Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

LAGOA - 1967


As duas fotografias de hoje mostram a região vizinha à entrada do Túnel Rebouças, em 1967.
 
Foram tiradas por mim, a partir do terraço do edifício de nº 75 da Rua Baronesa de Poconé, onde residia um grande amigo, um dos mais renomados cardiologistas do Rio e colega de turma desde o Primário.
 
A Rua Baronesa de Poconé é a rua que começa na Rua Fonte da Saudade, exatamente atrás da Igreja de Santa Margarida Maria.
 
Nesta época já estava construído o primeiro dos edifícios que iriam obstruir esta bela visão da Lagoa.
 
Na esquina da Baronesa de Poconé com Fonte da Saudade havia duas belas mansões em estilo colonial. Uma, cor-de-rosa, era da família Magalhães Castro. A outra, descaracterizada, acho que ainda sobrevive.
 
Bem atrás da igreja funcionou, na Fonte da Saudade, o colégio Juca & Chico.
 
Podemos observar ainda o trecho da Av. Borges de Medeiros ainda sem o acesso para o Túnel Rebouças (era preciso fazer o retorno pela naquela agulha em frente ao posto de gasolina na esquina da Rua Fonte da Saudade com a Avenida Epitácio Pessoa).
 
Aliás, na época da inauguração o Túnel Rebouças funcionava de maneira bastante precária: sem iluminação e com apenas uma pista em cada sentido.  E ainda sem os ventiladores para exaustão.
 
 

25 comentários:

  1. Acho que se fosse feita uma fotografia hoje deste local mal se veria a Lagoa tantos são os prédios altos construídos na região. E muitos de mau gosto como se pode observar por este primeiro caixotão que vemos.
    O Rebouças no seu início foi exemplo típico dos governantes brasileiros, pois foi inaugurado sem as mínimas condições de funcionamento. Levou anos para ficar pronto após ser aberto ao tráfego.
    Lembro que alguém já contou sobre o pedágio que existiria aí nesta entrada do Rebouças. Por que acabou não sendo construído?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Naquela época não existia o viaduto de acesso a o transito era muito melhor. Eu me lembro que em um dia no ano de 1965 eu participei da "travessia inaugural do Túnel Rebouças" no banco traseiro do carro de minha tia. Não havia acabamento algum, nem iluminação ou sinalização, e obviamente o aspecto era tosco. Os acessos de ambos os lados ainda eram precários e não comportavam um fluxo de transito intenso. Em 1967, ano da foto, não circulavam linhas de ônibus no túnel, o que só veio a acontecer em meados dos anos 80. Isso retardou em alguns anos parte da "invasão" das praias de Ipanema e Leblon. Atualmente o túnel Rebouças está saturado, a Lagoa, Jardim Botânico, e Humaitá possuem um transito absurdo à qualquer hora do dia, e uma ida à zona sul via Rebouças se tornou uma "aventura". É o ciclo da existência se fechando.

    ResponderExcluir
  3. Belíssima vista de um panorama privilegiado. Andei muito por estas bandas na minha juventude e vou contar para vocês que esta rua era um foco de moças bonitas. Na casa da esquina morava se não me engano a Maria Helena, naquele edifício pequeno moravam a Ana Teresa e a Rita, no número 75 moravam outras moças bonitas de cujos nomes não me lembro. Havia festas por aí que deixaram muito boas recordações.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Local fora da minha jurisdição na época das fotos. Talvez fosse bem melhor nesta época do que nos dias de hoje. Aliás não vejo nada assim de tão deslumbrante naquela poça da Lagoa, conforme algumas pessoas acham deste bairro. Talvez seja o local do RJ com o menor número de bar de esquina de toda a cidade, além daquelas avenidas que estão sempre engarrafadas e carros passando em alta velocidade o tempo todo.

    ResponderExcluir
  5. O pregresso acabou desfigurando a segunda cidade mais bonita do Brasil,mas a modernidade quase não afetou a Niterói,um exemplo de qualidade de vida.A paisagem lembra um pouco Gragoatá e parte da Boa Viagem,guardadas as devidas proporções.As administrações municipais dos últimos anos deram a Niterói essa qualidade de vida,principalmente a de Moreira Franco,um exemplo a ser seguido.A Inauguração do novo túnel em Niterói merece aplausos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos.

    Espertos foram os moradores de um prédio na Barra, que guardaram as propagandas que prometiam "vista eterna" para a praia e conseguiram embargar a obra de um prédio que obstruiria a visão deles.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos.
    Bela fotografia.
    E lá se vão 50 anos.

