Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de novembro de 2020

ILHA DE BROCOIÓ

Vocês têm ouvido falar da Ilha de Brocoió? Faz muito tempo que não sei notícia alguma sobre ela.

Vizinha da famosa Ilha de Paquetá, da qual dista apenas 300 metros, a Ilha de Brocoió possui aproximadamente 200.000 m². Sua primeira função teria sido a de abrigar um presídio de índios rebeldes. Posteriormente abrigou uma caieira, fornecendo matéria-prima (cal) que, junto do óleo de baleia, servia de argamassa para as construções que proliferavam pela Cidade do Rio de Janeiro.

Em 1930, a ilha era propriedade do dr. Otávio Guinle, que construiu uma mansão em estilo normando, muito em voga no período, conforme projeto do arquiteto francês Joseph Gire, autor de diversos projetos para a família Guinle e que também providenciou o agenciamento paisagístico de Brocoió.

Em 1944, sendo o prefeito do então Distrito Federal o Dr. Henrique Dodsworth, a ilha foi adquirida pela Prefeitura da cidade. Atualmente, seu uso é estritamente oficial.


Uma pérola da Baia da Guanabara a ilha de Brocoió é desconhecida da maioria absoluta dos cariocas. Acho que poderia ser mais bem utilizada como local turístico, que certamente atrairia a muitos que visitam ou moram no Rio. Já houve um tempo, na década de 50, em que isto acontecia.

Na ilha de Brocoió há um magnífico parque e um belo castelo em estilo normando. Uma das grandes festividades ocorridas nesta ilha foi a festa de São João, em 1951, quando mais de 3 mil pessoas, entre elas cerca de 500 turistas estrangeiros, participaram de uma festa folclórica ali realizada, um "Bumba-meu-boi". Dentro do castelo selecionadas orquestras tocaram para os visitantes, numa noite que pareceu de conto de fadas. O ponto alto foi a queima de fogos de artifícios.


O prezado comentarista "Colaborador Anônimo" certa vez informou que "a casa é residência oficial do governador. Depois do Lacerda (que para lá embarcava no cais do Salvamar, em Botafogo) ficou muitos anos sem ser utilizada, até que o governo do Brizola resolveu tornar a utilizá-la e, para tanto, lançou mão do Corpo de Bombeiros para uma reforma completa, passando a existir ali até hoje um destacamento da corporação que é responsável pela guarda e manutenção.

A residência, realmente, é algo que impressiona pela suntuosidade, destacando-se um relógio de sol no jardim e um órgão de tubos que ocupa toda uma parede de uma das salas."

Dando uma pesquisada vi que os últimos governadores do Estado do Rio de Janeiro que estiveram no local foram Rosinha e Anthony Garotinho.

O governador Sergio Cabral, que deixou o cargo em 2014, gastou ainda R$ 1 milhão para fazer a reforma do local, depois de anunciar que a ilha seria aberta para a visitação, o que acabou não ocorrendo.

Já o sucessor de Cabral, o governador Luiz Fernando Pezão, falava em tornar o casarão uma escola de hotelaria. Em junho de 2016, o governador em exercício, Francisco Dornelles, indicou o desejo de atrair a cobiça de hoteleiros, tentando transformar a mansão histórica em dígitos na conta bancária do Estado.

Por meio do Decreto n. 45.683/2016, o Palácio foi transferido para o patrimônio do RIOPREVIDÊNCIA, deixando de ser de titularidade do Poder Executivo e passando para esta autarquia.

Em 2019 com a posse do Governador Wilson Witzel, a ilha foi transferida para a Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança.

8 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Algumas informações eu sabia, outras são novidade. Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  2. Escutei sobre essa ilha, ainda na escola primária quando a professora informou que essa ilha era a residência oficial de descanso do governador (da GB, na época). Não sabia que tinha um prédio tão bonito. Pena que a baía não ajuda. A água deve ser suja e poluída e as praias cheias de lixo, como todas da baía. Esse nome também não ajuda!

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano o local já andou frequentando listas para leilão de património público.
    Sergio Cabral precisava executar o maior numero possível de obras para alimentar determinadas empreiteiras. Era um fator "delta" e de "carioca".

    ResponderExcluir
  4. Eu nem me lembrava mais dessa ilha. A mansão é muito bonita. Aprecio demais o estilo normando.

    ResponderExcluir
  5. Se bobear é mais um patrimônio público que será vendido. A$ velha$ Rapo$a$ estão à espreita...

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos. Fato totalmente sem sentido o governo ter adquirido esta ilha, como também é totalmente sem sentido, não ter se desfeito desta propriedade a décadas. Como o brasileiro é uma topeira em termos de exploração de turismo, essa hipótese é totalmente descartada como uma forma de exploração deste imóvel. Mas tenham certeza se fosse propriedade de uma empresa Americana, com certeza o local seria rentável e estaria funcionando, assim como com empresas europeias, principalmente espanholas, também estariam funcionando e dando lucro. Infelizmente na mão do governo ou empresário brasileiro sem subsídios, não tem qualquer futuro. Empresário brasileiro, é capaz de fazer uma máquina de produzir ovos de ouro, passar produzir estrume e nem conseguir enxergar que poderia vender este produto, como adubo para a agricultura e deixar falir a empresa.

    ResponderExcluir
  7. Uma joia cercada por um pântano fétido infelizmente...um crime o que foi feito com a Baía de Guanabara.

    ResponderExcluir
  8. Milhões gastos por ano. Faz dela algo útil sei lá colônia de férias de crianças carentes, ADM pelos bombeiros. Mas fácil seria liberar os jardins do Palácio Guanabara que todos pagamos.

    ResponderExcluir