Vemos o bonde 36, Lapa-Cancela, número de ordem 438. Podemos ver no
bonde o anúncio da "Liquidação Azul", do Magazin Segadaes, que tinha
lojas na Rua da Uruguaiana nº 23 e na Rua Sete de Setembro nº 126. No abrigo de
bondes o tradicional anúncio do "Dragão da Rua Larga", que ficava na Rua
Larga nº 193, e da "Loção Xambu".
Mais acima o "Seu
dia chegará - Loterial Federal" e, à esquerda, ao fundo, um anúncio de
"Cinzano". O motorneiro posa para a foto, enquanto o condutor
responde à pergunta da jovem senhora elegantemente vestida.
Aqui vemos outro bonde da
linha “Lapa-Cancela”, este de número de ordem 452. O anúncio agora é do Creme
Dental Kolynos.
Nesta foto vemos um
engarrafamento de bondes, liderados pelo 36 - Lapa-Cancela, tendo atrás o 56 –
Alegria e o 59 – Pedregulho. Acho que o local é o Passeio Público. O número de
ordem do bonde é o 447.
Agora vemos o bonde 36,
número de ordem 361, com anúncio “ICARO”. Onde estaria este bonde? O trajeto do
bonde Lapa-Cancela era:
IDA: Largo S. Francisco - Andradas - Pres. Vargas (lado ímpar) - Francisco Bicalho - Francisco Eugênio - S. Cristóvão - Figueira de Melo - Campo de S. Cristóvão - S. Luís Gonzaga - Largo da Cancela - São Januário
VOLTA:
General Bruce - General Argolo - Campo de São Cristóvão e daí em diante caminho
inverso ao da ida.
Mas agora vem a dúvida do dia, que será esclarecida pelo Helio. Nesta foto da Getty Images vemos o bonde 36, número de ordem 355, com o itinerário “PRAÇA 15 – PRAÇA 11”, com anúncio da Pasta Marvel. O itinerário era:
IDA: Praça 15 - Misericórdia - Santa Luzia -
Luís de Vasconcelos - Teixeira de Freitas - Largo da Lapa - Mem de Sá - Santana
- Benedito Hipólito - Marquês de Pombal, esquina com Presidente Vargas.
VOLTA: Itinerário invertido (trocando Mem de
Sá por Riachuelo) até a Misericórdia e daí em diante Costa Velho - Largo do
Moura - Clapp - Praça 15.
A linha 36 teria mudado de nome e itinerário? No grande Excel com linhas de bondes há menção de itinerário Lapa-Cancela tendo como linha a 52.
Todas as fotos são do Arquivo Nacional, acervo do Correio da Manhã.
Olá, Dr. D'.
ResponderExcluirBonde é com o Helio, assim como carros com o biscoito (e outros) e ônibus com os "busólogos".
Eu sou "especialista" em Clouseau.
O texto ficou meio truncado depois da quarta foto, mas nada que atrapalhe.
Os novos "bondes" são o VLT. Restrito ao centro, de vez em quando sofre com interrupções por problemas elétricos, como ontem na região da Rodoviária. Daqui a alguns meses (ou anos) será a ligação principal entre o Transbrasil e o centro da cidade. Com eventos como o de ontem eu fico temerário.
Na fotografia do bonde 361, vemos um Hudson Hornet 1951 e meio escondido, um Skoda preto, também 50-51. A rua me lembra a Riachuelo.
ResponderExcluirObservei que a descrição do trajeto misturou algumas linhas de bonde com a 36, acho que o dedo pulou no copia-e-cola.
Em primeiro de Maio de 1964 a "Operação Rio" remanejou linhas de ônibus e de bonde, suprimiu algumas, e criou linhas temporárias, e em Julho daquele ano um novo remanejamento ocorreu, "enxugando" ainda mais o número de linhas. Essa mudança de itinerário e a consequente alteração do número ocorreu também com linhas da zona Norte e do subúrbio. Essas alterações foram parte do programa de ordenamento do trânsito na cidade planejado e executado pelo Tenente Coronel da Aeronáutica Américo Fontenelle.
ResponderExcluirNo Guia Rex de 1951 a linha 36 era Praça 11 - Praça 15 e a 52 era Laoa - Cancela. Já no de 1957 a 36 - Praça 15 - Praça 11 tinha sido extinta e a 52 tinha mudado para 36.
