Total de visualizações de página

domingo, 19 de fevereiro de 2017

LAGOA





Domingo é dia de descanso e nada melhor do que um passeio pela Lagoa.

Vemos claramente a "praia" da Lagoa, que perdurou até o final da década de 60, do Corte do Cantagalo até o Jardim de Alá.

Não era raro ver pessoas com barracas de praia tomando sol neste local, embora raras ousassem entrar nas água poluídas da Lagoa.

Durante anos os barcos dos clubes de remo vinham até as imediações do Corte do Cantagalo nos seus treinos, mas desde muito tempo se restringem a treinar na raia de competições.

Também desapareceram, por conta do intenso tráfego de automóveis, foram os cavaleiros do Flamengo, da Hípica e do Jockey que faziam seus passeios a cavalo em torno da Lagoa.

Ao fundo podemos observar uma Ipanema só de casas.

8 comentários:

  1. Deve ser uma bela cidadizinha do litoral fluminense. Luiz, pode dispensar as aspas, era uma praia lacustre. E se quiserem podem refazer essa faixa em algum ponto da lagoa, depois que acabarem com a poluição, claro. Mas quando será?

    ResponderExcluir
  2. Quase não se vê edifícios,mais parece a região oceânica de Niterói,onde a qualidade de vida é fantástica.Comparar a lagoa de hoje com Icaraí,Charitas,Boa Viagem,etc,é uma profunda falta de imaginação e de bom senso.Mas cada maluco com a sua mania...

    ResponderExcluir
  3. Invejo do ponto de vista de beleza natural os que conheceram o Rio antes de 1940

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos.

    Área fora da minha jurisdição, só vi de passagem poucas vezes. Ficarei atento aos comentários, mesmo os sem-noção que já deram o ar da desgraça...

    Sempre me confundo com o nível de aterramento da lagoa. Nunca sei se ela perdeu um terço do tamanho original ou se o tamanho atual é que é um terço do original...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo Cau Barata a Lagoa perdeu metade do seu espelho d'água original. Ele conseguiu um mapa detalhado do século 19 e fez uma superposição de imagens que mostrou em uma palestra.

      Excluir
    2. Como corrida de cavalo está fadada ao desaparecimento poderiam devolver o tanto que tomaram à Lagoa.

      Excluir
  5. Acho que perdeu 1/3. Então perdeu metade do espelho d'água de hoje.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde ! Belíssima foto de um tempo espetacular. Concordo plenamente com o Plínio. De quando seria a foto, dado que só aparecem casas em Ipanema ?

    ResponderExcluir