Total de visualizações de página

domingo, 2 de julho de 2017

PALACETE SMITH VASCONCELOS






 
Hoje vamos revisitar a fantástica casa do Barão Jayme Smith de Vasconcelos na Av. Atlântica. As fotos do interior, tão raras nas casas antigas, foram garimpadas pelo Maximiliano Zierer em edições da revista “A Cigarra”. O fotograma colorido foi garimpado pelo Nickolas. A foto do panorama de Copacabana com o palacete de Smith Vasconcelos é do acervo do Silva.
Os comentários foram transcritos de uma aula do Andre Decourt:
“Essa é a casa do barão Smith de Vasconcelos, construída em 1915 na Av. Atlântica que dominava o “skyline” do bairro antes do Copacabana Palace ser construído, pois sua torre chegava a 30 metros de altura ou um prédio de 10 andares .

Tinha o apelido de “máquina de escrever” pela sua curiosa forma do telhado, com paredes externas ocres e janelas azuis, possuía um forte efeito cromático, e foi junto com o prédio do Elixir Nogueira construído no mesmo ano uma das obras mais marcantes do arquiteto Antônio Virzi .

Com formas que misturavam estilos, que iam do Art Noveau ao Medieval, a casa foi um marco de Copacabana e ficava no número 680 da Av. Atlântica entre a Santa Clara e a Constante Ramos.

Resistiu bravamente à especulação dos anos 40 e 50, mas tombou em 1964, no início da guerra suja das construtoras, que passaram a demolir verdadeiras obras de arte em plena ditadura, onde a grita era praticamente zero. Nessa época uma por uma as obras do grande arquiteto, como o Solar Monjope na rua Jardim Botânico, o Elixir Nogueira na Rua da Glória com Cândido Mendes , o Palacete Martinelli na Av. Oswaldo Cruz desapareceram. Em nossa cidade hoje só sobram quatro construções do arquiteto, a Casa Villiot na Rua Sá Ferreira 80, o Villino Silveira no Russel, a igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes na Av. 28 de Setembro 200 e um galpão no Catumbi na Rua Aníbal Benévolo 315.”
Uma curiosidade sobre o Barão Smith de Vasconcelos contada pelo Gustavo Lemos: o seu título era português e vinha do seu avô. Com a queda da monarquia de Portugal em 1910, a nova Constituição cassou todos os títulos de nobreza do país. Inconformado com a perda do título, o barão foi ao Vaticano e obteve um novo título, que ostentou até a morte. O Vaticano oficialmente não vendia títulos: oferecia aos beneméritos da Igreja. Mas todos sabiam como funcionava. Muitos condes que viviam por aqui passaram por lá: Francisco Matarazzo, Ernesto Pereira Carneiro, Antonio Dias Garcia, Afonso Celso, etc. O Papa Pio XII acabou com isso.


44 comentários:

  1. Ôpa, postagem domingo à noite é novidade. Estas obras de Virzi eram muito interessantes e lembram, guardadas as proporções, as obras de Gaudí em Barcelona. Uma coisa tipo amar ou odiar. Esta lembra mesmo o teclado de uma máquina de escrever.
    Como sempre as explicações do Decourt e do Gustavo são ótimas. Parabéns aos garimpeiros de fotos. E nunca tinha lido que o palacete tinha o nome de Villa São José.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos.

    Vai ser interessante acompanhar como alguns participantes irão comentar, dadas as informações do André Decourt.

    A Marta ex-Suplicy não é dessa família Smith de Vasconcelos?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a todos,
    Na segunda foto, há um homem e uma mulher na varanda, aparentemente observando o fotógrafo. Seriam o Barão e a Baronesa? A foto é do ano de 1917, assim como as do seu interior. O palacete de 1915 estava novinho em folha, com todo o seu esplendor!
    Fico imaginando o horror quando, na década de 50, a casa finalmente ficou emparedada em ambos os lados por edifícios, e assim perdeu a magnífica vista total do mar de Copacabana, pois a casa ficava recuada no amplo terreno que ia até a rua Domingos Ferreira.
    Respondendo ao Augusto, sim, a Marta ex-Suplicy é dessa família e consta que conheceu o palacete quando criança.
    Há braços e boa semana a todos
    Saudações Rubro-negras!

