Total de visualizações de página

domingo, 24 de setembro de 2017

DOMINGO NA ILHA



Antigamente era possível frequentar as praias da Ilha do Governador, como as praias do Galeão e da Guanabara, que vemos nas fotos.
A Praia da Guanabara , para alguns simplesmente “ Praia da Freguesia”, já foi até motivo para cartões postais, como este que colorido acima, enviado pelo professor Jaime. Aos domingos, principalmente , cada espaço da faixa de areia era disputado pelos banhistas que vinham até mesmo de fora da Ilha para momentos de alegria nesta praia.
Dos anos 50 aos 70 a Praia do Galeão foi o que se pode chamar de autêntico balneário carioca: finais de semana cheio, garotada correndo para um mergulho na volta da escola durante a semana.
No entanto, a poluição levou à degradação destas praias. Há poucos anos houve uma tentativa de recuperá-las. Não sei como estão hoje em dia. O professor Jaime Moraes poderá dar notícias delas.

16 comentários:

  1. Fui algumas vezes à praia na Ilha, em pequeno, bem anos 50. Era ótimo, mas nos anos 60, meu pai já achava poluído e acabou direcionando a família a outros mares. Na foto 3, na virada dos anos 60 e na sombra da ponte, um Ford 51 em presta alguma exclusividade ao estacionamento.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.As praias da Ilha nunca foram muito limpas.Apesar de conhecer todas eu nunca as frequentei.A praia do Galeão não dá nem para pescar já que os peixes sumiram.Governos populistas nunca deram atenção a essas praias e preferiram gastar a verba para a despoluição em outras coisas,Faz falta para a população sofrida uma praia para lazer e acho que esse prefeito nunca esteve na Ilha do Governador.

    ResponderExcluir
  3. A promessa de despoluição da baía vem de longe. Foi famoso o caso dos japoneses com o Brizola. Mais recentemente houve o projeto da Olimpíada. Mais uma vez deu em nada. Como o dinheiro foi pelo ralo ou mais provavelmente para o bolso de alguns.

    ResponderExcluir
  4. Pra que piscinões se temos um grande piscinão que é a Baía da Guanabara? Tenho um amigo químico, ligado às questões ambientais, que me disse que para limpar a baía bastaria parar de poluir agora que em cinco anos ela se regenera; muito mais fácil que a Baía de Sepetiba. Parece que está ligado a questões de corrente marítima, posicionamento do braço de mar, etc. Daí eu pergunto: por que não fizeram isso até hoje?

    Só o Rio Sarapuí carrega uma quantidade de detritos inimagináveis. Nasce nas franjas do Maciço da Pedra Branca, em Senador Camará, cruza os bairros de Bangu e Gericinó, percorre algumas cidades da baixada até chegar a Caxias, cruzando a Rodovia Washington Luiz e desaguando na baía, antes da Reduc, que por sinal é outra grande poluidora. Volto à pergunta: por que não criaram até hoje ações de contingências para toda essa carga de poluição?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos.

    Não sou a pessoa mais indicada para opinar, mas lembro de ter ouvido (ou lido) que algumas praias da ilha teriam sofrido um processo de despoluição e estariam em condições melhores que outras da zona sul.

    ResponderExcluir
  6. Não conheço a Ilha exceto pelo Aeroporto, mas pelas fotos parecia ser local disputado. Mais um local que piorou pela falta de planejamento. **Boas matérias hoje no Globo .Uma sobre ascensão e queda do Rio e outra sobre o Sr. Cabral e um dos seus amigos empresário.Impressionante e espantoso

