Hoje
é aniversário do Eduardo Bertoni, o famoso “Conde di Lido”, o precursor da
colorização das fotos do Rio Antigo. Foi uma grande novidade à época, seguida
tempos depois por mestres nesta arte, como o Nickolas Nogueira e o Reinaldo
Elias.
Para
comemorar aí vão algumas das fotos colorizadas pelo Conde, figura
agradabilíssima, impagável contador de histórias, ótima companhia (mesmo
considerando as eventuais crises de narcolepsia, é claro). Que o nosso
madrugador embaixador do Lido, renomado neurologista, rei da Abissínia, membro
da Cúria Romana, amigo do Piazzola e do Papinha, mago do Photoshop, pai do
Vittorio, continue a nos brindar com sua arte, seu humor, seus personagens, sua
amizade.
Para
a festa que se realizará nos salões do Copacabana Palace, diversos
convidados já confirmaram presença,
entre eles o grande amigo Ahmed (primo do Xá da Pérsia), José Eugenio
(companheiro de folguedos no Copacabana Palace), Catherine Deneuve (vizinha de
porta em Paris), o Cardeal Bertoni
(chanceler do Vaticano) e Paul McCartney
(amigo desde aquela vez em que o Conde o viu saltar de um Rolls Royce para dar
milho aos pombos de Trafalgar Square). Música somente a de outro inesquecível
amigo, o Piazzola, de quem foi cicerone numa temporada no Rio. Toda a República
do Lido, num imenso coral regido pelo Vittorio, cantará o "parabéns para
você". Dada a excepcionalidade do evento a direção do Copa cogita
autorizar a entrada da "Anta Copacabanensis". Frascos de
"Bertonyl" serão distribuídos gratuitamente para ninguém esqueça
nenhum detalhe da festa. Copacabana vai tremer!
O
JWBL rolará à vontade e o brinde final se dará com Dom Perignon Brut. Escravos
núbios, do séquito do Rei da Abissínia, atuarão como seguranças e manobristas.
O
Lido vai tremer!
|
E lá se vão sete anos desde quando prestei minhas homenagens ao prezado Conde de Lido ao descrever os preparativos e discorrer sobre os fatos ocorridos durante o feérico evento na cidadela dos Di Lido. Na época, vizinho do Ilustre Nobre, assisti de camarote e "intra muros" às apresentações dos artistas e números musicais, com destaque para o conjunto musical "Os Calangos Voadores", liderado pelo talentoso "cumpadi" Menezes. Presenças de visitantes ilustres foram notadas e anotadas, inclusive da Maga Campineira, que tanta falta nos faz hoje. Outros sem igual destaque mas que sabiam manter a sobriedade, respeito e a elegância, coisa que se fez rara na atual fase deste blog, hoje sob a sempre presente ameaça da Espada de Dâmocles da censura. Por fim, como poderia dizer um famoso personagem da série Star Trek, vida longa e prosperidade para o prezado Conde.
ResponderExcluirParabéns ao Conde, pelo aniversário e pelos trabalhos de colorização, apesar das línguas ferinas comentarem que é o Vittorio que verdadeiramente fica no comando do mouse. Pura maldade da oposição.
ResponderExcluirEntre as fotos, destaque para a Av. Treze de Maio, nos tempos de algumas Kombis e um Fusca somente.
Tem também uma do Palácio Monroe, já com puxadinhos no teto e nas varandas. Era só acabar com esses "apêndices" e transformar o local numa casa de cultura. Estaria lá até hoje, atraindo turistas. Ao fundo, muita movimentação no Aterro quase pronto, ainda uma novidade para a população.
Parabéns ao Conde. Ele é muitos antigos comentaristas fazem muita falta por aqui.
ResponderExcluirQuem é o piloto do hidroavião? Ele está naquele aeródromo onde é o Iate Clube?
Bom dia a todos.
ResponderExcluirExcelente a foto do Palácio Monroe. Em minha opinião, a mais bonita que já vi.
Também muito bonita a do túnel em Botafogo, da Avenida 13 de Maio, da moça encostada no Karmangui vermelho, e do cruzamento da Rio Branco com a Presidente Vargas.
Bom dia a todos.
ResponderExcluirParabéns ao aniversariante, desbravador das colorizações do Rio Antigo.