    ResponderExcluir
  8. Um dos mais belos locais da cidade e nunca poupei elogios à região. Mas hoje constato que uma coisa é o visual do lugar, outra é morar nele. Tudo é mais complicado e muita coisa depende de carro ou serviços de entregas. Para quem mora de frente, nos andares mais altos, o panorama é incrível. Mas para quem morou quase meio século de frente para a Baía de Guanabara, com direito a Pão de Açúcar & Cia., também considerada a mais bela vista de Niterói, a essa altura isso não faria muita diferença.

    A propósito, com o atual aumento de oferta de imóveis, o Clã está avaliando a possibilidade de mudar-se para a Urca como alternativa ao Leme. A tranquilidade do bairro que apelidei de "a cereja do bolo" é muito atraente mas para quem de movimento pode ser um problema. Pela comodidade e serviços que oferece Copacabana é sobretudo muito prática. Na Urca só recentemente abriu um supermercado. Aqui, à distância de poucos metros, temos três. Fora a praia cuja areia está a menos de 50ms..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (correção)...para quem gosta de movimento...

      Excluir
    2. Prezado mestre DoCastelo, só recomendo não mudar para um prédio ao lado do Bar Urca e nem do Belmonte. Pois boteco perto da residência, só é bom para quem vai beber e não para quem mora nele ou ao lado.

      Excluir
    3. Com certeza, Lino! Já vi esse filme. Mas valeu a recomendação.

      Excluir
  9. Muito embora não tenha o hábito de ir a bar de esquina,concordo com o Lino em relação a presença deles.Sem eles os locais ficam "vazios" e as cidades "deprê".Cerveja gelada,tira gosto e conversa fiada é coisa muito boa.
    FF: Aqui na Grande Vix,final de semana com mais de 40 mortes e cáos total.Roubos, arrombamentos,assaltos,arrastôes e tudo mais por conta da falta da PM nas ruas.Como não podem fazer greve,os familiares fizeram um movimento impedindo a saída dos policiais de suas unidades.Funcionou.A bandidagem tomou conta das ruas.O Governo Estadual já apelou para a Força Nacional,que deverá vir para cá,pois a bagunça continua.
    Os PM's estão questionando vários pontos em relação a carreira.Segundo consta a maioria dos militares vai para a rua enfrentar a bandidagem em troca de 2 mil e poucos reais,enquanto os marajás levam até auxilio moradia.Quem esculhamba com a polícia aqui na Grande Vix,hoje deve estar com as barbas de molho....

    ResponderExcluir
  10. Belletti, o ES é governado pelo PMDB, partido que dispensa qualquer predicado, associado à facções criminosas, cujos políticos muitos deles detentores de currais eleitorais" fortemente armados, são os responsáveis pelo sucateamento das forças de segurança, objetivo pelo qual muitos trabalham. Se o movimento se propagar, o Rio será atingido. A inversão de valores é óbvia e ao governo interessa esse caos.

    ResponderExcluir
  11. Pois é, a coisa tá estranha.Agora mesmo foi anunciado que pela falta de segurança os ônibus deixarão de circular.Os PM'S reclamam que desde 2014 não está existindo nem a reposição salarial,o que realmente é verdade,imagine aumento...E o Tribunal de Justiça não consegue conter os seus gastos e junto com a Procuradoria do Estado e Ministério Público continuam extrapolando a responsabilidade fiscal,segundo se comenta toda semana na imprensa.Quer dizer,um dia a casa cai...Agora a PM,via familiares,resolveu dar o ar de sua força e parece ter conseguido.Cáos......

    ResponderExcluir
  12. Como Vitória tornou-se violenta com o passar dos anos, não, Belletti? Recife também!!!

    Não terás tudo, quem falou isso para mim foi o grande empresário Gilson Martins, proprietário da sua famosa marca de bolsas, carteiras e mochilas, por ocasião de comprar uma bolsa e dizer para ele que gostaria que ao mesmo tempo, ela pudesse ser usada à tiracolo( o que necessitaria um cumprimento mais curto) e tipo " carteiro"( o que pede uma alça mais comprida). Fui atendida pessoalmente por ele, coincidentemente estava na loja, e foi uma grande lição de vida ouvir isso dele, desde ali eu tento aplicar essa frase quando tem que decidir algo! Ainda acrescentou que a frase está na Bíblia!

