralmente. A mudança também alterou seu uso, que de misto (residencial e comercial) passou a exclusivamente comercial.

A Mesbla vendia de tudo, como vemos nas fotos que mostram o "hall dos acessórios" e o "hall dos automóveis". Temos, também, uma Nota Fiscal de uma compra milionária feita pelo prezado Alvaro, da Ilha do Governador, e um cartão-postal da região.

A loja Mesbla-Passeio era de alto gabarito, ao subir pelas escadas rolantes se via o primor que era a disposição das gôndolas e seções da loja como um todo, o visual não era pesado, perfeitamente harmônico. Era uma loja popular sem ser populista.

"Na Mesbla, na Mesbla o maior Natal do Brasil. Compre agora sem entrada e só comece a pagar em abril, abril, abril..." . E ainda havia a possibilidade das crianças fazerem uma foto com Papai Noel...

32 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    O tema de hoje traz lembranças para muitas pessoas, mas, infelizmente só peguei a fase final da rede de lojas. Inclusive só conheci fisicamente as lojas do Barra Shopping e a de Madureira, que funcionou por pouco tempo.

    A Mesbla marcou época assim como outras lojas chamadas de âncoras em shoppings.

    Durante algum tempo a Mesbla vendia de tudo, até armas. Eram literalmente outros tempos.

    Outro aspecto da Mesbla era na época de Natal as fotos de crianças com o Papai Noel da filial. Tenho algumas delas garimpadas na feira da Praça XV.

    Na última foto aparece o efêmero edifício Alhambra. Em seu lugar hoje está o Serrador.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, até hoje muitas pessoas guardam artigos como bolsas, embalagens e outras lembranças, como até a nota fiscal da postagem acima.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do popular sem ser populista.Muito bem definido.Já falei que nos anos 50 estive com o meu avô no local e ele não ficou muito satisfeito com o preço de um sorvete,dizendo estar sendo "explorado".Em Vix tivemos duas lojas,sendo uma destinada a veículos e afins tão somente.
    Ir a Mesbla era uma grande pedida e nos anos 70 eu gostava do setor de discos onde adquiri alguns LP's.
    Excelente a foto de numero 5.

    ResponderExcluir
  4. A "Mestre & Blaget" foi a maior loja de departamentos do Rio de Janeiro e foi a preferida antes do advento dos Shoppings. O interessante é que ela "vendia de tudo". Uma pena que não tenha sobrevivido. Fui poucas vezes à sede do Passeio, mas lembro que desde 1962 ia com meus pais às filiais da Tijuca.

    ResponderExcluir
  5. Morava na Lapa e escutava o relógio da Mesbla que batia de quinze em quinze minutos. No Natal tocava músicas natalinas.
    CP 200 era um computador da Prológica. Não tinha DVD, nem CD, nem HD e nem mesmo disquete. Os programas eram gravados em fita cassete, basicamente joguinhos. Quem entendia da linguagem de programação BASIC, podia brincar de programar. Salvava o programa na fita cassete e quando quisesse era só baixar de novo. Quase nunca dava certo!
    Memória de 16K. Hoje, um celular médio tem 128GB, ou seja, a memória do celular equivale a 8 milhões de computadores.

    ResponderExcluir
  6. Ao menos o prédio sobreviveu. Mesbla foi "falida" pelo especulador Ricardo Mansur. Não resistiu a modernidade de outras lojas e agora estaria morta pela internet. Vários grandes do varejo estão desaparecendo.

    ResponderExcluir
  7. Beleza a última foto. Frequentava a Sears, onde comprei espingarda de chumbinho para acertar latas em Itaipava.Das lojas antigas fiz pesquisa recente sobre a Mappin & Web. Morro de Santo Antonio ao fundo e Arcos da Lapa.Salvo engano o prédio da esquerda da foto embaixo é o Silogeu, onde funcionaram a Academia Brasileira de Letras a OAB e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro -IHGB.Mais pra esquerda havia um Hotel, o Empire, no qual fui uma vez num aniversario de muito jovem com a Família para comemorar um aniversario. Era considerado chique e me lembro de ver os subterrâneos da Praça Paris escavados para o Metrô. Creio era 1973.