Parabéns ao Conde e muita saúde para que possa continuar gastando nababescamente sua gorda aposentadoria mais que merecida. As fotos são um espetáculo e concordo com o Wolf em relação ao Monroe e o Karman Guia.
ResponderExcluirNa presença inesperada de um Zepelim todo cuidado é pouco.
Grande DI LIDO, no que pese estamos afastados a algum tempo tenho você dentro do meu coração Cearense. Grande época aquela dos encontros do SEMPRE tanto na sede campestre, quanto no suadouro do Bar da Lagoa com a presença de vários companheiros, alguns deles de saudosa memória. E como a data de seu aniversário é regozijo para todos é também oportunidade de algumas lembranças da fase do SDR by Terra a começar por essa citada pelo meu mestre de "causos" que é o prezado DOCASTELO. Vale lembrar a nossa visita ao Alto do Forte do Leme onde podemos avistar uma Copacabana eterna em que você fez a história também. Como presente enviarei um vidro do seu perfume favorito que é o Lancaster. Muitos anos de vida prezado amigo.
ResponderExcluirNa foto da calçada do Teatro Municipal, há um Triumph Mayflower que, de tão feio, merece destaque. Era conhecido como Galocha. É o segundo carro, atrás do poste. De vez em quando, este comentarista publica algo no blog O BISCOITO MOLHADO. É o caso de hoje.
ResponderExcluirPara ser mais preciso o Triumph mencionado pelo Biscoito tinha o apelido de Galocha Moderna em razão do seu desenho pleno de arestas, tal qual as galochas de borracha que eram calçadas sobre os sapatos.
ResponderExcluirBoa tarde a todos!
ResponderExcluirParabéns, Conde!!!
Grande abraço virtual!
Boa tarde a todos. Parabéns mestre Eduardo Bertoni, muita saúde, paz, saúde e comemoração com muitas garrafas de JWBL. Um grande abraço.
ResponderExcluirO apelido do auto me fez lembrar de um jogador chamado Sergio Galocha que se destacou no Inter de Porto Alegre e salvo engano esteve no Fluminense,anos 70.Parece que já faleceu e o apelido ajudou no folclore em torno dele.
ResponderExcluirQual é o motivo de associar o jogador a uma galocha? Não é uma alcunha pejorativa?
ExcluirCurioso, até onde sei o apelido era de fato pejorativo, em razão do atleta ter se apresentado ao clube durante uma chuva e com galocha envolvendo o sapato.Mas no final muito folclore em torno do apelido e ele acabou fazendo relativo sucesso em razão dest fato.
ExcluirO que é aquilo em cima do hidroavião? Parece aquele suporte para prender o aeroplano em um dirigível.
ResponderExcluirDe duas uma, "Lobo". Ou são tirantes de reforço para sustentação da asa, o mais provável, ou um suporte de gancho para retirar o hidroplano da água. Como a foto não mostra a ponta da armação fica a dúvida.
ExcluirCurioso,ao contrário de alguns codinomes que servem para exaltar o jogador,exemplo Ademir da Guia,o Divino,outros são calcados de forma pejorativa,mas acabam incorporando uma "marca" ao jogador.Alguns exemplos:Serginho Chulapa,Walter Minhoca,Gilmar Fubá,Ruy Cabeção e o que considero um espanto,Flavio Caça Rato.
ResponderExcluirMestre Luiz,a situação no Flamengo está mais que um espanto,Viu hoje?Ganhando e dominando o jogo deu briga entre eles.Fácil imaginar se estivesse perdendo.Aliás,hoje tive certeza que o Flamengo ressuscitou o zagueiro Onça na figura deste Rodolpho.
ResponderExcluirFoi um Rio que passou em minha vida voltou!
ResponderExcluirAniversário do Conde di Lido é ocasião ímpar que obriga à manifestação até dos mais distanciados; parabéns e vida longa ao mestre e boa-praça Bertoni! Abraços a todos.
ResponderExcluirMais uma vez atrasado, deixo aqui meus parabéns ao Conde. FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
ResponderExcluirobrigado a todos e pp ao meu amigo Luiz D' que nunca esquece o meu natalicio e muito menos as minhas estórias. Eta memória danada!!!
ResponderExcluir