Acho que por décadas havia um fotógrafo de plantão para mostrar a varanda do Copacabana Palace, os automóveis que trafegavam pela antiga Avenida Atlântica e a carrocinha da Kibon na calçada da praia.
Postagem com a
colaboração dos acervos do Decourt, Rouen, do “Clone” e do “Saudades do Rio”.
Um raríssimo
Tucker e um Standard Vanguard, entre outros automóveis que darão trabalho a nossos especialistas. Foto de 1950/1951. À direita vemos parte do anúncio da Coca-Cola que já apareceu anteriormente por aqui.
De chamar a atenção o tamanho do bico do Cadillac saindo do hotel e
o Fiat Pulga estacionado. E a carrocinha da Kibon estacionada junto ao meio-fio da calçada da praia.
O Jason dá uma mão aos especialistas: o carro no canto inferior esquerdo
é um Ford Pilot (modelo francês). Na frente dele, o carro branco é um Chevrolet
Styleline 1952. Estacionada perto do calçadão está uma Willys Station Wagon,
que mais tarde seria rebatizada de Rural... Ao lado dela passa outro Willys: um
Aero Ace 1952 duas portas (carro americano que daria origem ao Aero-Willys
brasileiro, em 1960). Atrás do Aero, também andando na direção do Lido, vai um
Chevrolet 1951 Styleline duas portas (ou sports coupé). O carrinho diminuto
estacionado é um Fiat 500, que na época era mais conhecido no Brasil como
"Pulga". Ao lado do Fiat, o carro claro que está andando é outro
Cadillac 1950-1952. Na frente do Pulga, estacionado, mais um Cadillac.
Segundo o Rouen, o carro mais novo é o Oldsmobile Super 88 “saia e blusa” ano 1954 que observamos à esquerda, estacionado no meio-fio da praia. O anúncio da Coca-Cola aparece com destaque à direita.
Foto de Landau. Descrição em várias línguas para atender os visitantes internacionais do "Saudades do Rio"...
A Avenida Atlântica, na Praia de Copacabana, com o vai e vem constante
de pedestres e automóveis. Antes da construção do cais, uma muralha de proteção
profunda de muitos metros, o mar revoltado pelo temporal cortava grandes sulcos
terra adentro.
Along Avenida Atlântica, lining Copacabana Beach, flows a constant
stream of cars and passers-by. Before the massive retaining wall was built
yards deep below the sidewalk, storm seas often cut far into the shore.
L'avenue Atlantique, à Copacabana, va-et-vient continue de flâneurs à
pied et en voiture. Le trottoir masque un mur profond qui la protège contre
l'irruption de la mer en temps d'orage.
Die Avenida Atlântica in Copacabana, Tummelplatz der Spaziergänger und
Autos. Bevor eine metertiefe Schutzmauer unter dem Gehsteig gebaut wurde,
rissen die Meereswogen ganze Stücke aus der Strasse.
E a carrocinha da Kibon mais uma vez de plantão.
Foto do acervo de O Globo, publicada no “Clone”. Vemos os efeitos da
ressaca de 1961. Além do Fusca com pneus banda branca, vemos uma perua Dodge e um Belair 1957. E a carrocinha da Kibon.
Os amantes dos carros antigos têm boa oportunidade hoje para se exercitarem.
Olá, Dr. D'.
ResponderExcluirSó conheci o ângulo oposto (o de fora). Minha irmã passou a lua de mel no hotel há quase trinta anos (1992).
Hoje é prato cheio para o biscoito.
Bom Dia! NA quinta foto alguém vai descer no meio da pista. Será pressa ou abriu a porta só para cuspir?
ResponderExcluirEm tempo, acho que minha irmã foi em outros eventos no hotel, porque o então sogro dela era motorista do Harry Stone, ex-vice-presidente da Motion Picture Association para a AL, morto em 2000.
ResponderExcluirO Biscoito acordou sobressaltado, com a hipótese de trabalhos forçados para pagar a prisão domiciliar... mas muita coisa já estava trabalhada.
ResponderExcluirJason não dá mão a especialista - ele é um. Aproximadamente.
