Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

LAGOA ANOS 50 E 60


Crianças brincam na "praia" da Lagoa. Ao fundo a Favela da Catacumba e a pedreira.


As lavadeiras da Catacumba, que atendiam aos moradores do entorno da Lagoa. Toda semana pegavam os lençóis, faziam um rol da roupa levada, colocavam a trouxa na cabeça e devolviam tudo limpo dias depois. 


Eram famosas as provas de motonáutica. Vemos a lancha do campeoníssimo Paulo Hugo. Há anos estas provas não mais se realizam. 

Um "quatro-com outrigger" do Vasco da Gama saindo para uma regata.


Um "dois-sem" do Flamengo próximo da linha de chegada. Era uma época em que havia grande público para assistir aos embates entre Botafogo, Flamengo e Vasco nas águas da Lagoa.

15 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Hoje é dia de acompanhar os comentários. Sobre as provas de motonáutica, acredito que deixassem muito resíduo de óleo no espelho da lagoa, prejudicando o ambiente. Mas posso estar errado e não ter nada a ver com isso...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Outros tempos...mas hoje está bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. "Praia da Catacumba?"Ali parece ser em frente à Joana Angélica.Uma curiosidade: a água que era usada na lavagem era salgada ou potável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anônimo, releia o texto. "Praia da Lagoa" (do lado de cá), AO FUNDO a Favela da Catacumba. Não há referência a "Praia da Catacumba".

      Excluir
    2. É verdade "Xará",perdoe-me,não há referência "à praia da Catacumba".

      Excluir
  4. Tem comentarista que vai adorar está postagem das lavadeiras.Tem gente que vai enaltecer a favela.Eu prefiro hoje em dia ,pois sou Do Contra .

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Vou ressaltar as colorizações das fotos que estão primorosas. Acho que pior do que o óleo derramado nas águas, seria a movimentação do lodo do fundo da Lagoa, acho que afetaria muito mais os peixes que vivem na Lagoa. Hoje estarei na janela só espreitando os comentários,

    ResponderExcluir
  6. Lancha Voadora de Seu Hugo, ilustre morador da Ilha do Governador e dono da Agência Hugo de Automóveis. As lanchas eram fabricadas pelo Sr. Astério, na Praia da Bandeira.

    ResponderExcluir
  7. Assim como na Lagoa de Araruama as praias lacustres da Lagoa Rodrigues de Freitas provavelmente eram ótimas para os pimpolhos. Porém a poluição um dia tomou conta.

    ResponderExcluir
  8. O sumido Pastor do Espírito Santo está demorando a voltar. Correm boatos sobre uma possível candidatura para a Câmara de sua cidade, já que a Igreja Belletiana tem forte influência no reduto do "Triângulo das Bermudas" da capital capixaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizamente o Pastor está fora de combate. Na torcida para um breve retorno e votos de melhoras.

      Excluir
    2. Não sabia do motivo do sumiço. Então agora ficamos também na torcida.

      Excluir
  9. Sempre relembro em posts sobre a Lagoa o filme "Meus Amores do Rio " disponível no You tube. Feira da Providência e aquele senhor de boné que passeava aos domingos num cavalo branco. Um charme um lago na cidade.

    ResponderExcluir
  10. Argumentando fraude, presidente de um país quer melar a eleição; não, não estou falando do Maduro, na Venezuela...

    ResponderExcluir
  11. Essa favela foi removida para a cidade de Deus e Vila Kennedy que hoje são favelas tbm. Resumindo continua tudo igual.

    ResponderExcluir