    ResponderExcluir
  8. A foto panorâmica é mesmo muito boa.
    O modelo de veículo lá no fundo, fechando o corredor de carros, parece ser mais antigo que os demais. Desafio para o Biscoito.
    Minha última compra na Mesbla foi um CD de músicas juninas. Uma vez emprestei e tive que montar uma verdadeira operação resgate para tê-lo de volta. Em junho todos lembravam desse tipo de música, mas ninguém pensava em comprar um disco. A internet descomplicou essa tarefa.

    ResponderExcluir
  9. Foto sensacional. Merecia uma resolução maior! Morro de Santo Antônio, parte da Antiga Lapa, o Silogeu do IHGB, aquele prédio que durou pouquíssimo no lugar do Serrador, e o Monroe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. Na Mesbla Tijuca meu pai comprou para mim uma bengalinha de "Bat Masterson e um arco e flechas. A variedade de artigos era grande. No inicio dos anos 80 comprei lá minha primeira arma de fogo, um revolver.38. Uma grande variedade de armas ficava exposta e não havia qualquer problema. O comprador interessado fazia o pagamento, preenchia a documentação, e dois dias depois voltava para retirar a arma. Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo joel.....tudo mais fácil.

      Era muito bom....!!!

      Excluir
  11. As lojas de departamentos como a Mesbla, assim como Mappin, as Lojas Brasileiras e Sears não conseguiram segurar a barra. Algumas, não muito gigantescas, ainda sobrevivem bem nos subúrbios, como a Magal.
    Espertos foram os administradores das Lojas Americanas, que trataram logo de diversificar com vendas na Internet, representando hoje a maior fatia de lucros desta empresa.

    ResponderExcluir
  12. A família do meu tio morava perto da Mesbla Botafogo. Lembro-me de ver ali várias lanchas à venda.

    ResponderExcluir
  13. A rua à esquerda da Mesbla é a das Marrecas, que originalmente tinha o romântico nome de rua das Belas Noites. Por algum tempo foi rebatizada para Juan Pablo Duarte, mas depois voltou a ser das Marrecas. Nome tirado a partir de um chafariz existente na esquina com a Evaristo da Veiga, cujas águas saiam da boca de pássaros erroneamente confundidos com marrecas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio,
      Bom Dia.
      Me tira uma dúvida, por favor, o nome marrecas não é pela frequencia de moças "da noite" que frequentavam o local ?
      Abraço

      Excluir
  14. Frequentava muito a Mesbla filial Passeio. Era gostoso percorrer seus vários departamentos, espalhados por 4 andares, se não me engano.
    Era excelente para comprar roupas infantis. Encontrava-se várias marcas de ótima qualidade. Sempre comprava lá para o meu filho, que nasceu em 1986.

    ResponderExcluir
  15. Nos início dos anos 80 a Mesbla instalou nesta torre um serviço de meteorologia. Bandeirinhas coloridas podiam ser vistas de longe para informar à população se ia chover ou não. Eu lembro disso porque a Mesbla distribuiu um cartão com as legendas de todas as bandeiras.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a todos. Hoje as fotos mostram o restaurante, departamentos, produtos, uma vista aérea e até mesmo uma NF de uma loja, como bem diz no texto acima, uma loja que se tornou popular sem ser populista, mas que deu o tiro na própria cabeça, quando serviram de ancora para os primórdios da construção dos shopping centers. Conheci tanto esta loja, como a da filial Tijuca cada cm2 das mesmas. O restaurante, faltou foto do cine teatro, o setor de automóveis ficava na R. das Marrecas e também em parte da garagem cuja a entrada era pela R. Evaristo da Veiga. Os dois locais que sempre visitava eram a de discos, depois de CD's, principalmente nas promoções e o de ferramentas ainda tenho muitas dessas compras. Já a foto da vista aérea podemos observar o quartel da PM, o prédio do Cine Plaza, bem atrás vemos o desmonte do Morro de Sto Antônio, muitos anos depois no clarão visto na foto, foi feito o Campo do V.M. (Vem Manso) e hoje está construída a feiosa Catedral do Rio de Janeiro. Saudades deste tempo, onde a vida era bem mais tranquila e respeitosa.

