Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ONDE É?



Neste feriado chuvoso um "onde é?" relativamente fácil para os comentaristas do "Saudades do Rio".

16 comentários:

  1. A primeira é facílima: Rua Maxwell no Andaraí pouco depois do alargamento ocorrido no final dos anos 60. Estamos olhando para o prédio à esquerda situado na esquina da rua Amaral. A segunda foto me deixa dúvida e volto logo para dirimi-la.

    ResponderExcluir
  2. Primeira foto: Rua Maxwell. Ao fundo Hospital do Andaraí, à direita nesga do muro do Supermercado Boulevard, ao centro (prédio de 3 andares) esquina da Rua Amaral e automóvel claro (Corcel?) entrando na Rua Silva Teles. Corrigindo: prédio ao fundo não é o Hospital e sim prédio existente na Rua Barão de Mesquita, esquina com Rua Paula Brito.

    ResponderExcluir
  3. Foto 2: parece ser Rua Uruguai, quase esquina da Rua Maxwell

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. A 1ª foto já foi devidamente identificada, a 2ª foto parece ser a R. H.Lobo.

    ResponderExcluir
  5. Em ambas as fotos presença de Rural Willis, confere?

    ResponderExcluir
  6. A segunda foto parece ser mesmo na Rua Uruguai no início dos anos 70. Quanto à primeira foto, até quem conhece o local tem certa dificuldade de de recordar como era o local antes das reformas de Negrão de Lima. O eixo da rua Maxwell foi alterado em diagonal: todo o lado esquerdo da foto era composto de casas e o rio corria fora da foto à esquerda cortando parte das ruas Amaral, Silva Teles, e Pontes Correia. O eixo da rua ia mais ou menos em uma diagonal começando no canto esquerdo inferior da foto e a partir da "Vemaguete" acompanhava a parede da fábrica de tecidos. Na pista da esquerda em primeiro plano e sobre o novo canal existiam as casas que compunham o lado esquerdo da rua Maxwell.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos.
    Eu nunca fui bom de matar essas coisas, identificando onde seja.
    Mas vou chutar pois não custa nada.
    Acredito de que na primeira foto, no lado esquerdo, onde a Rural está passando, há de uma construção hoje que parece ser voltado para alguma religião pentecostal, porém nada haver com Igreja Universal e Assembleia de Deus.
    Se a memória ajuda, penso de que não seja muro mas todo gradeado ao redor do terreno.
    Lá naquela rua onde está adentrando o Ford Corcel, hoje acredito de que a mão seja invertida, e justamente há de um cruzamento que a pessoa pode adentrar na outra pista da Maxwell ou então entrar no estacionamento do supermercado EXTRA onde antigamente funcionava do Boulevard.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos.

    Não identificaria as fotos, apesar de uma certa desconfiança acerca da primeira. Não fui frequentador assíduo da região, mas passei algumas vezes há muitos anos.

    Na segunda foto, a linha do ônibus parece ser a 226.

    ResponderExcluir
  9. A Rural da Reportagem aparece em muitas fotos do antigo Correio da Manhã. Técnica semelhante àquela dos fotógrafos do inicio do século XX, que registravam suas sombras.

    ResponderExcluir
  10. Só iria comentar que seria o Rio Maracanã e na altura da Tijuca. Erraria 2 vezes.
    Agora fica a curiosidade quanto ao nome do rio canalizado.
    Então só resta confirmar o acerto dos companheiros comentaristas quanto a 1ª. foto. Parte da fachada do antigo Boulevard à direita e Rua Silva Teles onde o Corcel está entrando. Ali mesmo nessa esquina, a torre bem esbelta, que de acordo com o Google Maps, é da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
    A arborização atual até melhorou o visual.
    A Rural quase com certeza era o transporte do fotógrafo, que provavelmente trabalhava para um dos jornais cariocas, e esses tinham esse utilitário como favorito nos anos 60 e 70.

    ResponderExcluir
  11. A segunda foto é da rua Uruguai no trecho entre a rua Maxwell e a rua Barão de Mesquita.

    ResponderExcluir
  12. obrigado a todos e pp ao meu amigo Luiz D' que nunca esquece o meu natalicio e muito menos as minhas estórias. Eta memória danada!!!

    ResponderExcluir
  13. O Andaraí ainda conserva vilas operárias. A Siva Teles, a Maxwell, e a Pisa de Almeida juntas mais de cem casas. Estão faltando os atuais Flamboyants...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive a vila de casas, cujos telhados aparecem à esquerda, na foto 1, com algumas modificações (inevitáveis puxadinhos).

      Excluir
  14. FF: Informação cultural: Aguarda-se para breve o lançamento do livro de autoria de Cláudio Valansi, "O Cinema Carioca", que conta a história de algumas salas de exibição do Rio.

    ResponderExcluir