Vemos hoje aspectos da Rua Senador Vergueiro. Muito
antigamente o acesso à Praia de Botafogo se fazia através de barcos a vapor que
atracavam em três pontos desta praia e que tinham destinos como o Saco do
Alferes, a Ponta do Caju e o Cais do Brito (perto do Cais Pharoux). Por terra
havia acessos como o do Caminho Velho de Botafogo (atual Rua Senador Vergueiro)
e o do Caminho Novo de Botafogo (atual Rua Marquês de Abrantes).
A Senador Vergueiro, de onde são estas fotos, começa na Praça José de Alencar e termina na Praia de Botafogo. Já foi conhecida como Antiga Rua da Pedreira e Caminho Velho de Botafogo.
Muitos outros destaques da Rua Senador Vergueiro já foram apresentados aqui no "Saudades do Rio", tal como a igreja da Santíssima Trindade e o Cinema Paissandu.
A Rua Senador Vergueiro provavelmente em dia de ressaca ou de muit chuva.
Acho que esse trecho deve ser perto da Rua Paissandu, olhando para
Botafogo. Ali mais embaixo fica a curva da Rua Tucumã, na altura do segundo
veículo, à esquerda. A foto deve ter sido feita em frente à Travessa dos
Tamoios, que na verdade é uma rua que liga a Senador Vergueiro à Marquês de
Abrantes.
A magnífica residência do Conde Candido Mendes. Provavelmente
esta casa ficava na Rua Senador Vergueiro esquina com a Rua Barão de Icaraí. Tinha
um terreno enorme, porém meio estreito na Senador Vergueiro, mas meio quarteirão
indo pela Barão de Icaraí, onde depois dos jardins ficava a casa dos
empregados. Atualmente há um prédio com uma galeria que ocupa os 3/4 deste
terreno o outro 1/4 é ocupado por outro prédio moderno. Acho que sobreviveu até
o final dos anos 60.
O DKW é novinho, aquele parachoques saiu em 61. O lotação não me deixou saudade, mas é retrato de uma época - meu pai foi o engenheiro do 148, crio que foi a Cia. Pederneiras a construtora. Ele deve ter visto o que havia antes, talvez outra mansão do padrão fotografado.
ResponderExcluirSenti faltada postagem dominical, mas hoje compensou..
Olá, Dr. D'.
ResponderExcluirEssa rua faz um binário de trânsito com a Marquês de Abrantes. Eu passava muito mais vezes por esta, a caminho de Botafogo ou Gávea, vindo às vezes do Largo do Machado, do que no sentido inverso. Por isso não tenho muito com o que contribuir. Vou acompanhar os comentários.
Essas "dobradinhas" de uma rua indo e a outra vindo são comuns na Zona Sul. Voluntários/São Clemente em Botafogo; Barata Ribeiro/Nsa. Copacabana em Copacabana; Visc. Pirajá/Prudente de Morais em Ipanema são outros exemplos.
ExcluirA última foto é do final de 1962. Nota-se que os postes de sustentação dos cabos de energia dos Trolley-buses já estavam instalados mas os cabos ainda não, apenas aparecem os que forneciam energia para os bondes. As primeiras linhas de ônibus elétricos foram inauguradas em 03 de Setembro de 1962 e seu trajeto era pela praia do Flamengo, pistas externas da Praia de Botafogo, Rua da Passagem, e Túnel Novo, enquanto o dos bondes foi desviado para o Túnel Velho. Os bondes que circulavam em Copacabana e Ipanema circularam até de Março de 1963 e os restantes até 21 de Maio daquele ano. Na Senador Vergueiro o último bonde circulou em Maio de 1963.
ResponderExcluirOs tempos foram confusos entre Setembro de 1962 e Maio de 1963 para o sistema de transporte público na Zona Sul com a criação de diversas linhas de Ônibus elétricos e mudança de itinerário de muitas linhas de bonde, bem como a criação de "linhas temporária" como a Largo do Machado, Voluntários, e Real Grandeza. Duas garagens funcionando simultaneamente para bondes e ônibus elétricos contribuíam substancialmente para aumentar essa confusão.
ExcluirEm tempo, sobre a postagem de sábado, o Boavista venceu o Bangu pela série D e o próximo jogo será domingo, contra o Madureira, em Conselheiro Galvão. Alguns jogos da série D são transmitidos pela TV Brasil...
ResponderExcluirsim, vi que a TV Brasil passa.
ExcluirBom Dia!. O Mercedão da foto 3 é um LP 331. Era figurinha fácil nas estradas.
ResponderExcluirA casa do Conde Candido Mendes,ficava na rua Marques de Paraná.
ResponderExcluir