Total de visualizações de página

sábado, 5 de setembro de 2020

IGREJA POSITIVISTA - TEMPLO DA HUMANIDADE

A fotografia de hoje, de Max Rosenfeld, mostra o templo positivista da Rua Benjamin Constant, com a inscrição "O Amor por Princípio e a Ordem por Base; o Progresso por Fim".
Em 1891, a Rua Santa Isabel, no bairro da Glória, teve seu nome mudado para Rua Benjamin Constant, em homenagem ao recém-falecido político e positivista Benjamin Constant Botelho de Magalhães. 

No mesmo ano, e na mesma rua, foi inaugurada a parte frontal do Templo da Humanidade, imóvel pertencente à Igreja Positivista do Brasil. Isto ocorreu em 15 de agosto, dia da Festa da Mulher no calendário positivista e dia consagrado a Nossa Senhora da Glória, no catolicismo. O prédio completo foi inaugurado em 1897, no dia 1º de janeiro, data correspondente à Festa da Humanidade, naquele calendário.

Integra, no Brasil, a primeira leva de edifícios religiosos não-católicos, com aspecto exterior de templo, antes proibidos pela Constituição Imperial de 1824.

O Positivismo, criado por Augusto Comte, "é um culto de amor e reconhecimento pelos parentes, pelas instituições sociais, pela pátria, pelos antepassados e pelos grandes homens; é uma filosofia real, útil, certa, precisa, orgânica, relativa e sobretudo simpática; é um sistema de vida moralizador, um regime conveniente para todas as raças, todos os povos, todas as classes sociais, de convivência sem conflitos, sempre oriundos dos excessos egoístas e que desaparecem quando se subordina o egoísmo ao altruísmo. Seu lema fundamental é "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Suas regras básicas são "Viver para outrem" e "Viver às claras". Como divisa Política, abrangente e sociológica, aconselha "Ordem e Progresso".”

“Ao nosso distinto considadão
O engenheiro Rufino Augusto de Almeida
Em sinal de gratidão dos pozitivistas brazileiros, pela generoza iniciativa com que assegurô o êxito do empréstimo levantado para a construssão da Capéla da Humanidade.
Pelo Apostolado Positivista do Brazil.
Miguel Lemos, diretor.
Rio de Janeiro
3 de Gutemberg de 103
(15 de agosto de 1891)” 
- Documento do acervo da tia Milu.


MÁXIMAS POSITIVISTAS:
- ORDEM E PROGRESSO
- O PROGRESSO SUPÕE A LIBERDADE.
- O CAPITAL É SOCIAL EM SUA ORIGEM E DEVE TER DESTINAÇÃO SOCIAL.
- A MULHER DEVE SER POSTA AO ABRIGO DAS NECESSIDADES MATERIAIS PARA QUE POSSA SE DEDICAR ÀS ATIVIDADES PRÓPRIAS DO LAR.
- O MUNDO É GOVERNADO POR LEIS IMUTÁVEIS E NÃO PELA VONTADE DE DEUSES. 
- Foto do ano de 2000, do acervo da tia Milu



Na foto acima, de Malta, do acervo da Biblioteca Nacional, feita em 1926, podemos ver como era a Igreja Positivista. Publicação original no "Carioca da Gema", do Tumminelli.


18 comentários:

  1. Confesso minha total ignorância em relação a esta igreja,Mas se ela ainda existe,seria muito bem colocada em Brasília...

    ResponderExcluir
  2. Colocando o tema de forma objetiva, o "positivismo" é a crença de que "só se pode levar em consideração o que a ciência pode comprovar", ou seja, não se crê na existência de Deus. É uma forma de "encarar o mundo" que apesar de respeitar, não concordo. Certamente na esteira do "positivismo" outras ideologias perniciosas "tomaram corpo".

    ResponderExcluir
  3. O positivismo tentou racionalizar a crença e transformar a religião em ciência. Mas é preciso separar a doutrina filosófica da religião, que foi criada bem mais tarde e que afastou muitos adeptos. O pensamento positivista teve influência em nossa história bem maior que os brasileiros imaginam. Grandes vultos foram positivistas. Este templo por dentro é uma beleza, com diversas estátuas de figuras importantes da humanidade, principalmente cientistas.

    ResponderExcluir
  4. Ontem citaram o RENATO. Lembrei então deste comentário dele:

    "Suas regras básicas são "Viver para outrem" e "Viver às claras".

    Decididamente esta filosofia não se aplica aos brasileiros. O povo desse país talvez seja o mais individualista de todo o planeta.
    Orgulham-se em desrespeitar as leis, em achar-se superior aos demais, quando furam filas, quando motoristas espertos invadem o acostamento nas rodovias, quando param em filas duplas, triplas, quando fecham o cruzamento, quando limitam sua "área" nas areias das praias, quando sujam a própria cidade (neste aspecto a Rio está sujo DEMAIS, chega a ser assustador) o lixo está generalizado, espalhado em tudo quanto é lugar. A questão da falta de cuidado com o lixo no Brasil virou questão cultural e beira caso de polícia.
    Quando idosos safados ao verem sua fila cheia de outros idosos teimam em entrar na frente na fila dos não idosos, quando jovens estudantes que além de não pagarem passagem, não cedem o lugar aos que mais precisam. Quando da malandragem da não entrega do troco correto sempre arredondando para cima, quando roubam no peso, na metragem, na quantidade e na qualidade, quando o não cumprimento da lei do silêncio, onde bares com som nas alturas após as 22hs sem quem lhes incomodem as (des)autoridades, quando da falta de sentimento de coletividade, criou-se no país uma idéia a qual eu pago eu posso fazer o que bem entender, da falcatrua, do jeitinho, da improbidade, do famoso: sabe com quem você está falando? da impunidade absoluta.
    Fazem um escândalo quando recebem um troco a menos mas se calam se for a mais, para mim isso é roubo! Uma moça de 22 anos que frequenta a mesma academia, contou-me orgulhosa que das 2 vezes que lá esteve, furou a fila nos parques da Disney e os americanos bocós em nada reagiam pois acreditavam quando ele dizia já estar anteriormente na fila, Fiz isso direto dizia engrandecida. O brasileiro mais bem situado, salvo raras exceções, tratam com desdém os empregados em funções ditas mais simplórias como sendo escravos... ... vejo cada coisa nas ruas, bares e supermercados. Mas o pior é a falsa educação! há pessoas que falam difícil e se fazem de politicamente correta em público, gesticulam e bradam as boas maneiras, mas quando descem do salto, são dessas eu tenho mais medo, são as mais corporativistas, esse tipinho quando resolve armar um barraco sai de baixo. O pior de tudo sempre são as justificativas para tais atitudes.
    Esse templo hoje em dia deve ficar as moscas, com os valores de vida que os brasileiros adotam para si."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a falta de educação e de civilidade imperam, é a "Lei do Gerson". Deploráveis condutas não dependem de ideologias ou crenças e sim de caráter e de educação.