    ResponderExcluir
  4. Seria uma atração turística na atualidade. Um centro cultural, por exemplo, com direito a cafeteria, que deixaria a sumida Evelyn muito contente.
    E direito a servir de cenário para filmes de suspense, com direito até a mordomo suspeito.
    Li uma vez que houve crise no mercado imobiliário, entre outros problemas na economia, durante o Governo Castelo Branco. Pelo menos no segundo ano da "Redentora", quando o palacete em foco já tinha ido abaixo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Essas construções mostravam um certo requinte nos detalhes de acabamento e o gasto em suas construções não era pequeno, sendo uma forma de seus proprietários demonstrarem sua prosperidade. Mas os tempos são outros e os custos de sua manutenção e a especulação imobiliária decretaram o fim desses palacetes. Quanto à venda de títulos nobiliárquicos, a igreja católica foi responsável por "enobrecer" mafiosos, traficantes de escravos, aventureiros, etc tudo em nome do lucro fácil. Nem fizeram os portugueses em 1910 acabando com essa prática em terras lusitana.

    ResponderExcluir
  6. Para nosotros gosto muito duvidoso.Através do SDR é que pude pesquisar o trabalho deste profissional e todos são controversos em minha opiniao.Muito interessantes as informações do Decourt.Pelo visto aquele Conde que frequentava o pedaço não precisou apelar para o Vaticano.

    ResponderExcluir
  7. Cá entre nós:
    A casa é realmente esquisita,e como disse o Plinio amar ou odiar.
    Não sabia que a ditadura também influenciou a derrubada de imóveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, empresários de diversos setores, notadamente da construção civil, tiveram bastante influência nos "anos de chumbo". Em São Paulo e no Rio d Janeiro financiavam as ações do Doi-Codi e da OBAN, fornecendo apoio financeiro para suas ações de repressão à subversão. O I.P.E.S, Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, mome pomposo para uma nobre atividade, na verdade reunia empresários de grande prosperidade para "formalizar" seu apoio às ações antiterroristas. A série "Os dias eram assim" retrata bem esse apoio. Se você viu o filme "Pra frente Brasil", pode perceber o conluio entre o empresariado e a ditadura militar. Mas no Brasil, as coisas ao invés de se acertarem acabam piorando, pois nos dias atuais boa parte do empresariado se associa com a classe política para financiar e lucrar com uma atividade bem mais rentável: O tráfico de drogas.

      Excluir
  8. Bom dia a todos.
    Não conhecia essa casa. Nunca soube da existência dela.
    É realmente muito bonita.
    Não fico aqui imaginando o que ela seria hoje se estivesse de pé. É muita futurologia, assim como no caso do Morro do Castelo se tivesse sobrevivido aos tempos.
    É interessante observar aqui que o Brasil é um país de palácios. Como já teve e ainda existem palácios no Brasil.
    Isso pode até não ser nada, porém seja por aí, por esses palácios é que se observa do porque o Brasil ser uma nação com gritantes diferenças de extratos sociais e de renda mal distribuída.

    Foro de foco totalmente:

    Como proferido ontem por um apresentador de programa esportivo: "Se estivesse vivo João Saldanha, ou melhor, João "Sem Medo" completaria hoje 100 anos de idade".
    Por saber que o ilustre amigo Joel é fã de João, dou os meus parabéns ao Joel Almeida pelo aniversário de 100 anos de seu ídolo, pois quando um ídolo nosso faz aniversário, também fazemos aniversário junto com aquele que admiramos.
    Parabéns Joel!




    ResponderExcluir
  9. A Marta Suplicy é neta do barão, que também construiu o castelo de Itaipava. Ele era médico e foi quem assinou o atestado de óbito de Machado de Assis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FF. Não perdendo a piada. Mas o Machado de Assis não era imortal.

      Excluir
    2. Não só era imortal, como no seu atestado de óbito diz que ele era branco.

      Excluir
  10. Urubu(muito) Otimista3 de julho de 2017 às 11:00

    Cantei a pedra e a coisa está se desenvolvendo.Já estamos no calcanhar do Gremio e uma pena que estes timecos não estão fazendo a parte contra o Corintians,mas é uma questão de tempo.O Zé Ricardo está ajustando o time e os progressos são visíveis,com o Diego e o Guerrero mostrando como se leva um time a ponta cabeça.Vai melhorar muito e os pessimistas vão ficar falando para ontem com cara de ressaca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anota aí Urubu, o Corinthians vai terminar o campeonato brasileiro mais de 10 pontos na frente do Flamengo. Espera o primeiro jogo que o Flamengo dependa do técnico para você ver o que ele vai fazer.

