Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ESCOLA MUNICIPAL DA GÁVEA (ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DELFINO)




 As fotos de hoje são da antiga Escola Municipal da Gávea, na Rua Marquês de São Vicente nº 238, localizada na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Gávea. Ali havia uma ala para "Meninas" (como se pode ler na fachada) e outra para "Meninos".

Na primeira metade do século XX foi renomeada Escola Municipal Luiz Delfino, em homenagem ao médico e poeta catarinense. Fica na esquina das ruas Marquês de São Vicente e Duque Estrada. Era uma das “Escolas do Imperador”, isto porque a grande quantia arrecadada para construir uma estátua de dom Pedro II, em homenagem à vitória na Guerra do Paraguai, foi revertida, a pedido do próprio imperador, para a construção das unidades de ensino.

Não confundir com a também Escola Municipal Christiano Hamman que fica na Rua Duque Estrada nº 20, de estilo arquitetônico completamente diferente.

A Escola Municipal Luiz Delfino é a segunda mais antiga da cidade, sendo o seu prédio de 1873. Sua história é muito interessante: em 1861 um escravo liberto chamado Zózimo criou uma pequena escola no alpendre da sede da fazenda da família Pereira da Silva, na Gávea.

Aos poucos, a escola que atendia filhos de escravos e pessoas sem posses foi crescendo até que, em 1873, Antônio Francisco de Faria, novo proprietário da fazenda e presidente da Câmara Municipal, doou o terreno para o município e levantou-se o prédio definitivo.

Uma bela história que transforma esse prédio público em um especial, sendo tombado pelo DGPC desde 1990.

A foto em P&B é de 1922 e pertence ao Acervo do Estado do Rio de Janeiro. 

As fotos coloridas são de 2007 (acervo Rafael Netto) e a última é a que está atualmente no Google Maps.

Do prezadíssimo Professor Pintáfona recebi a mensagem abaixo:

“Ilustre Potentado de Villa Ypanema, Multifacetado Guru Araçoiabano, Quintessência da Intelectualidade Sebastiana, Casto, Probo, Puro e Sábio Dr. D´, 

Prostrado aos pés do Magnata do Saber Litorâneo, rogo vênia ao Plenipotenciário Mecenas Iconográfico Guanabarino por minha prolongada ausência do mundo virtual e de seu prestimoso e instrutivo sítio internético de convívio virtual, baluarte do saber, abrigo dos viajantes do éter electrónico e porto seguro das naves internáuticas. Motivos alheios à minha vontade mantiveram-me afastado de tão agradável e enriquecedora troca de impressões e conhecimentos.

Infelizmente o écran de meu equipamento electrónico computacional apresentou inesperada falha luminescente e fiquei impedido de vislumbrar as maviosas e significativas imagens aqui apresentadas. Imediatamente solicitei ao fiel Álvaro, que telegrafasse ao Signore Roberto, artíficie dos equipamentos computacionais e especialistas em écrans, solicitando-lhe uma visita em caráter de urgência.

Chegado o técnico e aberto o maquinismo, veio o certeiro diagnóstico, um pequeno roedor havia adentrado a caixa de jacarandá que guarnece o écran e na sua instintiva fome, roeu um dos filamentos que conduz os impulsos electrónicos, impedindo assim que se formasse a imagem como deveria ser.

Celeremente Signore Roberto fez a troca dos componentes e como num passe de mágica voltou o écran a revelar as maravilhas do mundo virtual. Após o pagamento (régio por sinal) lá se foi o homem a carregar sua maleta de ferramentas, tomando o carril para Sacopenapam, onde reside. Sinceramente não entendo como um cristão pode viver naquele areal do final do mundo. Enfim, há gosto para tudo. 

Eminente Confrade, hoje aproveitei a fresca da tarde para um passeio pela Cidade. Estava o dia tão radioso e fresco que dispensei o fiel Alvaro e dirigi-me à Av. Central em carris. Após uma bela volta pelo belo boulevard, acompanhado de Mme. Simmons, ainda capengante por conta de um coice que levou de um muar de maus bofes no Largo do Capim, verificamos que já era hora do almoço e a fome nos atacava como uma matilha de lobos atrás de sua caça.

