Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

CASAS DE COPACABANA




Com imagens enviadas pelo prezado Carlos Paiva vemos algumas casas de Copacabana na primeira metade do século XX. Esta ficava na Rua Barata Ribeiro e foi construída em 1925 pela Cia. Construtora Brasil.


Também da Cia. Construtora Brasil, de 1926, na Rua Rainha Elizabeth.

Também da Cia. Construtora Brasil, de 1925, na Rua Salvador Correia, atual Rua Princesa Isabel.

Rua Santa Clara, em 1930, projeto dos arquitetos Pires & Santos.

Rua Barata Ribeiro, de 1938, Construtora Graça Couto.

 

8 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Hoje vou acompanhar os comentários. Mas não posso deixar de admirar o estilo das casas de praticamente 100 anos atrás. Hoje é tudo caixote que parece de papelão. Este fenômeno é até recente. Construções dos anos 60 e 70 ainda tinham o seu charme.

    FF; o bicho pegou na madrugada em Criciúma.

    Hoje é dia do numismata. Eu tenho uma modesta coleção juntada por quarenta anos. As últimas da coleção foram as moedas olímpicas de 1 real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FF: Augusto, eu também tenho uma coleção de moedas, a maioria delas estrangeiras. Um total de cerca de 1300. Nenhuma de grande valor. Comecei em 1989, mas parei em fins de 1997. De lá para cá, poucos acréscimos.

      Assim de cabeça, tenho especial apego a uma moeda do Butão e a uma das Ilhas Salomão. Esta última me foi dada de troco na Nova Zelândia, não sei se de propósito ou por engano, porque ela é de mesmo tamanho e cor de sua equivalente neozelandesa.

      Excluir
    2. Mestres Hélio e Augusto, tenho duas moedas de ouro datadas de 1908. Parecem que são inglesas. Já pesquisei e não encontrei nenhuma informação sobre elas. Será que possuem algum valor comercial para coleção?

      Excluir
    3. Prezado Wagner: Eu tenho um catálogo com preços de moedas. Se você me informar o país, valor nominal da moeda, ano de cunhagem e estado de conservação, eu consulto para você o catálogo. Estado de conservação é algo difícil de estabelecer pelos leigos como eu, mas você pode dar uma ideia olhando o desgaste das partes mais salientes da moeda. Se tiver rosto de frente, veja o desgaste do nariz; se de lado, o desgaste da orelha e dos cabelos. Se for coroa, o desgaste da parte superior dela. Pode me contactar pelo meu email italo.mayon@gmail.com, se preferir.

      Excluir
    4. Tenho notas e moedas nacionais e estrangeiras. As nacionais guardava na época de circulação a partir dos anos 80 e comprava as outras em bancas na Praça XV e arredores, tudo quase sem valor. As estrangeiras vieram em maioria de coleção vendida em banca de jornal e também de uma banca especializada que havia perto da Praça XV.

      Algumas notas e moedas antigas de Portugal eu "herdei".

      Excluir
    5. Minha coleção começou com moedas que já havia lá na casa da minha mãe, brasileiras ou estrangeiras que minha avó achava nos bolsos de hóspedes de hoteis, pois ela era conferente em uma lavanderia que atendia a vários hoteis. Na década de 1980 fiz várias viagens ao exterior, e guardei as moedas, embora ainda não fizesse coleção. Previ o futuro.

      Após iniciada a coleção, comprei muitas moedas também nas bancas da Praça XV e numa que havia na rua São José. Umas poucas comprei no Vieira, famoso por ter uma loja de numismática na rua do Rosário. Eu trabalhava na Buenos Aires, a um minuto a pé da loja dele.

      São moedas sem nenhum valor especial, encontradas facilmente por aí. Eu preferia a quantidade do que a qualidade, até porque moeda boa é muito cara.

      Mas através das moedas aprendi muito de Geografia, especialmente de países que não mais existem. como os colonizados pelos europeus na África e que depois mudaram de nome ou se fragmentaram em outros.

      Excluir
  2. Projetos muito bonitos. Casas com frente de pedra sempre me agradaram. Gostei especialmente da primeira e da última. Mas aquelas janelas pequenas não permitiam ventilação nem claridade interna.

    ResponderExcluir