      Excluir
  11. Bom dia a todos. Fotografias interessantes deste palacete que não me recordo dele muito embora já fosse bem crescidinho quando foi jogado ao chão. Realmente o gosto é bastante duvidoso, mais para uma País onde os arquitetos da época eram todos modernistas, esta construção deveria ser um horror. Também foi culpa da redentora a criação da Embraer, o desenvolvimento da tecnologia de exploração de Petróleo em águas profundas, a extensão da faixa territorial marítima para 200 milhas, a construção de Itaípu, desenvolvimento da construção naval, o pró álcool.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista é grande, inclusive dos casos de corrupção, sem falar nos fracassos de obras como a Transamazônica. Alguns exemplos: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/04/01/conheca-dez-historias-de-corrupcao-durante-a-ditadura-militar.htm

      Excluir
    2. Historiador você ia morrer de fome em 21 anos 10 casos de corrupção. Hoje você escreve 10 livros de corrupção ocorridas só em uma semana.

      Excluir
  12. Fora de foco mas como já muito se falou sobre ela: E a família Barata???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zózimo, também fora de foco, faço uma observação: O brasil é o único país onde a polícia prende os membros das quadrilhas mas deixa soltos os chefes. Faz sentido, pois do contrário que governaria o país?

      Excluir
    2. É importante que se chame a Insetisan, o mais breve possível.

      Excluir
    3. A denúncia era de infestação no avião. E olha que tinha conseguido despachar duas filhas mais cedo. Hoje os alvos foram a Fetransport e o ex-presidente do DETRO. Se aprofundar, chega também na prefeitura...

      Excluir
  13. Boa tarde a todos,
    Procurem no Google por imagens do castelo de Itaipava, preservado até os dias de hoje. Atualmente ele é utilizado para casamentos, festas de 15 anos, eventos corporativos e outros.
    O Castelo de Itaipava foi construído em 1920 pelo Barão Jayme Smith de Vasconcellos, e é famoso por ser uma reprodução de um castelo renascentista, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e seu amigo Fernando Valentim, que fazem dele o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas. A construção foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa que utilizaram material totalmente europeu: de Portugal vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesãos portugueses; da França o telhado de ardósia; da Itália, o mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso salão do Zodíaco. As portas e janelas são do mais puro jacarandá, com ferragens inglesas; os vitrais são austríacos e finalizando os principais detalhes, cada porta dos quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro. Esta construção levou em torno de 5 anos. Possui 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, diversos salões, bibliotecas, sala de música, halls, duas torres, diversos terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigam interessantes histórias. O hall com as escadarias e o teto de jacarandá é finamente trabalhado. Há vitrais com o brasão da família, biblioteca com estantes esculpidas em relevo e um vasto parque cercando a mansão. Personalidades como Adhemar de Barros, Getúlio Vargas, Amaral Peixoto e várias outras pessoas da alta sociedade carioca e paulista freqüentavam o local. (fonte: página do Facebook do Castelo de Itaipava).
    Há braços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Havia no castelo de Itaipava uma estação ferroviária da Leopoldina. A linha era a de Carangola, vinha de Petrópolis, e esse trecho que chagava à Três Rios, foi desativado em Maio de 1964. FF. Em minhas postagens, a palavra brasil está e será sempre escrita com "b" minúsculo.

      Excluir
    2. Observador de comentaristas3 de julho de 2017 às 19:58

      A Gerência já sinalizou às 15:59 e vai agir da mesma forma quando outro medíocre fez igual com a marca Flamengo e depois justificou que "era uma brincadeira dos tempos de criança". E essa é o quê? Tem um nome que começa com a letra B.

      Excluir
  14. Peralta,o implicante3 de julho de 2017 às 13:36

    Tia Nalu adora palácios.Manda no Jaburu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peralta, ó implicante moleque: Gostaste da minha "intervenção" na jardinagem do Jaburu?