Como estávamos nas imediações do Avenida, sugeri-lhe que provássemos o excelente pasto da Leiteria Mineira, casa já tradicional da cidade. Adentramos ao local, sendo logo saudados pelo proprietário, Sr. Manoel Valente e colocados na melhor mesa da casa. Pedimos línguas com purê de batatas, acompanhados de um cálice de bom vinho maduro. Após o café, charutos e cigarrilhas, saímos para os lados do Largo da Carioca, onde após passar pela Imprensa Nacional e o Lyrico, chegamos à bela Praça Floriano e seus cinematógraphos.

Apesar de um tanto fatigados, continuamos mais um pouco a pé e somente embarcamos de volta à Mansão da Pedreira da Candelária, após uma parada no Senado Federal para dois dedos de prosa com o meu dileto camarada o Senador Pinheiro Machado.

Como estava belo o Monroe! Que orgulho para a Capital Federal ter um belo palácio como este para sediar o seu Senado. Nossa Capital estava simplesmente soberba esta tarde.

Após apearmos próximos à casa, ainda passamos em uma venda para comprar umas frutas e um toucinho fumeiro a pedido de Cristina Helena, nossa cozinheira, que desejava dar um gosto ao caldo do feijão. Recém chegado à minha biblioteca, aproveito o curto tempo que me resta para saudá-lo e relatar-lhe esta pequena aventura para si, um homem jovem e cheio de energia, mas uma verdadeira Ilíada para o provecto e alquebrado cidadão que lhe escreve.

Sigo agora para o quarto de banho para a higiene noturna e após as leituras dos salmos, o merecido repouso.

Despeço-me repetido, municipalizado e escolarizado.

Seu Criado,

Dr. Hermelindo Pintáfona

11 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Essa escola fica no meu caminho para o IMS. Passei por lá a última vez no começo do ano, quando o mundo ainda era outro, com minha irmã e minha mãe...

    ResponderExcluir
  2. Incêndio em ônibus agora há pouco no Grajaú. Segundo informações preliminares foi espontâneo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. O texto do Dr. Pintáfora, poderia ser utilizado para uma prova de Leitura Silenciosa e Interpretação, para os alunos das escolas do Rio de Janeiro. Se tivéssemos tido mais Zózimos neste País, com certeza hoje teríamos menos quilombos, menos favelas e menos desigualdades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tanto, já que tivemos o ícone da educação brasileira Paulo Freire, que completaria hoje 99 anos e que deu grande impulso à novos métodos educacionais.

      Excluir
  4. Na segunda foto, tem-se a impressão de ficar em uma esquina. Na foto seguinte a esquina desapareceu. Infelizmente a vista que se poderia ter do prédio histórico fica prejudicada pela instalação de um quiosque, praga que persegue o Rio desde o inicio do século XX...

    ResponderExcluir
  5. Ótimas fotos, bobs tempos , deliciosa crônica. Freguesia da Gávea era um sucesso . Minha mãe disse que via o mar lá de cima da MSV.

    ResponderExcluir
  6. A Gávea é um "canto" aprazível entre os muitos proporcionados pela geografia peculiar da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  7. Hoje foi dia de incêndio em ônibus... Depois teve outro, na Barra, mas controlado a tempo. O do Grajaú teve perda total...

    Ano passado tirei foto de macacos passeando pela fiação em frente à escola, do outro lado da rua de esquina.

    ResponderExcluir
  8. A Gávea é o Leme do Jardim Botanico

    ResponderExcluir
  9. Minha infância foi na escola Luiz Delfino,meus primeiros passos foi nessa escola aos seis anos ,muitas saudades,quem sabe dia passarei por lá para recordar os melhores momentos da minha vida

    ResponderExcluir