Ontem vimos
aspectos do Clube de Regatas Guanabara na década de 1930, com sua piscina de
água salgada que avançava pelo mar. Até a década de 1950 a Av. Beira-Mar
terminava exatamente em um largo (cul-de-sac), junto ao Pavilhão Mourisco, a
sede do Guanabara e a sede do Botafogo. No início da década de 1950 a região foi duramene atingida por conta das obras de abertura do Túnel do Pasmado, tendo sido demolidos o Pavilhão Mourisco e as sedes do Botafogo e do Guanabara.
Vemos o início das obras com as sedes do Guanabara e do Botafogo (à direita) ainda de pé.
A foto de meados dos anos 50 mostra
a região do Mourisco com os jardins de Burle Marx, a sede do Botafogo (ginásio
e piscina) à direita, ainda em construção, o Clube Guanabara ainda um tanto
incipiente, a Policlínica de Botafogo, o anúncio da Salutaris, o acesso ao
túnel do Pasmado e a pista que vem da Av. Pasteur.
Estas duas fotos, a acima e a abaixo, mostram o Guanabara ainda num período de transição. A Prefeitura do Distrito
Federal demorou muito tempo em cumprir suas obrigações após desapropriar o
terreno para a abertura do Túnel do Pasmado.
Bom Dia! "Muita água rolou" nesta área até que viesse o aterro do Flamengo. Faltam 63 dias.
ResponderExcluirOlá, Dr. D'.
ResponderExcluirContinuarei acompanhando os comentários. Hoje até o biscoito pode contribuir.
Triste ver o que se perdeu. Hoje é quase tudo caixote de vidro ou aquelas coisas "inspiradas" em Miami...
Jä remei no Guanabara e estou adorando estas séries arqueológicas, embora pouco eu tenha a acrescentar.
ResponderExcluirNa penúltima fotografia, um Hudson Hornet 1951. Mais atrás um Oldsmobile da década de 50 e lá no fundo, um Austin A-40 Sports, carroceria de alumínio feita pela Jensen. Pareceria empenho fazer uma carroceria de alumínio, mas era aço racionado do pós-guerra. E de esporte, esse Austin não tinha nada, embora fosse agradável de ver.
Hudson Hornet deve ser um dos carros mais interessantes dessa época. Saudades dos Studebaker, Nash, Hudson e Packards.
ExcluirAlguns vão dizer (eu não) que são do tempo do Relâmpago McQueen.
ExcluirNas fotos essa sede do Botafogo sempre chama mais a atenção, tanto que, apesar de já ter visto bastante imagens desse trecho, confesso que só na postagem de ontem comecei a prestar mais atenção nesse palacete do CRG.
ResponderExcluirEssa piscina da terceira foto,sobreviveu??
ResponderExcluirSobre os automóveis nada a acrescentar...parece que no Rio de Janeiro praticamente não sobreviveu essa safra de Hudson do início dos 50...particularmente nunca vi exposto aqui no RJ nos encontros.Com a palavra o biscoito molhado.Nao me parecem que eram raros por aqui....
Nada raros. A turma dos carros-órfãos (Hudson, Nash, Packard, Studebaker e outros) desapareceu antes de Ford e GM. Mas procure um Pontiac, ou Oldsmobile - também evaporaram.
ExcluirDuas sedes belíssimas mas que, desta vez, não estou tão revoltado de terem ido abaixo. A engenharia de trânsito e a logística da cidade eram mais importantes naquele determinado momento. Gostaria muito de poder ter conhecido a linda sede do Clube de Regatas Botafogo.
ResponderExcluirO que mais me impressiona é o quanto foi perene as belas construções de outrora. Pouco tempo e passou e a realidade urbana no local é outra. Que o Diga Copacabana.
ResponderExcluirBoa tarde a todos. E na Europa os centros das cidades, os imóveis não tem menos de 150 anos e estão lá firmes e fortes. Infelizmente no Brasil não tivemos essa sorte.
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