Na primeira foto, o próprio JV identificou o conversivelzinho como Singer 9A Roadster; só que ele não conferiu e é um MG YA Tourer, de 1947 a 1953, pois a dobradiça da mala é completamente diferente da do Singer. Prazerosamente, este Biscoito comunicará a ocorrência ao apressado especialista...
Na mesma foto, um Hudson dos anos 40 aguarda o Chevrolet Impala 60 tomar a rua.
Na foto 2, tem carro pra todo lado. Só de Hudson, há 2 de cara, Mercury, mais outros dois.... O Simca tanajura, de 1950 ( na verdade um Fiat 1100 com estepe na mala inflada) é o carro pretinho visível quase em primeiro plano.
A foto 3 foi corretamente identificada pelo JV.
Na foto 4, outro Simca tanajura, no meio da pista, entre os dois Oldsmobile e, na calçada, um Vauxhall e um MG.
Na foto 5, um cupê Mercury 46-48, à frente do chique Pontiac de porta aberta. Na calçada, um Hudson e, inevitavelmente, o Simca tanajura. Uma prova do merchandising que retorna ao SDR...
Na foto 6, da ressaca, vemos o furgãozinho Fordson, que já foi objeto igualmente dos jabás da propaganda em tempos passados.
Hoje tem para todos os gostos:Fusca oval,Bel Air,Hudson,cadies,Ford,chevy,furgao Fordson,um citroen 2 cv,dodge e muitos outros.....Em pensar que a maioria dos importados dos 40 a 60 terminaram seus dias nos lindos e verdejantes campos da paradisíaca Nova Iguaçu as margens da Dutra....
ResponderExcluirNão só na "paradisíaca" Nova Iguaçu como também no "Pantanal Carioca' da zona oeste. CDD, Boiúna, Santa Maria, Rio Grande, Pontal, e é claro Curicica. Além dos importados é possível encontrar Brasílias, Corcéis I e II, Del Rey, Chevettes, Fuscas, e até Gordinis.
ExcluirNos anos dourados do Copacabana Palace o que nunca devia faltar era um fotógrafo de plantão, para o cerco às celebridades. Provavelmente até mais de um. De vez em quando um click ao redor.
ResponderExcluirPra mim esses carrões americanos gastavam 1 litro de gasolina só nessa volta na portaria para o hóspede entrar no hotel.
Aliás, o apelido "banheira americana" surgiu porque o tamanho total do carro era muito grande ou só o tanque de combustível justificava a comparação com a grande peça de banheiro?
Uma curiosidade, onde ficava (e fica) a garagem para os carros dos hóspedes e empregados do Copacabana Palace?
Foto 1 em destaque o Impala do DI LIDO. Carro dos meus sonhos juntamente com o Cadillac Eldorado e seu imenso rabo de peixe.
ResponderExcluirNa quarta fotografia ainda aparece um pedaço da Pedra do Inhangá na areia, certo?
ResponderExcluirTambém pensei nessa possibilidade de ser a pedra ou a opção seria um monte de areia recolhida num pós ressaca.
ExcluirAcho que nesta época já não havia pedra na areia. Amanhã comento sobre isto.
ExcluirBoa tarde a todos. Copacabana com praia cheia, na quinta foto podemos ver a tão falada pedra do Inhangá, acho que é das poucas fotos que já vi desta pedra entrando mar a dentro, já com a Av. Atlântica com bastante arranha céus construídos. Já quanto aos carros, não é uma coisa que me atraía e me encha os olhos, principalmente os carros americanos, sempre carros muito grandes, feios e cheios de problemas mecânicos.
ResponderExcluirSeguindo na linha do Menezes, o Impala com 6 lanternas na traseira era meu preferido quando criança. Depois aprimorei meu gosto...
ResponderExcluirEssas banheiras faziam quantos litros por quilômetro?
ResponderExcluirOs Americanos não faziam mais de 5 ou 6 km por litro...depois de 73,os que ainda sobreviviam,desceram muito rápido ao inferno...Eram fortes e confiáveis mas sem manutenção adequada e nas mãos de pessoas com renda inferior eram utilizados até o último suspiro...Abandonados,pois não valiam nada,ficavam a própria sorte e eram vandalizados e viravam lixo...daí para virarem pregos e latinhas de sardinha era um pulo...
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