ResponderExcluirObrigado, Helio
ExcluirA pergunta da última foto foi respondida no comentário das 07:53: A mudança foi significativa e só para exemplificar foram criadas na zona norte as linhas temporárias "Praça da Bandeira-Tijuca" e "Praça da Bandeira-Vila Isabel, cujos itinerários atendiam a maioria dos destinos das linhas erradicadas. Essas linhas ficaram pouco tempo em operação, e em Setembro de 1964 foram logo descontinuadas. Também em Setembro de 1964 foram extintas as linhas 66 Tijuca e 68 Uruguai-Engenho Novo, deixando a "Grande Tijuca" com ínfimas opções desse notável meio de transporte. Vou enviar para o "Gerente" a matéria da época, inclusive com a relação de todas as linhas modificadas e remanejadas.
ResponderExcluirA Gerência agradece.
ExcluirNa terceira foto o local é o Campo de Santana, os bondes se dirigindo no sentido da Leopoldina.
ResponderExcluirNa quarta foto, é a rua do Riachuelo.
Observem na segunda foto o uniforme branco do motorneiro.
ResponderExcluirTambém reparei. Achei que ele estava sem paletó, só de camisa branca.
ExcluirRecentemente passei pela Cancela, para levar o meu sogro numa clínica de olhos na Rua São Januário. Dei uma volta a pé pelo entorno. O bairro de SC praticamente perdeu as características de residências familiares, pois quase todas tornaram-se entrepostos de transportadoras. O entorno do estádio do Vasco virou um favelão.
ResponderExcluirEu acho que o Rio tem uma cara que combina com bondes; o mesmo eu vejo em outras cidades como Salvador, Santos e outras. Não sei explicar. São Francisco, Lisboa, e outras cidades no mundo tem esse transporte consolidado, era só organizar bem aqui...
A velha Cancela em destaque hoje na linha do bonde. Já vi foto antiga com uma bela cobertura para os passageiros nessa parada.
ResponderExcluirLembrei do desenho animado dos carros ao ver o Hudson "se espremendo" no meio-fio para não machucar os ilustres passageiros do estribo.
Não sei o que era o produto de nome Ícaro, mas não parece cigarro. Então hoje, em 5 fotos de bondes não temos reclames do fumo vendido em cilindros e sem filtro. Pelo menos não estão "visíveis a olho nu".
O bonde da penúltima foto ainda era Praça 15 - Praça 11.
ResponderExcluirImagino a quantidade de acidentes com tanta gente pindura. Retirar os bondes foi um grande erro, lobby dos pneus era grande. Os trlleybuses duraram pouco com a falta de energia crônica da época. Enfim Rio.
ResponderExcluirO Hélio é a maior autoridade que temos em relação aos bondes, mas , em relação aos aviões de ontem, discordo. O avião mais lindo até hoje, na minha opinião, foi o Super Constellation, Lockheed L1049G.um primor de design.
ResponderExcluirConcordo (sem trocadilho com o outro avião) plenamente. Para mim também, o Super Constellation é imbatível em design.
ExcluirMais um do (extenso) clube. O avião mais bonito jamais construído foi o Super Constellation, também conhecido como o único trimotor com 4 motores. Os antigos sabem o motivo...
ExcluirEu ainda não consegui convencer a patroa pra me levar pra passear de bonde ;)
ResponderExcluirhttp://www.bondesdesantateresa.rj.gov.br/
FF: há 187 anos morria em Portugal D. Pedro I. Oficialmente de tuberculose.
ResponderExcluirO atual sistema de bondes de Santa Teresa é um escárnio, um deboche, um insulto à memória de um esplêndido sistema de transporte que foi criminosamente destruído. O atual sistema é composto de meia dúzia de bondes que são cópias grosseiras e modernizadas dos antigos modelos, e o atual trajeto chega a ser ridículo se comparado aos existentes no passado. Os horários são reduzidissimos em razão da linha ser cercada de favelas onde se escondem milhares de criminosos de toda espécie, e os passageiros correm o risco de serem mais uma vez assaltados. Sim, pois o preço da passagem pela módica quantia de R$ 20,00 não deixa de ser um assalto. As exceções são os idosos e os moradores do bairro que comprovem a residência através de uma conta de energia, gás, ou telefone. O problema é que a grande maioria dos moradores das "comunidades" não tem como apresentar qualquer conta de "serviços delegados" por razões óbvias...
ResponderExcluirBoa noite a todos. Foto 4- O bonde está na R. do Riachuelo, logo após a R. dos Inválidos, o bonde e o carro estão em frente ao Clube Democrático, o prédio com duas cúpulas no telhado é o antigo Colégio da Mabe. O mestre Hélio já havia identificado acima, e explicado as questões levantadas pelo gerente.
ResponderExcluir