Total de visualizações de página

sábado, 11 de novembro de 2017

DO FUNDO DO BAÚ: BOMBONNIÈRE

 
Hoje é sábado, dia da série "DO FUNDO DO BAÚ. E de lá sai esta fotografia de uma antiga bombonnière de cinema, onde se podia comprar Drops Dulcora, jujubas ou bombons Toffee e desfrutar do filme em silêncio.
Hoje, em mais uma moda importada dos americanos, são comprados baldes enormes de pipoca e litros de Coca-Cola. O barulho durante o filme é desagradável e contínuo, as salas são pequenas.
A experiência de ir ao cinema era bem diferente dos dias de hoje: cinemas de rua, salas amplas, luxuosas, com  lanterninhas, bebedouro com água gelada, jornais cinematográficos como o "Atualidades Atlântida", o "Actualités Françaises", o "Canal 100". Sessões com horário de 2-4-6-8-10 ou 14-15,40-17,20-20-21,40.
Era um tempo em que, por ser proibido a menores de 14 anos entrar sozinhos em cinemas, havia que ficar junto à bilheteria e pedir para entrar junto com algum adulto. E da falsificação da idade na carteira de estudante para garantir a entrada em filmes proibidos para determinada faixa etária, principalmente nos filmes proibidos até 18 anos (era uma vergonha, que todos temiam, ser barrado pelo porteiro e ter que voltar à bilheteria para receber o dinheiro de volta...).
A foto de hoje mostra uma das clássicas "bombonnières" de antigamente. Alguém se arriscaria a dizer a que cinema pertencia?
Era o tempo do pessoal da Zona Sul frequentar o Miramar, Leblon, Astória, Bruni-Ipanema, Pax, Pirajá, Ipanema, Alvorada, Caruso, Riviera, Alaska, Royal, Roxy, Rian, Bruni-Copacabana, Condor-Copacabana, Flórida, Paris Palace, Danúbio, Veneza, Bruni-Flamengo, São Luiz. Politheama, Botafogo, Nacional, Coral, Scala, Guanabara, Ópera, etc.
Por outro lado há, hoje em dia, o conforto de estacionar num “shopping”, marcar lugar, sentar em poltronas muito confortáveis, o que também tem seu valor.

36 comentários:

  1. Drops Dulcora. Outro dia comi uma tangerina com tanto gosto de tangerina que me lembrou do Drops Dulcora.

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me bem da bambonniere do cinema Carioca na Tijuca,uma das melhores.

    ResponderExcluir
  3. Ninguém fala de cinemas obscuros e desconhecidos como o cine Acary que havia na Avenida Automóvel Clube. Foi demolido para a construção da fábrica Formiplac nos anos 60. Não possuía ar condicionado, curiosamente os trilhos de E.F. Rio D'Ouro passavam na sua fachada e o frequentador distraído poderia ser atropelado por um trem, já que os trens passavam na calçada à moda do VLT moderno. O Hospital Raul Gazzola ocupa o local hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconhecia essa informação do Anônimo Suburbano sobre esse cine Acary. Interessante.

      Excluir
    2. A expressão "cinema poerinha" surgiu ali.

      Excluir
    3. O cinema funcionou entre 58 e 65. O leito da via férrea apesar de asfaltado continua no mesmo local, literalmente na porta do hospital. Até 1968 o movimento de trens ali era intenso devido ao fechamento do ramal de Petrópolis da Leopoldina em 1964. Por causa disso, os trens que se dirigiam à Minas Gerais via Miguel Pereira e Japeri, passaram a utilizar o leito da Rio D'Ouro até Pavuna e São Mateus tomando em seguida a Linha Auxiliar. Isso durou até 1968 quando foi inaugurado o Ramal de Ambaí, entre São Bento, estação "suburbana" de Caxias, até Ambaí. A velha estação de Acary construídas em 1926, foi demolida em 1977/78 para a construção da Linha 2 do Metrô.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. "Drops Dulcora, a delícia que o paladar adora! Drops Dulcora, quadradinho embrulhadinho um a um… você quer um? Drops Dulcora!"

    Foi o primeiro a vir com cada “drops” embrulhado individualmente – não ficavam melados como os seus antecessores, embalados todos juntos. Anteriormente, os “drops” eram quase todos redondos, alguns com um furo no meio, os da Sönksen mais largos. As balas “toffee” vinham envoltas em papel azul com bolinhas brancas. Havia também as latinhas de metal com balinhas de cevada. Os chicletes Adams rivalizavam com o chiclete de bola Ping-Pong, que tinha figurinhas do Luiz Sá, salvo engano.

    "Drops Dulcora" era o apelido que o povo deu aos eleitores do Jânio Quadros, após a renúncia: "Embrulhadinhos um a um"...

