Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

FACULDADE NACIONAL DE MEDICINA (VI)








 
Seguindo com os “posts” sobre a FNM:
Em 12/12/1972, a exatos 45 anos, realizou-se a missa de formatura da turma de 1972 da Faculdade Nacional de Medicina, da Praia Vermelha. Foi às 10 horas da manhã, na Igreja da Candelária, traje passeio completo. A maioria da turma estava lá.
A segunda foto mostra um grupo de bons amigos da Faculdade, senhores que parecem velhíssimos, mas todos tinham menos de 30 anos de idade quando da foto ...
Na terceira foto vemos os fundos da Faculdade: aquela torre era para um elevador que transportava os cadáveres para o Departamento de Anatomia no 3º andar. Ficava em frente à porta dos fundos do bar e próximo da base da rocha atrás do prédio. Num pequeno compartimento na base desta torre havia geladeiras para conservação dos cadáveres, ainda não "formolados". Por ali ficava também o alojamento de estudantes necessitados. Apesar da incômoda localização, havia ainda um canil usados nos trabalhos de fisiologia e farmacologia, estes alojamentos ajudaram a muitos estudantes que não tinham como se manter no Rio.
A seguir vemos a biblioteca, o pátio interno e o laboratório de Bioquímica.
Por fim, o plástico do Centro Acadêmico Carlos Chagas e outro da FNM.
PS: o professor George Doyle Maia tem 2 livros sobre o assunto: “Biografia de uma Faculdade” e outro, um pouco mais completo, “A Nacional de Medicina 200 anos”.

18 comentários:

  1. Bom dia a todos. Mais um capítulo desta interessante série sobre a FNM. Logo a 1ª foto nos dias de hoje seria motivo de questionamentos por parte dos chatos de plantão. "Porque uma cerimônia religiosa católica numa festa de formatura?" Já aquelas árvores do jardim vista na 5ª foto, foram testemunhas de muitos amassos ali ocorridos. Já a 4ª foto da biblioteca, se tivesse algumas garrafas pelas mesas, seria confundida facilmente com o bar da faculdade. Aliás o meu primeiro período de faculdade passei mais tempo sentado nas mesas do bar em frente do que na mesa da sala de aula, tomei logo uma dependência para botar rumo no barco no 2º período.
    Realmente os anos de faculdade são os anos que mais saudades nos deixa em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Pé direito alto e muitas janelas reduziam o calor no ambiente.
    O estilo Rivelino no bigode tinha seus seguidores entre os formandos. E o de barba estilo Fidel me parece conhecido.
    A torre agora está bem visível e explicada, e se tivesse odor via internet, sentiríamos o cheiro do formol, coisa que o pessoal do alojamento devia estar mais do que acostumado.

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como a foto dos formandos dá a ideia de uma coisa antiga. É o tempo, é o tempo, é o tempo.
    O que será que estão pensando hoje estes médicos que certamente terão tido muito sucesso em suas vidas profissionais? Estariam todos ainda vivos?
    Os plásticos eram um sucesso na época e enchiam os vidros dos carros. Hoje são os plásticos de estacionamentos de condomínios ou clubes, além dos que liberam cancelas de estacionamentos e estradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um dos que aparecem na foto já faleceu. O ilustre colega e amigo Nilson Caruso, eminente dermatologista.

      Excluir
  4. Bom dia!

    Caso o Conde tenha se formado na mesma turma do Dr. D', acredito que seja o que está imediatamente acima do mesmo.

    ResponderExcluir
  5. EM TEMPO: parabéns ao mestre da colorização Nickolas Nogueira pelo aniversário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a lembrança e aproveito para elogiar essa "estupenda" série!

      Excluir
  6. Depois de algum tempo longe da internet pude verificar a riqueza das postagens anteriores. Parabéns ao responsável pelo resgate das lembranças. Esse é o objetivo principal dos blogs nostálgicos. Com relação à fotos tentei localizar algum colega de academia da Real Grandeza cujo nome Universitária era devido à frequência majoritária de alunos da Faculdade de Medicina, no período de 1969 a 1971. Todavia, não identifiquei ninguém. O responsável pela academia também era estudante e se chamava João Carlos Luiz, paulista de Santos.

    ResponderExcluir
  7. Em tempo: Uma correção. Disse que não identifiquei ninguém como frequentador da academia mas suspeito que o formando na segunda fila, à esquerda, de barba, seja o responsável pelo SDR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está meio careca atualmente.Mas a barba é inconfundível.

      Excluir
    2. Mas aquele que está logo acima dele, descontando o cabelo diferente, é igual ao Docastelo.Com o cabelo agora ralo e sem bigode,está igual.

      Excluir
  8. Luiz,
    quanta saudade... acho que vc é o maior acervo e memoria da nossa FNM. PARABÉNS PELO RESGATE DE TANTAS MEMORIAS!

    ResponderExcluir
  9. Bela coleção e maravilhosas memórias.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos.
    Parabéns Luiz, pela comemoração dos seus 45 anos de formado e das lembrança de uma Instituição que infelizmente acabara.

    ResponderExcluir
  11. Acabo de lembrar que estou fazendo 50 anos de formado.... Como o tempo passa depressa !!!!

    ResponderExcluir
  12. Orgulho enorme em ter sido aluno desta faculdade. Turma 1976

    ResponderExcluir