Esta foto foi
enviada pelo prezado Carlos Paiva e mostra a casa de José de Cerqueira Lima, no
Jardim de Alá, na esquina do lado par da Rua Prudente de Morais com a Av.
Epitácio Pessoa.
Fazia parte de um
conjunto de seis casas de sobrado, construído pela firma Cavalcanti, Junqueira
& Cia. Conquanto fossem casas de renda, convém salientar o capricho com que
foram executadas, não só quanto a parte construtiva como, também, quanto ao
lado estético, que é primoroso.
Trata-se de
moradias de tipo comum, com três quartos e banheiro no pavimento superior. A imagem
é da casa de esquina. Ostenta um torreão, com mirante, do qual se descortina o
Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Hoje em dia um enorme prédio de apartamentos
ocupa este local.
Esta segunda foto, do mesmo local, mostra a recém inaugurada ponte do Jardim de Alá que une as ruas Prudente de Morais e San Martin. É de 1958 e aparece no livro “Reflexos do Rio”, com a indicação de ser do acervo do Correio da Manhã. A foto foi tirada no sentido Leblon-Ipanema.
Como o mundo
é pequeno, José de Cerqueira Lima é avô do nosso amigo JRO – José Rodrigo
Octavio, antigo comentarista do SDR. Conta ele que neste conjunto de casas
moravam a mãe e a tia dele em casas voltadas para a Prudente de Morais e os
avós na casa de esquina, voltada para a Epitácio Pessoa.
Segue contando
o JRO: “O aviador Charles Lindbergh, quando esteve aqui no Rio, foi recebido na
casa em frente à casa de meus pais, que era de um coronel cujo nome a memória
apagou, mas no mesmo local hoje existe um prédio com o nome da esposa deste
coronel. Logo após a abertura da ponte Ipanema-Leblon ocorreram diversos
acidentes na nova esquina que tinha sido criada - Prudente com Epitácio. Minha
casa por diversas vezes foi transformada em enfermaria, com pessoas
ensanguentadas aguardando os primeiros socorros que, acho eu, naquela época
demoravam a chegar.”
Os postes,
segundo o Decourt, “são do tipo dos usados na Esplanada do Castelo e uma versão
um pouco menor dos da Av. Atlântica (reparem que o desenho é o mesmo, mas a
base é um pouco menor e a seção intermediária, a parte tubular, bem mais curta).”
Curioso observar que a primeira ponte ligando Ipanema ao Leblon, na Vieira Souto, é de 1918, a segunda ponte ligando Ipanema ao Leblon na Visconde de Pirajá é de 1938 e esta da foto é de 1958. Vinte anos separaram a construção de cada uma.
Qual era a finalidade desses torreões que havia em casas antigas? Eu achava que era para conter uma escada circular, mas perto de onde moro tem uma assim e ela só tem térreo.
ResponderExcluirO torreão da casa de estilo normando serve como uma espécie de sótão. Muitas dessas casas foram divididas e transformadas moradias independentes. Existem casas parecidas em bairros diversos na área dos subúrbios. Construir esse tipo de imóvel para locação devia ser uma atividade bastante lucrativa, mas na atualidade investir para locação é "down", com exceção de quitinetes de 20 M2 cuja procura é muito maior que a oferta, principalmente nos arrebaldes e em regiões atendidas por corredores expressos.
ResponderExcluirObrigado pela resposta. Vivendo e aprendendo.
ExcluirO automóvel na foto 2 é um Buick 1954.
ResponderExcluirA frente do carro lembra aquele emoticon com cara de tristeza. Mas eu via muitos desses pelas ruas.
ExcluirDepois que o sol sumia, a torre com suas 3 ou até 4 janelas devidamente abertas, devia ser um ótimo local para apreciar a paisagem e tomar ar fresco.
ResponderExcluirQuanto à ponte, costumava passar por ela a pé a caminho da Niemeyer logo depois da inauguração para jogar contra o time do Vidigal, dirigido pelo Dr Tércio. Jogos sempre beliscados. Em uma das partidas fui expulso por revidar a uma agressão, mas tudo acabou numa boa depois.
ResponderExcluirComo se chegava ao Leblon de Ipanema antes da ponte?
ResponderExcluirMesmo depois das duas pontes construídas em 1938, Ipanema e Leblon eram separados em termos viários. Bondes para o Leblon eram via Humaitá e Gavea e para Ipanema só iam até o Bar 20. De carro era impossível contornar a Lagoa.
ExcluirPelo que consegui levantar, e aí tive de fazer algumas suposições, o caso foi o seguinte:
Excluira) a Companhia Ferro-Carril Jardim Botânico já tinha uma linha vinda do centro da cidade e que chegava até a praça General Osório, via avenida Nossa Senhora de Copacabana e rua Francisco Otaviano.
b) também tinha uma linha para a Gávea, via Jardim Botânico e terminando na rua Marquês de São Vicente.
c) em 1914, a companhia teve autorização para estender ambas as linhas até o Leblon. No caso da linha Gávea, o trajeto seria pela praça Santos Dumont, avenida Bartolomeu Mitre e rua Dias Ferreira. Não consegui levantar onde essa linha terminava, mas provavelmente era na avenida Ataulfo de Paiva, próximo ao Jardim de Alah. Outra opção seria ela alcançar a Delfim Moreira, a partir da Dias Ferreira, e ir pela orla marítima até próximo ao Jardim de Alah. Talvez a foto em poder do senhor possa esclarecer essa dúvida, dependendo do trecho da Delfim Moreira em que aparecem os trilhos. Eu até gostaria de saber isso, ou seja, qual trecho está mostrado na foto? No caso da linha Ipanema, a extensão da seria feita prolongando a linha da Praça General Osório e rua Visconde de Pirajá, até a esquina com a rua Henrique Dumont, próximo ao Jardim de Alah. A falta de pontes sobre o canal do Jardim de Alah não permitia a junção das linhas.
d) em 1918, foi construída a primeira ponte sobre o referido canal, na avenida Delfim Moreira, e as linhas Ipanema e Leblon puderam ser unidas, via rua Henrique Dumont e Vieira Souto. Com isso, estabeleceu-se um ramal compreendendo parte da avenida Delfim Moreira, parte da avenida Vieira Souto e rua Henrique Dumont.
e) em 1936, foi construída a segunda ponte sobre o canal, ligando a Ataulfo de Paiva à Visconde de Pirajá, e com isso foi eliminado o ramal via Henrique Dumont, Vieira Souto e Delfim Moreira.
Assim sendo, creio que a resposta à sua pergunta é: existiu sim um ramal de bondes por parte da avenida Delfim Moreira, entre os anos de 1918 e 1936. Esse ramal foi desativado, porém não sei quando os trilhos foram retirados da Delfim Moreira.
Antes de 1918 pelo Jardim Botânico e Gávea ou atravessando o canal do Jardim de Alá a pé ou de barco.
ResponderExcluirOlá, Dr. D'.
ResponderExcluirRecentemente não foi aberta outra ligação entre Ipanema e Leblon pelo canal durante as obras do metrô?
Sim, liga a rua que passa ao lado da Cruzada São Sebastião (não sei se aquele trecho ainda é Rua Humberto de Campos) à Rua Redentor, em Ipanema. Foi construída a ponte, que seria provisória, mas ficou lá. Tem pouco movimento, pois o tráfego ao lado da Cruzada é pouco.
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