    ResponderExcluir
  13. É verdade. Uma das causas da ruptura desse ridículo sistema é justamente o poder judiciário. Possui prerrogativas absurdas, vantagens imorais que ao contrário de que se imagina, só evidenciam que algo precisa ser feito. A suposta "harmonia" entre os poderes se processa da seguinte maneira: O executivo torna os outros poderes "dócei$ e $ub$erviente$ graça$ à argumento$ inque$tionávei$, ainda que ao arrepio da lei e com flagrantes inconstitucionalidades. Aqueles que ainda defendem essa farsa travestida de democracia, sugiro que comecem a pensar seriamente que a Rússia Czarista estava em 1917 em situação bem nenos aflitiva. Comecem também a pensar que nenhum país de primeiro mundo e que possua dimensões continentais como o Brasil, conseguiu se elevar à tal patamar isento de lutas internas, revoluções sangrentas, guerras civis, etc. Com o Brasil e para o seu bem, a roda da fortuna não será diferente, a ordem natural das coisas de acordo com a espiritualidade superior, não tarda se fazer presente. Os donos do poder não apearão dele graciosamente, ainda que existam pessoas que ainda se iludem...

    ResponderExcluir
  14. Evelyn,parece que o país se tornou mais violento.As mudanças sempre comentadas aqui pelo Joel podem não ser as únicas causas,mas de certa forma estão muito atreladas ao fato.Costumo dizer que de uns 20 anos para cá,referencias foram perdidas.Os limites foram esquecidos e os nossos gestores foram os principais vetores destes fatos.Não se pode agradar a todos da maneira como desejam,visando apenas seus próprios interesses. É o que digo aqui.O conluio entre os poderes leva ao que estamos vendo.Políticos articulados com a justiça para o bem das partes e aí deixa a coisa correr solta.Hoje os caras bloqueiam uma estrada porque faltou agua no bairro e ponto final.Tocam fogo em pneus e quebram vidraças e portarias de propriedades particulares como se fosse a coisa mais normal.E está tudo dentro do padrão que foi instituído por esta gente que comanda o país.Hoje estamos,aqui em Vix literalmente sitiados.Fruto do desmando que foi instalado não na nossa cidade,mas nesta país.Esta é a verdade.Lamentavelmente.....

    ResponderExcluir
  15. A travessia inaugural do Rebouças, citada pelo Joel às 8:10h, aconteceu às vésperas da eleição de 1965, quando o então governador Carlos Lacerda estava em campanha para eleger Flexa Ribeiro como seu sucessor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembro do comitê eleitoral de Flexa Ribeiro na Praia de Botafogo, entre São Clemente e Voluntários da Pátria. Segundo consta, Negrão manteria os bondes de Jacarepaguá e do Alto da Boa Vista, mas o temporal que caiu em 10 de Janeiro de 1966 destruiu definitivamente as linhas de Jacarepaguá e danificou seriamente a do Alto da Boa Vista, que ficou um bom tempo paralisada.

      Excluir
  16. FF 1: E o Alexandre Moraes foi indicado para o STF. Pelo menos conhecimento jurídico ele tem, com um currículo impressionante.
    FF 2: Este Tom Brady é um fenômeno, pois dar conta da Gisele Bündchen e ainda jogar como jogou ontem no período final do Super Bowl não é para qualquer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro observador, é impressionante como as pessoas jogam fora o que algum dia foi escrito por elas. Caso do skinhead indicado ao STF.

      Texto de doutorado do ministro da Justiça veta ele mesmo para ocupar vaga no STF

      http://odia.ig.com.br/brasil/2017-02-06/texto-de-doutorado-do-ministro-da-justica-veta-ele-mesmo-para-ocupar-vaga-no-stf.html

      Excluir
  17. E se a magrela, "Garota de Ipanema" forasteira da organização olímpica, não for chegada em "horas extras" durante a temporada desse estranho esporte? Esporte de verdade: prefiro ver o Madureira, tricolor de verdade, 100% no Carioca de foot ball - com o pé, mesmo!

    ResponderExcluir
  18. Observador, era "pule de dez". O advogado do Pcc não poderia ficar de fora. Pode ser que Marcola seja o ministro da justiça. Alckmin e Aécio aplaudem.FF. O campeonato carioca começou bem, a vitória do Botafogo foi a primeira das "garantidoras" de que o Botafogo, Fluminense, Vasco, e Flamengo não perderão para os pequenos...Para não fugir à tradição, mais uma vitória "roubada". Quem será o próximo felizardo? Não é à toa que o futebol carioca continua um zumbi: Morreu e não sabe...

    ResponderExcluir
  19. Ainda fora de foco: Os policiais militares do Rio de Janeiro e seus familiares irão deflagrar um movimento semelhante ao do ES a partir do 09/02 em quase todos os Batalhões. Segundo diversas redes de Whatsapp, o movimento capixaba foi como um rastilho de pólvora, cuja bomba vai explodir no Rio de Janeiro. Não é boato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora a CEDAE que ameaça entrar em greve. Preparem seus baldes...

      Excluir