    ResponderExcluir
  7. Se existisse responsabilidade de verdade a ilha seria bem melhor.A eleição de Lula em 2003 abriu as portas do Brasil para políticos desonestos,todos comunistas.A Ilha do Governador é intransitável devidos ao número de Vans e Kombis,todas ligadas a políticos.A praia do Galeão dá pena de ver e nenhum político apresenta solução.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos.
    Frequentei muito as praias da Ilha do Governador, numa época em que ainda se podia andar pela Ilha sem ser assaltado ou haver hordas de favelados e bandidos tocando o terror no bairro.
    Era uma época em que a PA (Polícia da Aeronáutica) e a Força Aérea mandavam na Ilha.
    No máximo o que se via foi aquilo que aconteceu em 1981 no chamado Conjunto dos Bancários onde criminosos fugido do Sistema Penal ali dentro fora parar.
    Mas na boa, foi o único caso que tomei conhecimento à época.
    Mesmo com a PA atuando e mais a PM, podia-se namorar tranquilo em um automóvel ou frequentar das Praias da Bica e da Onça sem o menor problema, visto de que essa ultima possuía de uma Unidade da Marinha, vulgo paiol, que explodiu em um domingo de 1995.
    A Ilha nessa época ainda podia se comer um bom bolinho de bacalhau a beira mar.
    Como diria certo comentarista sumido: "Outros tempos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ações na Rocinha estão mostrando qual é o tipo de tratamento que o Estado deve dispensar às favelas onde existam ilícitos. Os "chefões de verdade" apesar de possuírem "foro privilegiado" nada puderam fazer. Havendo "vontade política", uma operação dessas no Morro do Dendê é fácil, já que é infinitamente menor. Dessa forma "os bons tempos" podem voltar.

      Excluir
    2. Sem os necessários mandados: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/09/24/moradores-da-rocinha-denunciam-arbitrariedades-das-forcas-de-seguranca.htm

      Esses devem ser os chamados efeitos colaterais típicos de regimes repressores. Mas existem os que aplaudem.

      Excluir
    3. E eu sou um deles! Morreram muitos antes da entrada da polícia e das forças armadas, e ninguém reclamou. Bastou que as forças governamentais interviessem para que começassem as costumeiras lamurias. Já ficou manjado. Em seguida virá Marcelo Freixo para "denunciar abusos" e pedir uma CPI, tal qual como ocorreu com o traficante Amarildo. Mas embora os políticos do Rio tenham "forte$ intere$$e$ na Rocinha, agora vão ficar calados. FF Repórter Policial, o estilo de "Vossa Excelência" é inconfundível, nem incógnito consegue disfarçar.

      Excluir
  9. Se a qualidade dos políticos brasileiros sempre foi ruim por associação com vários tipos de delitos com a ascensão do Lula e do Pt estas atitudes se tornaram corriqueiras pois tiveram a oportunidade de colocar a mão da massa e implantar uma política rasteira de assistencialismo e benesses para alguns seguimentos da sociedade e procurar angariar simpatia de uns enquanto saqueavam a nação.Os antigos políticos antes temerosos da pregação petista acharam muita graça e adoraram sua ações pois tiveram mais chance de locupletar-se e fizeram a festa junto aos novos mandatários.Como não dá para enganar a vida toda deu no que deu e hoje todos pagam com juros bem altos.

    ResponderExcluir
  10. Meu comentário saiu cortado. Lula e Dilma já mostraram que, como notórios comunistas que são, foram os principais responsáveis pelo buraco que o Brasil se meteu. Assistencialismo barato foi o de menos.

    ResponderExcluir
  11. Embora algumas poucas praias já possuem areias mais limpas, a água é suja e poluida. Há 60 anos atrás, as águas eram totalmente límpidas e transparentes. A ocupação irregular do entorno da Baia de Guanabara, com total anuência do Poder Público deixoua Baía virar uma enorme cloaca... De qualquer modo, a Ilha continua maravilhosa !!!
    Jaime Moraes

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente é triste ver tantas praias poluídas no RJ. .Se estas praias principalmente da Ilha do governador fosse despoluída pra nós seríamos muitos lugares de lazer e para os empresários e até mesmo os pequenos vendedores seria muitas fontes de rendas e triste e lamentável chegar a esta situação. ..assinado uma carioca simples mais triste com a situações destas praias..

    ResponderExcluir
  13. E triste a situações de inúmeras praias na ilha do governador e também várias praias no RJ poluídas imprópria para o banho e até mesmo imprópria para nosso lazer, quantas praias como a praia da freguesia e outras praias seria locais de divertimento da nossa família e até mesmo fonte de renda até mesmo do maior empresário ao pequeno vendedor a levar o sustento de suas famílias aonde chegamos ..E lamentável tanta poluição e as autoridades infelizmente não fazem nada até mesmo talvez por falta de recurso e ...Aqui é um comentário de uma simples e humilde cidadã carioca. ...MaIsso que mesmo assim ao RJ de janeiro e claro Minha cidade Duque de Caxias



    ResponderExcluir