Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de junho de 2023

A ESTRELA DA LAGOA

 

Gosto não se discute!

Em meados dos anos 80 fui surpreendido em ver defronte de casa esta polêmica obra da famosa artista Tomie Ohtake, na Lagoa, em frente ao Corte do Cantagalo.

A estrela foi um presente do estaleiro Ishibrás ao governo do estado. Forjada no mesmo aço dos navios, tinha 20 metros de diâmetro.

Felizmente, na minha opinião, durou pouco tempo.

Para ser levada do Caju à Lagoa, montou-se uma operação na madrugada, que incluiu o fechamento do Túnel Rebouças. A escultura foi transportada em peças, em seis viagens de caminhão. Depois de remontada, uma âncora tratou de mantê-la presa ao fundo da Lagoa.

FF: quem teria sido o Prefeito que autorizou a construção daquele prédio altíssimo ali atrás? Deve ter havido muito $$$ envolvido.


Em 1990, uma ventania deixou a escultura à deriva e foi arrastada lá para perto do Estádio de Remo. 


Tempos depois a obra de arte, chamada "Estrela do Mar", foi levada para reparar os estragos, sendo removida. O trabalho de Tomie Ohtake foi levado de volta ao estaleiro. 

A partir daí, o paradeiro da estrela é um mistério. Tanto a Prefeitura quanto o governo estadual não têm registros do destino da obra. 

A família da artista acredita que, com a falência do estaleiro, a escultura tenha sido vendida como sucata, já que pesava 17 toneladas (destino semelhante às vigas da Perimetral).

PS: que monumentos ou obras você acha feios no Rio? 

Eu votaria, por exemplo, no "Obelisco de Ipanema" (que deveria ter sido removido junto daquela ponte que existia ao lado dele e que ligava nada a lugar nenhum); a Catedral, o "Ferrero Rocher" no Mourisco, a "estátua da Liberdade na Barra", a "cabeça do Getulio".

38 comentários:

  1. Isso era um horror. Parecia um polvo ou uma banana descascada.
    Aliás, na minha opinião, a Lagoa não precisa dessas coisas, como também a árvore de Natal.
    Deixem a Lagoa quieta.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Não sou crítico de arte, mas já vi coisa bem mais feia do que a estrela. "Arte" de gosto muito duvidoso está espalhada por aí em forma de pintura ou escultura.

    ResponderExcluir
  3. PS: sobre a postagem de ontem, estou com dificuldades de transferir meus arquivos digitais para outras mídias. Estou praticamente analógico no momento.

    ResponderExcluir
  4. Admiro muito esta obra da Tomie.
    Sob suas mãos os planos descrevem curvas caprichosas e graceis como se fossem construídos de matéria mole, como se estivessem sob a ação de uma intensa ventania.

    ResponderExcluir
  5. Gosto não se discute, mas tudo tem limite. ## No Brasil "tudo é negociável", inclusive a aprovação de projetos.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que as vigas da Perimetral tiveram antecedentes como essa estrela.
    Lembro que na época diziam que a estrela era tão feia que quando os peixes olhavam para ela morriam e causavam aquele mau cheiro na Lagoa.

    ResponderExcluir
  7. Nessa época morava na Xavier da Silveira em frente ao Corpo de Bombeiros e costumava passear pela Lagoa com minha família. Tomei um susto quando vi aquela imensa laranja descascada nas águas da Lagoa. Mau gosto não se discute.

    ResponderExcluir
  8. A Catedral é horrorosa.
    Considerando a localização e dimensões, leva para mim o primeiríssimo lugar entre os monumentos/obras mais feios do Rio.

    ResponderExcluir
  9. Estação de esgotos no fim da praia do Leblon.

    ResponderExcluir
  10. Deveriam trocar o nome da Praça Almirante Belfort Vieira para estacionamento irregular. Não tem praça nenhuma e é horrível de se atravessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, praça já não existe há décadas.

