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segunda-feira, 27 de novembro de 2017

RUA REAL GRANDEZA



 
As fotos de hoje mostram a Rua Real Grandeza no seu trecho entre o Túnel Velho e as ruas General Polidoro/Pinheiro Guimarães. Curiosamente, embora sejam de décadas diferentes, a rua sempre está em obras ou precisando delas. Via importante para a ligação entre Botafogo e Copacabana, passou por diversos alargamentos em sucessivos planos viários.
Na primeira foto vemos o bonde 14, o famoso “Gosório”, com uma estranha abreviatura no título (PR. GENal. OSORIO), vindo de Copacabana em direção ao Centro da Cidade. Os passageiros que vinham de Ipanema ou Copacabana tinham acabado de pagar a "segunda seção" ao condutor. A "primeira seção" ia de Ipanema (Teixeira de Melo) até o primeiro ponto após o Túnel Velho, em frente a uma grande loja de flores (ali se faziam as coroas que ornamentavam os caixões).
Como o bonde estava vazio e pelas sombras suponho que já fosse o meio da manhã e os alunos do Santo Inácio, do Jacobina, do Anglo-Americano, do Santa Rosa de Lima, do Imaculada Conceição, do Andrews e demais colégios de Botafogo já estavam nas salas de aula.
A Real Grandeza era uma típica rua em que se colocavam os automóveis sobre os trilhos de bonde para evitar a trepidação dos paralelepípedos. O problema era nos dias de chuva, pois a chance de derrapar era grande, além do risco de rasgar o pneu em caso de irregularidade nos trilhos.
A primeira foto é do final dos anos 50, quando já tinha sido feito um alargamento da rua que, originalmente, se destinaria à duplicação do Túnel Velho em galerias paralelas (isto não se concretizou, tendo sido feito, então, um túnel sobre o outro).
Este trecho da rua atualmente abriga algumas concessionárias de automóveis, além de um antigo prédio de 7 ou 8 andares, o de nº 372, de apartamentos mínimos, na esquina da Rua Aníbal Reis. Outra rua deste trecho é a Diniz Cordeiro, onde ficava o consultório do famoso pediatra dos anos 50, o Dr. Natalício.
A segunda foto é dos anos 60 e a terceira é dos anos 70.
Dizem que uma vantagem para os moradores desta área é o fato da vizinhança ser muito silenciosa...

20 comentários:

  1. A primeira foto mostra uma sombra que corresponde à suspeita do texto. Deve ser de 10 horas em diante. No cantinho, aparece um Chevrolet 51, ou perto. Na segunda, vemos um furgão Chevrolet 3100 "boca-de-sapo" de 1948 em diante, um Fusca trabalhado (pelo playboy da época), com o capô sem a nervura central e um JK até 1967. Ao fundo, um Chevrolet 1956. As placas numéricas confirmam a década de 60. Na terceira, tem Variant, Caminhão Chevrolet Brasil 1959, Aero-Willys 2600 e um Dodge Dart entre os Fuscas.

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  2. Bom dia a todos.
    Uma curiosidade Luiz: Será que a obra como apresentada na terceira foto, não seria de duplicação da pista naquela parte da entrada do túnel?
    Se me recordo, naquele trecho já perto do muro do cemitério em sentido de ida para Copacabana, acredito de que haja um alargamento.
    Na terceira foto ainda é interessante ver do caminhão de bebidas que é dos anos 50 ainda em uso na década de 70. O ultimo desses que vi foi da fábrica Trianon no Riachuelo.
    Foi muito largamente usada por feirantes para transporte das bancas de feiras.

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  3. O bonde 14 está na memória afetiva de todos os moradores de Copacabana e Ipanema. Sempre com reboque, ia pela contramão na Nossa Senhora de Copacabana da Siqueira Campos até a Francisco Sá, além da Gomes Carneiro e Visconde de Pirajá até a Teixeira de Melo, em Ipanema.

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  4. O bonde da primeira foto é um bataclã sem reboque. Diga-se de passagem que todas as linhas de bonde que se dirigiam à Copacabana, Ipanema, e à partir dela também o Leblon, passaram a utilizar o trajeto via Real Grandeza/Túnel Velho à partir de Setembro de 1962 devido ao início da operação dos "Trolley-Bus na Zona Sul. O limite entre os dois sistemas eras a Praça Serzedelo Correa, já que os bondes circulavam pela Siqueira Campos e os Trolley-Bus tinham seu ponto final provisório na altura da Rua Inhangá. Isso durou até a erradicação total dos bondes em Ipanema e Leblon.

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  5. O Gustavo talvez possa confirmar mas, salvo engano, a concessionária Volkswagen que aparece na foto foi a primeira do Rio. Os fuscas da Pfizer eram adquiridos nessa loja. Também nessa rua ficava a Academia Universitária de Karatê formada na maioria por alunos de medicina da UFRJ em 1969/70. Ocupava um casarão, hoje um estacionamento, na esquina de Real Grandeza com r. Hans Standen.

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  6. Mais um detalhe: Na primeira não se trata de alargamento e sim de manutenção da tubulação de esgoto. O alargamento não se deu pelo muro contíguo ao cemitério porque as indenizações seriam bilionárias. Um carneiro perpétuo no São João Batista é custa o equivalente a um apartamento e em muitos casos o equivalente a cinco apartamentos. A concessionária VW foi instalada após a erradicação dos bondes.

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    1. Tem razão. A que eu me referi fica próximo, na Gal. Polidoro, e é atualmente da Renault (Leauto). Essa da foto é hoje da BMW (Norden Motors). Não lembro o nome da antiga concessionária da Volks.

