Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

HOTEL IPANEMA

Quem gostará de ver estas fotos é o nosso prezado Rouen, que em 11/04/1951 chegou ao Brasil vindo de Marseille a bordo do transatlântico “Provence”, que fazia a viagem inaugural que partiu em 30/03/1951. Depois de chegar na Praça Mauá a família Rouen foi para o Hotel Ipanema. São poucas as fotos em que aparece o Hotel Ipanema.

Nas duas primeiras fotos vemos o hotel na atual Av. Borges de Medeiros no trecho que passa ao lado do Jardim de Alá. Entre as ruas Ataulfo de Paiva e San Martin ficava o Hotel Ipanema, que tinha o endereço de Av. Ataulfo de Paiva nº 19. Foi inaugurado em outubro de 1948 e sobreviveu até meados da década de 70. Seu proprietário era o português Manoel Leposito.

O anúncio da inauguração dizia: “É um prédio novo, com apartamentos independentes, para famílias de 2, 4 e 6 pessoas, diárias de Cr$ 70, com água corrente em todos os aposentos e todo conforto moderno; colchões de molas, telefone, garage, no local privilegiado, frente aos jardins de Alah, ao lado das lindas praias Leblon-Ipanema, com a maior e melhor condução da zona sul do Rio e ótimas refeições. Preços reduzidíssimos para distintas famílias de veraneio e temporada. Dista 15 minutos do Centro.”

 Naquela época, segundo anúncio publicado no Correio da Manhã, ficava na esquina da Ataulfo de Paiva com Av. Epitácio Pessoa nº 3678, o que é uma curiosidade, dado que atualmente o endereço ali é Av. Borges de Medeiros.

Este hotel, além de ser a primeira morada da família de nosso Rouen, abrigou muitas delegações esportivas tanto de times de futebol, como de basquete. Certa vez, falando sobre ele, o Candeias contou: “Como o hotel servia de concentração dos jogadores do Botafogo e do Flamengo, João Saldanha, em encontros "casuais", convenceu Zagalo a transferir-se do Flamengo para o Botafogo. A torcida do Flamengo gostou muito, porque ninguém entendia como ele era titular da nossa seleção e o vaiava constantemente durante as partidas.” Esta foto foi enviada pelo Carlos Paiva.

Vemos, ao fundo, o Hotel Ipanema em foto enviada pelo Paulo R. Prieto. A mocinha da foto é a Sonia, prima dele, nos anos 40.  

Nesta foto do Jardim de Alá, em que aparece o torreão da casa dos avós do JRO (publicada ontem), o fotógrafo deveria estar na porta do Hotel Ipanema. Foto enviada pelo Carlos Paiva.

No trecho do Jardim de Alá em frente ao Hotel Ipanema ficavam os cavalos, “bodinhos” e charretes de aluguel que faziam a alegria da criançada, como meu amigo Odone, já demonstrando sua categoria como cavaleiro.


Minha amiga Ana Vera já desfilava sua elegância neste carrinho puxado por bode.



 Nesta foto, do acervo do Jornal do Brasil, vemos uma charrete em frente ao Hotel Ipanema. O passeio incluía uma volta em todo o Jardim de Alá.

15 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Meu pai também chegou ao Brasil em 1951, mas em setembro. Já até postei uma foto dele na Praça Mauá nessa época.

    Também já postei fotos das charretes e da urbanização do entorno do canal do Jardim de Alah. Devem estar lá no grupo, já que as postagens dos fotologs se perderam.

    ResponderExcluir
  2. Curioso o tom enfático do português ao afirmar que havia "água corrente em todos os aposentos". E poderia ser de outra forma? A tradição popular que dava conta que os portugueses "não eram chegados ao asseio" tinha fundamento. Detalhes à parte, uma temporada nesse hotel devia ser extremamente salutar, algo comparável às "estações de água" tão em voga naquele tempo. A degradação da região viria anos mais tarde com a construção da Cruzada São Sebastião. A região nunca mais séria a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Água que não eram corrente para lavar partes íntimas, mãos, braços, rosto e pés, escovar dentes, eram fornecidas em jarras e jogadas em bacias. Para beber, moringa ou garrafa de vidro.
      Banheiros para a higiene completa eram nos corredores, de uso coletivo.
      Antes da popularização das suítes em hotéis ainda teve a época de só ter um lavatório dentro do quarto, aí sim, iniciando os tempos da água corrente nas hospedarias.
      Habitantes dos países de clima mais frio nunca foram de tomar banhos diários.

      Excluir
    2. Embora muitos estrangeiros em 1951 ainda tinham Copacabana como "sonho de consumo", a hospedagem em Ipanema foi quase com certeza bem mais tranquila.
      Tanto que "puro-sangue" do cavaleiro Odone estava quase cochilando diante do pouco movimento.

      Excluir
  3. Era simpático o Hotel Ipanema, mas naquela época já existia a propaganda enganosa: "Dista 15 minutos do Centro". Do Leblon até o Centro, gasta-se em torno de 40 minutos nos dias de hoje. Na quinta foto aparece atrás da charrete o belo prédio que ainda está de pé, hoje todo gradeado.

    ResponderExcluir
  4. Leblon com ares de Paquetá.

    ResponderExcluir
  5. Luiz, esse seu amigo se chama Sergio Odone? Porque trabalhei com um colega com esse nome, na IBM, nos anos 1980.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Muito ocupado nos últimos dias, sem tempo para acompanhar as postagens diárias.

    ResponderExcluir
  7. Quando vejo essas fotos de jardins aqui no blog, aparentemente tão bem cuidados, sem mendigos, sem cercas, me dá uma dor no coração. Como foi que a cidade e o país se degradaram tanto ao longo do tempo? E é caminho sem volta. A tendência é sempre piorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, a tendência é sempre piorar porque o Brasil é um país em empobrecimento. Não adianta colhermos a maior safra de soja de todos os tempos, a maior safra disso e daquilo, porque nosso empobrecimento social salta aos olhos, infelizmente.

      Excluir
  8. Degradação com a Cruzada, então as favelas na lagoa eram legais, não tinha problema. A cidade toda atualmente e um grande lixão. Em breve estará totalmente em mãos da milícia ou tráfico.

    ResponderExcluir
  9. Uma curiosidade.
    Até quando charretes e cavalos frequentaram essa região?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li sobre a data ontem quando pesquisava notícias do Hotel Ipanema mas não registrei. Deve ter sido até o início dos anos 60, quando a Sociedade Protetora dos Animais exigiu a extinção. Tal como tinha acontecido pouco antes com os cavalos e charretes que havia no Bairro Peixoto.

      Excluir