    ResponderExcluir
  17. Está programada para amanhã a circulação inicial da nota de 200 paus.Se cada tarja verde deixasse um exemplar na sacristia como "doação" para a igreja,o pastor sairia do sufoco desta pandemia.Sonhar não custa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal das maletas e das rachadinhas agradece encarecidamente.

      Por falar em notas, a de maior valor em 1984, data da NF postada, era a de 5000 cruzeiros, com o Castelo Branco. A de 10000 cruzeiros, do Rui Barbosa, só saiu em 1985.

      Logo, o computador da NF precisava de 95 notas de 5000 e mais um "barão" para ser comprado pelo Queiroz da época.

      Excluir
  18. Os automóveis da fotografia são Chevrolet 1936. No fundo do corredor parece haver um carro dos ano 20, pelo jeito dos farois. A foto aérea é de 1939. Silogeu aprendi hoje. O edifício estação dos bondes de Santa Teresa (Compactor) já está lá. A garagem dos bondes idem, entre a torre da Mesbla e o Quartel da PM.

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde! Custei muito até ter poder aquisitivo para ir a Botafogo e comprar alguma coisa na Mesbla.

    ResponderExcluir
  20. Fui uma única vez na Mesbla, do Passeio. Lembro porque fui assistir ao filme Doida Demais, com Vera Fischer, num cinema próximo e parei o carro no estacionamento da loja.

    Já o depósito da Mesbla ficava na Av. Vicente de Carvalho, quase em frente do Carioca Shopping, onde depois virou Carrefour e atualmente é Loja do Atacadão.

    ResponderExcluir
  21. Isso mesmo, Guilherme. Av Vicente de Carvalho com Martin Luther King Jr, antiga Automóvel Clube. Aquela área agora anda brabíssima, por conta do crescimento da comunidade do Juramento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até os anos 70 o local onde existe o prédio do Atacadão era um terreno ocioso. Até o final dos anos 20 quando o ramal da Penha da E.F.Rio D'Ouro ocupava a Estrada Vicente de Carvalho, o local era uma espécie de armazém da ferrovia. Depois da erradicação do ramal por volta de 1928 o local ficou ocioso e se transformou em um matagal. O Mauro xará que é "mais antigo" e conhece bem a região pode dizer melhor.

      Excluir
  22. A Mesbla tinha um cinema também, e som do relógio me lembra das tardes saudosas de domingo quando voltava pra casa depois de soltar pipa no Aterro.

    De vez em guando escuto o som aqui https://www.youtube.com/watch?v=E9Jb6-4KSyY&t=75s

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Maravilha.
    Trabalhei lá.

    Algúem lembra de comer sandwich no honda na rua das marrecas, junto à mesbla motos ?

    ResponderExcluir
  24. Olá meus queridos(as) cariocas da gema.

    Alguém lembra o nome de um restaurante japonês que ficava entre a av sernambetiba e a lagoa de marapendi....na região da antiga "reserva biológica"...?

    PARABÉNS PELO BLOG....!!!!!
    Está Maravilhoso....!!!

    ResponderExcluir
  25. A MESBLA era uma potência comercial e tinha uma colônia de férias na Ilha 🏝️ de Paquetá RJ , onde lá ainda existe o antigo farol, uma relíquia histórica , abandonada a céu aberto , qualquer pessoa pode visita-la . Eu sou um ex meslbano !

    ResponderExcluir
  26. Sou ex funcionário da Mesbla Passeio entrei em 1982, uma saudade muito grande,ótima empresa,fiz muitos grandes amigos !
    Gratidão ao gerente geral da Mesbla Veículos, José Roberto Corrêa Pilz !

    ResponderExcluir
  27. Não tenho lembrança de outra loja tão chique quanto a Mesbla.
    Comprava tudo lá, e comemorei o dia que consegui a cartão vermelho que não era nada fácil de conseguir.
    Ótimas lembranças e muitas saudades.

    ResponderExcluir