      Excluir
  11. Bom dia Saudosistas. Como disse o Cesar, a Lagoa não precisa de obras de arte em suas águas, precisa de obras no seu entorno, mas principalmente manutenção após a conclusão.
    Nada me pare mais feio do que a Catedral, ela é grande, feia, mal acabada e principalmente localizada em um local inadequado, na minha opinião poderia ter sido construída em um ponto do Aterro do Flamengo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS. Construída com um projeto diferente, mesmo que modernista, porém mais bonito.

      Excluir
    2. Apenas observando os comentários.

      Excluir
  12. Me lembrei do que dizia meu amigo Renaud, francês radicado no Rio, sobre essa obra. "Está mais para Etoile de la merde".

    ResponderExcluir
  13. segundo declarações da própria artista, a escultura foi realmente inspirada em uma banana descascada. De qq maneira, era um horror.
    Apesar disso, era uma obra de uma das mais importantes artistas do século passado. Não deveria ter sido derretida e sim ir para um museu.

    ResponderExcluir
  14. Eu raramente passava pela Lagoa, antes da década de 2010. Por isso não me lembro se conheci essa escultura por tê-la visto ou através da mídia. Mas é muito feia.

    ResponderExcluir
  15. Mas em matéria de mau gosto, voto no edifício Avenida Central. Ô coisinha feia, sem graça, sem charme, sem atrativos, sem coisa alguma.

    ResponderExcluir
  16. Estrela do mar ou polvo ainda seriam uma boa desculpa por ser sobre água, mas casca de banana boiando passa como desleixo.
    A nossa catedral é imbatível no quesito mais feinha. Mas dizem que o efeito da luz natural em seu interior é bem interessante, justificando o mau gosto exterior. Porém muitos cariocas não vão lá para conferir. Inclusive eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo eu conheço bem, desde a época da sua construção. O efeito da luz sobre as colunas de vitrais tem um efeito nada de espetacular, principalmente se comparado com a Sagrada Família de Barcelona.

      Excluir
    2. Não vejo nenhuma beleza na Catedral. Igrejas são um desperdício de recursos que poderiam ser melhor empregados em causas sociais.

      Excluir
  17. Mas dentre as dezenas de pragas e mazelas que assolam esta Cidade Pavorosa, ainda considero uma das piores as pichações, que uns mentecaptos chamam de "arte de rua". Mas se considerarmos que o funk é considerado patrimônio cultural carioca, dá para entender o porquê de as pichações estarem prestes a serem guindadas à condição de Oitava Arte. E la nave va. Em direção a um iceberg.

    ResponderExcluir
  18. À feiúra da escultura juntaram-se as pichações nela feitas. Realmente, não tinha como mantê-la ali. Poderia sim ter sido enviada para um museu, mas com 20 metros de diâmetro não seria fácil abrigá-la.

    ResponderExcluir
  19. insisto em dizer que, apesar de horrosa, a escultuta dela, seria um patrimônio. Jamais derretida. A nossa cultura padece. Já pensaram se fossem destruidas as obras do Picasso se, alguém as considerassem de mau gosto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julgar obras de arte é algo muito difícil e pessoal. Tem algumas que a gente olha e não entende o porquê de serem tão famosas. Já outros ficam boquiabertos diante delas.

      Excluir
    2. Se encontrarem essa obra de arte poderiam colocá-la num lago artificial, pois tudo indica que a ideia é ela ficar sobre um espelho d'água.
      Mas se não existe vontade nem para saber do destino dela, imaginem se vão tentar um outro local com água?

      Excluir
    3. O triturador de sucata da CSN se falasse, poderia dizer o que foi que aconteceu. rs, rs, rs,

      Excluir
  20. Eu só acho que o cara fazer qualquer coisa e aquilo se considerar obra de arte é um baita exagero. Lembram do sujeito nu deitado no chão, na exposição Queer, em Porto Alegre, onde uma menina ficou tateando o corpo dele, na presença da própria mãe? Aquilo é arte?