      Excluir
    2. Perfeita sua colocação. O brasileiro não é mau. É indolente, indisciplinado e metido a esperto. Fala do que não sabe com propriedade digna de um Phd.
      Grande parte acha que positivismo é religião evangélica assim como acha que Paris é chamada de cidade-luz por ser muito iluminada...

      Excluir
  5. Kkkkkkk Falou mentira?Positivismo no Brasil é um enorme espanto!!!

    ResponderExcluir
  6. Essa igreja sem um deus ainda deve estar lá, praticamente às moscas.
    O Império não queria que católicos distraídos entrassem em igreja errada.
    Muitas fachadas das igrejas fundadas nos últimos 40 anos são mais parecidas com lojas.

    ResponderExcluir
  7. Sempre aprendendo... Já tinha ouvido falar algo sobre essa igreja, mas esta aula hoje foi dez. Simpatizou-me a sua doutrina.

    RENATO era uma figura, já entrava no bar chutando as cadeiras e batendo nas mesas; mas guardava, a meu ver, uma doçura, além de revelar um lado altruísta e compaixonado. Por isso acabou recebendo a alcunha carinhosa de Nanato.

    ResponderExcluir
  8. Acho que o problema de boa parte dos brasileiros é mesmo falta de caráter, a vontade de "se dar bem" e a ignorância de saber viver em uma sociedade civilizada. As pessoas ficam escandalizadas com as roubalheiras dos políticos, mas eu coloco no mesmo nível os moradores de favelas que não pagam luz (e ficam com o ar condicionado ligado dia e noite) nem água, os comerciantes que não emitem nota fiscal para sonegar impostos, os fiscais que recebem propina para não autuar, os médicos e advogados que preferem receber em dinheiro para não declarar no imposto de renda, o político que acha que pode receber favores de empresas privadas, o contribuinte que inventa despesas para abater o IR, o político que fica com parte do dinheiro dos seus assessores, os usuários que não pagam as passagens dos transportes públicos, etc, etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "Anônimo" dessa vez está bastante coerente nas suas colocações. Leis não faltam, mas quem deveria fazer com que fossem cumpridas "está jogando para a plateia".

      Excluir
    2. Isso se chama hipocrisia. Mas a maioria acha que falar a verdade e agir de acordo com as normas morais e legais "não é politicamente correto". Creio que a maioria possui uma formação moral bastante sólida e age pautada por essas normas. A honestidade é uma das principais virtudes do ser humano, ainda que possa não agradar a todos. "Dormir tranquilo" é uma das consequências disso.

      Excluir
  9. E receber através "penduricalhos"nao conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Essa prática é odiosa, ainda mais quando tais penduricalhos (leia-se auxílio moradia, auxílio educação, auxílio transporte, auxílio saúde, auxílio "camisinha", etc...) não são tributados e constam como "verba indenizatória". O "teto constitucional" está em torno de trinta e nove mil reais, sobre os quais incidem I.R, previdência, etc. Mas as verbas indenizatórias sobre as quais "nada incide" chegam muitas vezes ao triplo do teto constitucional. Assim juízes de primeira instância não recebem nunca menos de cem mil Reais mensais e desembargadores passam muito dos duzentos mil. E o que fazer? Só eles proprios podem diminuir esse descalabro. E alguém acha que eles o farão "espontaneamente ou pacificamente?" O Congresso irá faze-lo? A resposta todos já sabem.

      Excluir
  10. Faz sentido a pergunta do Curioso.Os ministros do Supremo,desembargadores,juízes de várias instâncias (federal e estadual)procuradores,promotores,defensores públicos e tudo ligado aos "operadores do direito" ao que se sabe "furam" o teto estabelecido para seus subsídios através de artimanhas que podem ser considerada "legais",Mas totalmente imorais.Aqui no ES volta e meia a imprensa sacode os portais de transparência e sempre encontra alguém do ramo faturando perto de 100 mil.Para mais ou para-menos...

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Dr. D'.

    Passei mais cedo e o gerente ainda não havia chegado.

    Alguns positivistas defendiam a mudança do lema da bandeira para "Amor Ordem e Progresso".

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos. Como falar de positivismo, onde impera o negativismo.

    ResponderExcluir
  13. Faz dois anos passei por ela, muito deteriorada . Esperando dinheiro do governo para reforma. Pena que os positivista só ficaram na bandeira, teríamos um país melhor se ao.memos.algumas ideia deles fossem aplicadas. Mas o prédio precisa ser preservado.

    ResponderExcluir