    ResponderExcluir
  5. Muita cousa mudou! Agora são as "pipocas de R$50,00 nos cinemas. O preço do estacionamento e o preço dos ingressos fizeram do cinema uma diversão para ricos. Um pai que leve dois filhos ao cinema ficará com o orçamento seriamente comprometido. Devido ao ridículo valor dos salários vigentes no país, moradores de favelas não tem acesso aos cinemas. Afora alguns eventos promocionais e pontuais como nas favelas do Alemão ou da Zona Oeste, pobre não tem acesso aos cinemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observador Esportivo, o verdadeiro11 de novembro de 2017 às 09:29

      Joel, a mesma coisa aconteceu com o futebol. Os preços dos ingressos estão caríssimos e se for acrescentado o preço do transporte, da cerveja e do sorvete o programa fica caríssimo. Além disso agora tem jogo toda quarta e domingo.

      Excluir
    2. Como há pouco público disposto a ir a estádios e cinemas só se tornam viáveis se este pequeno público pagar ingresso caro.

      Excluir
  6. Por falar em balas faltou citar as "balas instrutivas Ruth", que foi a "febre" dos anos 50. Todo garoto levava para escola um monte de duplicatas das figurinhas para jogar bafo-bafo na hora do recreio. Lembram da Frumelo e da bala de caramelo da Nestlé? Alguém lembra de uma bala chamada Gamadinho?

    Mentex era usado para disfarçar o bafo de cigarro quando se voltava para casa depois do cinema ou festa. As balas Equipe traziam figurinhas de jogadores de futebol. A Kibon tinha também o Lingote e o pirulito de café.

    Os "salva-vidas" (Life Savers) eram balas branquinhas, redondas e com um furo no meio. Uns gostavam das balas Fruna. Os rebuçados de Lisboa eram balinhas de açúcar queimado embrulhadas num papel branco, com os dizeres em azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, balas toffee, caramelo coberto por chocolate embrulhado em papel azul de bolinhas brancas. Fora do contexto, alguém se lembra das cartelas de papelão que vinham com o sabonete Eucalol? Eu as colecionava...

      Excluir
  7. Bom dia a todos.

    Já desfilaram as minhas preferências nas bombonieres dos cinemas. Dulcora, Caramelos da Nestlé e muitos outros. Não era fã das pipocas de lá. Geralmente comprava do ládo de fora. Hoje os cinemas de shopping fazem promoção no ingresso para "meterem a faca" nos acompanhamentos, espacialmente os "combos".

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos!
    Cheguei atrasado! Da musiquinha dos drops Dulcora às balas Equipe, Fruna e o Lingote Kibon, entre outros, só me resta citar as balas de bonequinho.

    ResponderExcluir
  9. Caramelos Nestlé, Frumelo, balas soft (uma vez engasguei com uma, de laranja, quase morri...), sorvete de maria-mole que vinha com um anel do Batman, Ploc, bala de tamarindo (ainda existe, mas está cada vez mais sem gosto), bala de banana (era marrom bem escuro, vendia na Americanas), Dulcora. Enfim, isso era tudo o que eu tinha a dizer. Abçs

    ResponderExcluir
  10. O gerente não citou,mas não deveria faltar o Serenata de Amor da Garoto hoje um tanto sem prestígio, mas na época grande disputa com o Sonho de Valsa.Outra marca.bem lembrada era o Diamante Negro no segmento das barrinhas. ***Aqui em Vix também no hall de entrada dos cinemas era habitual a presença de um aquário de parede.

    ResponderExcluir
  11. As Life Savers (Salva vidas) eram drops no formato de boia. E eram coloridas, Baleiro! Eu gostava das verdes, de limão.
    O Mentex era o mais pedido na bonbonnière dos cinemas.
    Há séculos não entro num cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Tia Nalu diz: "há séculos não faz alguma coisa" não é simples força de expressão.

      Excluir
    2. Tia Nalu não vai a sessão de cinema mas não abandona a seção eleitoral.

      Excluir
  12. Tia Nalu era viciada nos cigarrinhos ao Leite da Pan.

    ResponderExcluir
  13. Tia Nalu era viciada nos cigarrinhos ao Leite da Pan.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos. E faltou falar do Dulcora Coca Cola e de Anis, os dois que eu mais gostava. Como detesto pipoca, nisso eu não sou roubado quando vou ao cinema. Agora que estou aposentado, vou ao cinema toda a semana nos dias de promoção e ainda pago meia por ser idoso. O que me deixa chateado com as atuais salas de projeção, é que todas são exatamente iguais, não tem identidade própria ou melhor não tem alma. Antigamente se alguém me vendasse os olhos e me colocasse dentro de um cinema ao retirar a venda eu imediatamente saberia em que cinema estava.