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  7. Tenho uma filha que mora aí perto(Mena Barreto),embora este ano esteja fora,e por isto é minha rota em direção a Copacabana.Chama a atenção aí próximo,um pouco mais em direção a entrada do São João Batista,a quantidade de oficinas mecânicas e lojas de polimentos e outros fins para autos.***Não tinha idéia do valor de um lote no Cemitério.Grande espanto!!!***O mau elemento chamado Rodrigo que está na Ponte Preta mais uma vez deu péssimo exemplo no jogo contra o Vitória.Muito bem punido e deveria pegar um gancho homérico.Sempre usou de artifícios chulos para intimidar/perturbar colegas de profissão.** O Muralha é mesmo uma piada de mau gosto.Mais uma vez o Flamengo escorregou no planejamento.Está sem goleiro para a Sul Americana.Vai ter que apelar para o garoto que está parado.

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    1. Pastor. Por morar próximo a Mena Barreto quero informar que existe uma quantidade imensa de novos barzinhos voltados a cerveja artesanal, hamburgões diversos altamente incrementados muito em moda aqui no Rio. Tem também inúmeros "Bitrôs" e "Pé limpos" com musica ao vivo. Vale a pena dar um bordejo quando de sua visita a filha. Ah! não esqueça, os postes já estão todos demarcados na região por ser minha área. Vc.é meu convidado na próxima. Quanto a região das ruas São João Batista, Real Grandeza e arredores estão melhorando no que pode. A lamentar a ruína que está a entrada do Túnel que outrora era um verdadeiro cartão Postal.

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    2. Esse Rodrigo gosta de um "charuto". Mas parece que o jogador do Vitória também "gosta do babado". Essa estória de viadagem tinha de ser criminalizada tal como o funk: Vinte chibatadas no lombo...

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    3. Ceará,individuo,obrigado pelas dicas e deferência.Como relatei acima a minha filha está passando um período fora do país e portanto as minhas ao Rio estão praticamente nulas.Mas não vai faltar oportunidade de solicitar os bons préstimos da Calango Turismo para uma rodada de fogo em Botafogo ou até mesmo Feira dos Nordestinos.Sem espanto!!!

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  8. Curioso dessa rua é um acesso que passa pela favela e vai dar em Copa. Num réveillon , com tudo engarrafado, o taxista foi por ali e em salvou. Hoje não sei se conseguiria passar por lá.

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  9. A última casa antiga deste trecho foi demolida recentemente. A sobrevivência dela é um mistério, porque ficava do lado que foi recuado. Já tinha perdido o jardim e, pelo visto, foi expropriada, mas não demolida. Era do município, da SMBS.
    Quanto ao fusca do playboy era comum alisar o capô retirando os vincos, depois de uma lanternagem, os capôs apodreciam próximo do trinco. Este fusca tem rodas cromadas.
    A concessionária VW já foi Ford e hoje é BMW. Era a Auto Industrial nos anos 70.

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    1. Na segunda foto: Chevrolet 56 branco, lá no final parado à direita e um FNM JK atrás do fusca. Caminhonete Chevrolet da Confeitaria Colombo
      Na terceira foto: Auto Industrial Rua Real Grandeza, 352 - tel. 226-7747 e 246-2644

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  10. Boa tarde a todos.

    Vou pegar uma carona no bonde da primeira foto e acompanhar os comentários. Devo ter passado no máximo duas vezes por essa rua.

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  11. Não vou falar de futebol porque "oceis falaram tudo, meu!, num pricisa né? Aqui é Curíntia!"

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  12. Boa noite a todos. Até hoje este trecho da Real Grandeza é complicado para o trânsito, bem como a conservação da rua sempre foi péssima, nunca passei por ali que a rua estivesse bem calçada, e passo sempre por ali quando vou a Copacabana na minha dentista. Já quanto ao cemitério, atualmente está perdendo em número de residentes para a favela que o circunda.
    FF. E o muralha vai mudar de apelido, vai escolher entre um dos apelidos propostos pela torcida, cerquinha, porteira, alambrado, mureta, etc.
    E já foi goleiro da Seleção Brasileira, fico pensando na Copa do Mundo no ano que vem, quem o Tite vai convocar.
    Se na última rodada o Corinthians empatar e o Flamengo perder, vai bater na mosca a minha previsão de 20 pontos de diferença. E isso porque o Timão tirou o pé no 2º turno.

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  13. Lino o Muralha em sua passagem pelo Flamengo nunca esteve bem.Sempre muito ruim nas saídas do gol,especialmente nos cruzamentos na área,sem bom entrosamento com os zagueiros e sem cancha para jogar com os pés.Algumas boas defesas em jogadas com tiros diretos a meia distância.Só isso.Na minha avaliação jamais passou confiança para o time e este ano sepultou as chances de se apresentar bem>Espero que vá para outro clube e mande ver,mas no Flamengo não dá mais nem para tentar.

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    1. Sempre disse que o Muralha era o maior rebatedor jogando de goleiro. Nunca encaixou uma bola, em todas rebatia do jeito que dava. Hoje em dia nem isso faz mais.

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    2. Pois são estas rebatidas a que me refiro as defesas em tiros diretos a meia distancia,geralmente com a bola voltando ao meio ou saindo mais para o lado da área.De fato nunca foi de encaixar bolas ou usar elasticidade para bolas mais altas.Sempre estilo pesado e fora do tempo.Jamais considerei bom goleiro.***Karak,acabei de ver o Keno do Palmeiras fazer um golaço no Botafogo.Belo gol.

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