Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

PRAIA DO FLAMENGO


Esta belíssima foto foi enviada pela Cristina Pedroso, a quem o “Saudades do Rio” agradece. Ela pede informações sobre as construções.

Vemos a Praia do Flamengo nos anos 20 do século passado. Destacam-se dois edifícios do famoso arquiteto Joseph Gire que, além desses, foi autor de outros projetos famosos como os do Copacabana Palace, Palácio Laranjeiras, Edifício A Noite, etc.

O prédio mais próximo é o Edifício Flamengo (antigo edifício Guilhermina), que fica no nº 116 da Praia do Flamengo. Este prédio tem dez andares, com telhado em mansardas. São apartamentos de mais de 200m2 com hall de entrada, sala de estar e sala de jantar voltadas para o mar, três suítes, banheiros, cozinha e área de serviço. Como alguns prédios antigos acompanha o apartamento um cômodo no último andar que pode ser utilizado como dependência de empregados. São dois apartamentos por andar.

O prédio mais distante é o Hotel Glória que foi construído para a Exposição Internacional de 1922, comemorativa do Centenário da Independência. Foi aberto em 15 de agosto de 1922, com uma bênção realizada pelo arcebispo D. Sebastião e foi o primeiro cinco estrelas do Brasil. Sua construção foi uma iniciativa da firma Rocha Miranda & Filhos.

No local do Hotel Glória existia o palacete de John Russel, o pioneiro dos esgotos no Rio de Janeiro. Em estilo neo-Luiz XV o Hotel Glória era dotado de teatro, cassino, salões de festas e de jogos, áreas de lazer e 150 quartos. Ampliado em época posterior, ganhou mais dois andares e, pela incorporação de terrenos adjacentes, passou a ter 500 quartos. Eram famosos os bailes de formatura em seus salões, sua área de piscina e seu simpático bar.

Entre os dois prédios fica o Palácio do Catete e podemos ver o ancoradouro então ali existente que, contam, seria utilizado pelo Presidente da República em caso de necessidade de fuga.

Quanto à torre que se vê à esquerda restam dúvidas: Não parece ser, pelo ângulo, a torre da igreja de N.S. da Glória, no Largo do Machado. Alguém teria uma sugestão?

É interessante notar que a estreita faixa de areia da Praia do Flamengo tinha sempre um bando de “voyeurs” junto à mureta.

15 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.


    A Praia do Flamengo era só um caminho de passagem para Botafogo, exceto pela região do palácio. Sempre admirava o conjunto arquitetônico relativamente preservado. Infelizmente não posso contribuir para acabar com a dúvida sobre a torre.

    ResponderExcluir
  2. A torre parece ser de residência, e não de igreja.

    ResponderExcluir
  3. Sem notícias do prezado Belletti. Preocupante.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia à todos,
    A torre pertencia ao palacete da família Pareto, e atualmente no local está o prédio da extinta TV Manchete.
    Para mais detalhes procurem a postagem do SDR "PALACETE PARETO" que foi publicada na quinta-feira, 23 de abril de 2020.
    Há braços

    ResponderExcluir
  5. Enquanto capital da República,o Rio de Janeiro era a vitrine do hemisfério sul.Inimaginável para as gerações maís jovens que houvesse no mercado de imóveis procura para empreendimentos desse porte.Morar no Flamengo significava pertencer a uma espécie de "nobreza" hoje em dia desaparecida.Uma concepção arquitetônica existente que trazia em seu bojo resquícios do período colonial onde a influência de Gilberto Freyre pode ser sentida.Apartamentos que possuíam a comodidade de ter aposentos para a criadagem mostram o padrão de requinte.Um assombro!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos. Foto bastante interessante, melhor ainda o texto que faz um relato da região bastante detalhada, complementando com a informação do mestre Zierer.
    FF. Realmente traz muita preocupação a falta de notícias do mestre Belletti.
    FF. O que aconteceu ontem no Maracanã? O resultado não fora de qualquer previsão, pior ainda sem explicação.

    ResponderExcluir
  7. O comentarista do dia 31/10 de nome R.martins não se trata de minha pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela resposta, Reginaldo. Então provavelmente foi mesmo meu colega Roberto Martins.

      Excluir
  8. Será que o Pastor Belletti está com síndrome dos 4x1?

    ResponderExcluir
  9. Sem condições de retorno.Depois tento explicar via email.Muito grato.

    ResponderExcluir
  10. O Helcio Fraga opinou que a torre à esquerda seria do Castelinho do Flamengo.

    ResponderExcluir
  11. Nasci e cresci no Flamengo já com o Aterro, não vivi essa realidade da foto.

    Em relação aos prédios o Edifício Flamengo é um dos mais lindos da orla, juntamente com o Biarritz, Tabor Loreto, Seabra e Tucuman.

    Já em relação ao comentário das 12:17 sobre o bairro, só quem morou(a) ou frequentou(a) o bairro do Flamengo sabe o quanto é um lugar ótimo para morar, ele possui um charme diferente dos demais.

    Falando nisso tá um belo dia para tomar um chopp no Belmonte!

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. A torre parece ser da primeira versão do Hotel Central, depois Splendid Hotel (de 1916), localizado na esquina da atual Av. Almirante Tamandaré. Não pode ser também a torre do palacete Pareto, pois este ficava na Rua do Russel, próximo ao Hotel Glória.

    ResponderExcluir
  13. A torre da esquerda está lá até hoje. Pertence ao castelinho que fica na esquina da Rua Dois de Dezembro. Já a torre do catelinho dos Pareto e outra e aparece junto ao Hotel Glória.

    ResponderExcluir