    ResponderExcluir
  15. Faltou falar do drops de anis ,comprei alguns numa bombonniere em Copacabana já no final dos anos 90 que ficava em frente ao Modern Sound. Desapareceram.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a todos,
    O Joel comentou que hoje em dia cinema é para rico. Não tem problema, pois os pobres de hoje vão para as igrejas evangélicas. Lá o ingresso é barato (dízimo), e o espetáculo é sensacional! Tem música gospel de qualidade (um espanto!) e diversos milagres ao vivo promovidos pelos pastores e bispos, como ressuscitação de mortos e curas de gays e lésbicas! Quem precisa de cinemas caros quando se tem efeitos especiais ao vivo?
    Há braços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zierer, você tocou em um ponto nevrálgico. Já comentei aqui que o sectarismo e o fanatismo religioso estão levando o Brasil à ruina. Malafaia, Macedo, Santiago, Crivella, são nomes que facilmente se confundem com muita propriedade com Marcola, Beira Mar, Uê, Cabral, Neves, Picciani, e muitos mais. Para que cinema? Já temos circo(sem pão)...

      Excluir
    2. Amém, tenho fé que um dia destes vou testemunhar a multiplicação da paçoca

      Excluir
  17. Defronte ao antigo Cine Jardim, na Ribeira, ficava o o carrinho de doces do Seu Benedito! paçoca,maria-mole,doce de batata,de abóbora,chocolates,balas de todos os tipos e cores e... pasme! Pedaços de coco fresquinhos.

    ResponderExcluir
  18. Mentex era o meu favorito no cinema. De todos os citados que desapareceram do mercado ele foi o último. Mas sempre pode voltar, pois Juquinha, a bala, ressuscitou.
    Nunca comprei chocolates para assistir filmes em cinema, mas o Diamante Negro é um dos sobreviventes entre os listados.
    E por falar em Balas Ruth e Favela do Alemão, a fábrica dessa guloseima ficava próxima ao atual Complexo do Alemão.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde a todos.
    Para mim, cinema acabou faz tempo.
    Hoje, quando vou, é para acompanhar alguém.
    Prefiro mil vezes o D.V.D. ou a Internet.
    Você escolhe o que deseja assistir, no horário em que deseja, e melhor de todos com opções para todos os gostos com filmes antigos aos mais modernos.
    Para quê ir ao cinema hoje em dia se eu já possuo uma espécie de cinema em casa?
    Hoje o comentarista Joel merece ganhar de um puxão de orelha.
    Joel. Você bebeu?
    Por favor, não vamos incentivar a nação Favela S.A. a ir para o cinema. Vai ser uma esculhambação só!
    Depois dizem de que sou reacionário, ultra radical de direita e por aí vai, porém, com a educação zero do povo que possuímos, esse pessoal tem que assistir filme onde residem. Está de bom tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui nós US como acredito hoje em dia na maioria das cidades os cinemas são relativamente caros e invonvenientes. Creio que a maioria possui um entertainment center com boa tv em casa e assistem o filme que quiserem via Netflix ou equivalente

      Excluir
  20. Wolfgang, eu não tinha pensado na falta de segurança. Se todos na favela resolvem ir ao mesmo tempo, como vai ser? Alguém se habilita a ficar no "escurinho do cinema"? E se acontecer um "arrastão"? E se for um "rolêzinho"? Será que o batalhão da P.M terá efetivo para "garantir" a sessão de cinema? No Brasil não tem terrorismo nem Estado Islâmico mas tem favelado "pra dar e vender". O que será que o William Wack diria?

    ResponderExcluir
  21. Lá em Laranjeiras tem uma tenda de Milagres.A pastora é bem conhecida.

    ResponderExcluir
  22. Ainda existe na Cinelândia uma Bombonière, Pça Floriano 45,mas que hoje infelizmente está um pouco descaracterizada do original mas que ainda tem o charme dos bons tempos daquela área. É a "Bombonière Patrone" que ainda tem um acervo intacto e preservado dentro da loja e parte da fachada. Não sei se o proprietário ainda é o mesmo mas era pessoa de bom papo e frequentador assíduo do antigo SDR mas de uma forma discretíssima. Ela está situada ao lado do antigo cinema Pathe onde hoje funciona uma Igreja.

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite!Até agora ninguém disse de qual cinema é este baleiro. Como também não sei,vou dizer alguns cinemas onde não é: Mascote,Para Todos,Roulien,Art Meier,Cachambi, São Pedro, Santa Alice.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite ! Seria o baleiro do Cinema Palácio ?

    ResponderExcluir