Total de visualizações de página

domingo, 20 de setembro de 2020

PRAIA DE IPANEMA



Que saudade de um dia de domingo na praia como nos anos 50. 

Como seria bom rever o vendedor de picolés da Kibon com sua caixa de sorvetes, mantidos gelados com gelo seco. Era só escolher entre chica-bon, já-já, kalu, ton-bon ou eski-bon.

Nada de barracas de ambulantes, cadeiras, música alta e comidas vendidas em condições insalubres. Saudade da "tringuelingue" do vendedor de pirulitos e de "casquinhas",

Quem jamais poderia imaginar que há seis meses vivemos uma situação tão estranha como esta pandemia?

17 comentários:

  1. E o vendedor do DaMate, o simpático negão com seu bordão "Para o crioulo e para o louro, DaMate é um estouro!". Andava com um grande despertador pendurado no pescoço informando a hora. "Moça bonita não paga, mas também não bebe nada", costumava dizer também.
    Bons tempos...

    ResponderExcluir
  2. ... e nada de arrastão. Por falar em música alta, a moda agora é cada um levar sua caixa de som para a praia. E somos obrigados a ficar no meio de uma balbúrdia de funks e pagodes e eventualmente sertanejo.
    FF: nas minhas andanças pelos subúrbios do Rio nesta semana, presenciei dois fatos que mostram a decadência da cidade e a falta de autoridade para impor ordem. Na região do Jacaré, onde há diversos galpões, indicando que ali funcionaram estabelecimentos comercial ou industrial, estão todos fechados e abandonados. Alguns invadidos, viraram mini favela. Barracos de tijolos tomam as calçadas desses galpões e, às vezes, até as ruas. A imundície toma conta das ruas. Outro foi em Inhaúma, na estrada Velha da Pavuna, perto da Praça 24 de Outubro: várias quiosques de alvenaria construídos sobre as calçadas, em ambos os lados das ruas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio e seu buraco sem fundo. Vai sobrar traficante e funcionário público nessa cidade.

      Excluir
    2. Não esquecendo que isso é fruto da omissão da prefeitura.

      Excluir
  3. Nenhuma perspectiva positiva para o próximo verão.
    Falar nisso, de onde o sr. prefeito tirou a conta exata de que 20 mil nos estádios é igual a menos 20 mil nas praias?
    Na 2ª. foto modelos de bicicletas similares à Monareta e Ceci, sumidas do varejo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Dr. D'

    Como disse antes, sou uma negação em relação a Ipanema. Devo ter ido umas duas vezes há quase 30 anos. Vou acompanhar os comentários mais embasados.

    Hoje pelo menos a aglomeração deve estar menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem Monaretta ai. A Monaretta tinha um motor de 1 cilindro 2 tempos. Ai só tem bicicletas.

      Excluir
    2. Realmente não há Bicicleta Monareta ali,e sim similares como o colega citou....O ciclomotor Monareta que se refere é anos 50...a Monareta anos 70..Nessa foto se vê uma Bicicleta Americana,anos 60 de banco banana,talvez uma Schwinn,a Feminina é Sueca,e a Masculina difícil saber sem ver..o modelo é muito genérico..

      Excluir
  5. chicabon de chocolate, jájá de coco, kalu de abacaxi. O tombon não me lembro do que era. Eskibon tem até hoje. Quanto ao mate, o único que que tem o gosto do da praia é o Mate Leão solúvel. São embalagens de 50g que rendem uma barbaridade. Difícil é achar nos supermercados. Tem no Mundial e no Ultra. O zona Sul tinha, mas acho que não tem mais.

    ResponderExcluir
  6. Na rua Gomes Carneiro em Ipanema um oportunista estacionou um caminhão de gelo ao lado do Zona Sul. A galera salta do metro com sacos de cerveja e ali enche de gelo e dá pro consumo do dia.... nem o vendedor de praia fatura mais.

    ResponderExcluir
  7. Outro dia estava conversando com um amigo sobre os nomes dos bairros do Rio e constatamos algo interessante: os bairros ditos "nobres" ficaram com nomes bonitos e charmosos, como Ipanema, Leblon, Copacabana, Jardim Botânico, etc; e os bairros da periferia com nomes feios, como Jacarepaguá, Bangu, Paciência, Piedade...😂
    Em Sampa alguns bairros nobres tem nomes feios, como Vila Madalena, Itaim Bibi...

    ResponderExcluir
  8. Ton-bon era de limão. Eu gostava do ja-ja e do kalu.

    ResponderExcluir
  9. Ontem o majestoso Galaxie veio olhar a praia, hoje, as bicicletas.

    As praias viraram um shopping a céu aberto e vende-se de tudo. O Biscoito Globo era meu preferido. E detestava aquele cheiro do queijo coalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E também detesto o cheiro da fumaça do grill do queijo, tanto quando o barulho das músicas horríveis dos vendedores de eletrônicos. Agora tem até alguns vendedores de mate com o pregão gravado, eu gosto mesmo de “É o Globo, é o mate”.

      Eu sempre comprava o biscoito Grobo do vovô de mais de 80 anos, no ano passado soube que ele morreu. :(


      Excluir
  10. Pois é: lendo os comentários e relembrando aqueles tempos, ainda acho incrível haver gente dizendo que a qualidade de vida hoje é melhor do que antes. Tirando a tecnologia, não vejo nada melhor. Pioraram a segurança, o convívio entre as pessoas, o respeito, os bons modos, a união familiar, a tranquilidade em andar pelas ruas, o espaço nas residências, sumiram os quintais.

    Celular, TV 8k de 100 polegadas, carro automático, computador, videogames, nada dessas merdas acrescenta um micron sequer à felicidade das pessoas.

    Não é à toa que há tanta depressão, suicídio, ansiedade, stress, síndromecde pânico, etc, etc; psicanalistas e psicólogos com agenda tomada o ano todo. Mas há quem ache isso normal e um progresso fantástico para a Humanidade.

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite! Concordo com quase tudo que o Helio falou.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos. Mestre Hélio, tenho um pensamento próprio de que a medida que perdemos o convívio social na família, estes valores se modificaram, inclusive o própria formação familiar vem se modificando ao longo dos últimos anos, a sociedade vai se enterrando cada vez mais profundamente como um tatu. Quanto a praia neste anos passei algumas vezes de carro olhando bem de longe.

    ResponderExcluir