Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de abril de 2020

TÚNEL NOVO 3

Foto de 1942 mostrando o estágio da obra de abertura da nova galeria do Túnel Novo
As obras para a construção na nova galeria (a atual Botafogo-Copacabana) foram programadas para o início dos anos 40. A ideia era importar todo o necessário dos Estados Unidos, que tinha máquinas modernas. Entretanto, com a entrada daquele país no II Grande Guerra isto se tornou impossível. A solução foi usar as máquinas e equipamentos da própria Prefeitura.
 

Nesta foto vemos uma explosão do lado de Copacabana para abertura do túnel. Muitos prédios da Princesa Isabel e da Felipe Oliveira foram demolidos. Ali à direita, na entrada da galeria mais antiga, ficava uma oficina e garagem de táxis que existiu até os anos 60. Era chefiada pelo "Baiano", cujo nome já não me lembro, compadre de meu pai.

À esquerda, a igreja de Santa Teresinha. O trânsito flui em mão-dupla pela galeria antiga enquanto a nova galeria está sendo aberta. Esta primeira galeria era estreita, 12 metros, e quando das obras da década de 40 ficou resolvido que seria alargada após a conclusão da nova galeria. Ambas teriam os mesmos 16 metros de largura e 250 metros de comprimento.
 

Já vemos os trilhos sendo colocados na nova galeria. Quando esta ficou pronta o tráfego de bondes foi deslocado para ela, pois a galeria antiga seria alargada. Depois de feito o alargamento uma série de acontecimentos levaram à desistência de levar os bondes sentido Botafogo para lá, permanecendo a ida e vinda dos bondes pela nova galeria. Era o famoso "mata-paulista".
 
A Igreja de Santa Terezinha, que lá está até hoje, em estilo "art-déco", foi obra do Cardeal Sebastião Leme, sendo consagrada em 1941.
 
Agradeço a colaboração do Carlos P. L. de Paiva e do Andre Decourt.

9 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Minha tia fez curso de corte e costura na igreja. Tenho uma cópia da foto da formatura lá na década de 50.

    ResponderExcluir
  2. O retorno de parte dos trilhos para a velha galeria foi objeto de uma disputa administrativa cuja razão não ficou bem clara. FF: o helicóptero da Record flagrou pela manhã uma imensa fila na porta da CEF na Estrada dos Bandeirantes em Curicica. Ontem por igual motivo houve conflito e qquebra-quebra Belford Roxo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Fotos com registro histórico deste local, fantásticas, aguardando os comentários.

    ResponderExcluir
  4. Com a mudança das linhas e o fato de uma não ter retornado ao local de origem, como planejado, entendi porque o "mata-paulista" era galeria mais nova.

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque quando a postagem é sobre a zona sul o número de comentários é reduzido...

    ResponderExcluir
  6. Corre uma informação que aparelhos de tomografia, provavelmente em containers, estão sendo instalados pelo prefeito bispo em "filial" da IURD na Rocinha e não na UPA.
    Para muitos moradores o Edir Macedo vai levar a fama pela benfeitoria, com uso do dinheiro público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Globo não perdeu tempo. Agora, tem outro lugar, alem da UPA e da igreja, onde pudesse ser instalado??

      Sobre as filas nas Caixas, coisa que está acontecendo em Madureira, como visto hoje na Record, em Bangu, São Cristóvão ou outros lugares. Não sei porque o espanto com relação a um local especifico como sempre... Ah, tá.

      Excluir
    2. O presidente da associação de moradores declarou que estava combinada a instalação do tomógrafo na UPA.

      Excluir
    3. Como eu sempre afirmo, "tráfico, morador de favela, igreja evangélica, política, curral eleitoral, venda de votos, coitadismo, e tolerância ao crime", fazem parte do mesmo pacote". Crivella deveria mudar seu domicílio eleitoral, já que será o "rei do pequeno nordeste carioca, "visse?" A propósito, sabem quem vai ser a vice-prefeita na chapa de Crivella na reeleição para a prefeitura do Rio? A ex-mulher de Bolsonaro, a mãe de seus filhos políticos. E para colocar mais lenha na fogueira, Luciano Huck está comprando votos no nordeste através de um cartão de R$200,00. Recebi esse vídeo e é um absurdo. Logo "estará na praça"

      Excluir