    E o cara nu ralando a imagem de Nossa Senhora Aparecida diante do público. Isso é arte? Tem diferença entre isso e os evangélicos quebrando imagens de santos?

    ResponderExcluir
  21. Eu conheci um ex-major do BOPE, evangélico, que dizia quebrar todas as imagens de santos ou de umbanda quando invadia casas durante missões. Eis aí um tremendo artista, desconhecido do grande público. E fazia isso sem estar nu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de um "bispo" chutar ao vivo uma imagem de Nossa Senhora, tudo é possível no Brasil. Mas naquela época ele ainda se escondia na liberalidade da lei. Hoje, atos como esse são passíveis de processo e prisão por intolerância religiosa.

      Excluir
    2. Esse ex-major e alguns chefes do tráfico têm algo em comum, além de imagens sacras, é proibido andar totalmente de branco em algumas favelas.
      Ainda acho que algumas igrejas pentecostais e neo-pentecostais, inclusive com ajuda de sua Bancada da Bíblia e outras autoridades que fazem qualquer coisa pelos votos deles, sonham com a volta das trevas da Idade Média.
      Agora numa versão substituindo o Vaticano, dominicanos e outros "anos" mais, pois algumas até já "vendem" lugar no céu.
      Pobre Martim Lutero, tudo encaminhando exatamente ao contrário de sua reforma, enquanto as igrejas que ainda seguem vão se esvaziando.

      Excluir
    3. Paulo, as maiores vítimas são locais de religiões de matriz africana, que sofrem na mão de bandidos e de algumas ditas autoridades... As imagens católicas sofrem bem menos do que no tempo do chute do "bispo".

      Excluir
    4. As imagens de santos mais visadas são as que têm maior correspondência com orixás, notadamente São Jorge.

      Excluir
    5. Realmente, quase todos os ataques que ouvi falar contra capelas e igrejas católicas são mais lugarejos no interior. Em cidades maiores só um ou outro caso isolado de fanáticos.

      Excluir
  22. Hoje é dia de Fla-Flu, decisivo para mais uma vaga para as quartas de final da "Copa Brasil de Disputas de Pênaltis".
    Grêmio e Palmeiras não cumpriram a regra de classificação através dos chutes a partir da marca de cobrança da penalidade máxima. Vamos ver como será no clássico carioca.
    Obs.: Na disputa do Galo com o Timão, ô meu, foi um absurdo 3 x 1, perderam 4 cobranças de um total de 8 (2 nem precisaram cobrar). 50% de desperdício. Muito alto para profissionais que vivem treinando. Entre os peladeiros, que nem treinam, do Aterro ou em qualquer lugar, esses caras teriam que pagar sozinhos as cervejas de todos os outros.

    ResponderExcluir
  23. O Lino citou sucata para a CSN e tem sentido, pois duvido que alguma siderúrgica conferiu a procedência dos pedaços cortados das vigas desmontadas dos elevados do Rio, além da "casca de banana" da Lagoa.
    Para Volta Redonda ou até para mais perto, Santa Cruz com Cosigua e CSA.
    Voltando bem no passado até as estruturas do antigo Mercado Municipal da Praça XV (nesse caso a CSA ainda estava longe de existir).

    ResponderExcluir
  24. Artista come banana vendida como obra de arte por 120 mil dólares que estava exposta em feira em Miami.

    https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/12/08/artista-come-banana-vendida-como-obra-de-arte-por-120-mil-dolares-em-feira-em-miami.ghtml

    ResponderExcluir
  25. Em alguns domínios do narcotráfico há uma forte repressão às seitas de matiz africana. O traficante Álvaro Malaquias, vulgo "Peixão", e que domina o chamado "Complexo de Israel" na região da "Cidade Alta", intitula a si mesmo e a seus comandados como "os traficantes de Jesus", e o símbolo da região é a estrela de Davi. São obviamente "evangélicos à sua maneira"...

    ResponderExcluir