      Excluir
  15. Vamos falar a verdade e deixar de hipocrisia:projetos horrorosos.As obras deste senhor Virzi podem ter algum significado para a história da arquitetura do Rio de Janeiro,mas em termo de mau gosto são um prato cheio.Comentam que o próprio comendador Martinelli não ficou nada satisfeito com a sua casa depois de concluída.E também aquele tal de Elixir de Nogueira era outra ode ao bom senso e gosto,com uma misturada de várias linhas adotadas pelo senhor Virzi.Aqui neste pedaço,as viúvas já criticaram em muito os projetos do Niemeyer ,que poder ter muitos defeitos,mas são modernos e arrojados. É o que sempre digo :é velho e antigo tá valendo!!E Depois ainda reclamam porque sou Do Contra.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos.

    O dublê de treinador do São Paulo foi demitido depois da derrota de ontem. Na fila, o Dorival. Mas será que o amigo do Lino se candidata ou o irmão dele?

    ResponderExcluir
  17. E por falar em Palacetes, Palácios e Castelos... agora é fácil entender porque o Alvorada foi rejeitado, é possível ver muita coisa que acontece por lá. Uma semana depois dessa rejeição o poderoso da JBS era recebido no Jaburu, na calada da noite. Hoje já falam de mais vegetação para esconder visitantes.
    E por falar eram meio ambiente, prender Baratas pode causar desequilíbrio ecológico nos esgotos do Rio?
    E o famoso deputado e ex-secretário de transportes, muito citado em outros escândalos, inclusive do desastre do bonde de Sta. Teresa, será que já está na fila para ser encaminhado à PF nesse caso dos Baratas? No mínimo por excelentes doações de campanha das empresas de ônibus.
    Não esqueço as ricas campanhas eleitorais dele e do outro deputado do RJ, que já está preso em Curitiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, dizem em Brasília que prender tucano é crime ambiental. Então...

      Excluir
  18. Parece que cinco arquitetos criaram um projeto para cada pedaço da casa, cada um com o seu estilo, depois juntaram tudo.

    E o Jacob Barata hein?! E a Fetranspor, hein?! Tudo o que se pensava era exatamente como tudo o que se pensava...

    ResponderExcluir
  19. Este comentário provavelmente não será publicado mas aqui vai minha opinião. Acho um desrespeito escrever Brasil com letra minúscula. Da mesma forma que escrever nomes próprios com minúscula, tal como um comentarista habitual escreve sobre times de futebol. Também sou contra o total desrespeito ao hino nacional nos campos de futebol onde as torcidas cantam outras musicas durante sua execução. Isto sem falar no desrespeito aos minutos de silêncio. É preciso respeitar para ser respeitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasil, ame-o ou deixe-o! Mas isso está errado os exilados que retornaram agora dizem: "Brasil, agora eu mamo e não te deixo". Exageraram na dose, o Brasil ficou sem tetas!

      Excluir
    2. Concordo com o Anônimo das 15:29. De agora em diante não serão publicados comentários com nomes próprios escritos com minúsculas.

      Excluir
    3. Poderiam acabar com esse negócio de tocar hino antes dos jogos, em qualquer esporte. Ficaria só a execução da entrega de prêmio para o primeiro colocado.

      Excluir
  20. Tia Nalu nunca teve medo de barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Nalu já declarou e reitera: Baratas cascudas e voadoras conseguem tirar a dignidade e a compostura desta austera e provecta tia. De qualquer tipo, sejam insetos ou não.

      Excluir
  21. O São Paulo poderia levar a revelação da Gávea que tem um plantel de primeira e vive inventando moda.Tem também uma meia dúzia de bondes que poderia pular a tal janela e cantar em outra freguesia.O Corintians continua fazendo a festa e como falei antes,mesmo se melhorar o Flamengo vai chorar o início do campeonato.
    Também estou aguardando a Nalu falar sobre a nova "jóia da Gávea".Pelas ultimas aparições foi um excelente negócio a venda.Ou é cedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixei a corneta na gaveta. A rima foi involuntária mas ficou engraçadinha.
      Urubu escaldado tem medo de chuva. Vamos ver...

      Excluir
  22. Observador de cafeterias3 de julho de 2017 às 18:36

    Mas com tanto palácio faltou a "especialista" em cafeterias,docerias,e guloseimas.Onde anda Tia Evelyn? Bem que ela poderia colocar sua "expertise" no assunto! Acho que com tanta gente falando de política ela ao invés de Rivotril ela tomou doril!

    ResponderExcluir
  23. o título de conde foi dado a francisco matarazzo pelo rei da itália, vitor emanuel II, pela ajuda na segunda guerra

    ResponderExcluir