As fotos, do acervo do “Correio da Manhã” são desta prova de 1963 nas
pistas que circundam o maior estádio do mundo. A prova reuniu volantes cariocas
e petropolitanos. Nos dias anteriores à prova a turma do Leblon testava seus
carros nas pistas do antigo “Circuito da Gávea”. Os pilotos de Vila Isabel,
Grajaú e Tijuca aproveitam as estradas do Alto da Boa Vista.O Sr. Rogério
Gonçalves, do Departamento de Cronometragem do Automóvel Clube do Brasil,
chefiou a comissão de cronometristas da prova.
Foram 40 competidores que competiram dois a dois. Entre os inscritos
Helio Abrunhosa, Milton Lomancinsky, Samuel Dunley, Carlos Gomes de Carvalho,
Roberto Pitanga, Gil Cabreira, Sergio Peixoto de Castro, Mario Marques
Tourinho, Mario Kroeff Jr, Cláudio Prieto, Norman Casari, Mario Olivetti,
Amilcar Baroni, Mário Rocha.
O “Correio da Manhã” comentou que a organização foi regular, pois tanto a segurança do público como a cronometragem deixaram a desejar, embora os erros da cronometragem não tenham afetado o resultado final.
O JK passa no meios dos espectadores, numa demonstração do perigo.
O patrocínio foi de “Cassio Muniz Veículos S.A.”, com endereços na Av.
Calógeras nº 23 (loja central) e Rua Barata Ribeiro nº 200 (agência de
Copacabana).
Resultados: Acima de 1300 CC – Mário Olivetti (JK)
Até 1300 CC – Cláudio Prieto (Interlagos cupê)
Interessante a participação do Interlagos na forma Cupê (com calota). Acabou sendo o mais raro de todos, porque quem comprava queria Berlineta.
ResponderExcluirA preocupação com a segurança é relativa, pois só corriam dois carros por vez e o povo aglomerava na linha de chegada... a foto é que dá outra impressão.
Curiosa participação de Helio Abrunhosa (meu sogro), eu nunca soube disso, porque se dedicava ao kart, tendo sido campeão carioca no ano seguinte.
E também de Mariozinho Kroeff, bom amigo até hoje.
Olá, Dr. D'.
ResponderExcluirPega legalizado?
O campeonato de arrancada foi disputado até o autódromo acabar. Eu conseguia escutar o barulho dos motores.
Ainda existe?
Me parece que o percurso ia da entrada do Maracanã em frente a passarela por cima da Radial Oeste, que liga a estação ferroviária ao Estádio, próximo à UERJ, até o final da Rua Mata Machado, esquina com a Av. Maracanã.
ResponderExcluirDos nomes dos pilotos citados, o único que reconheci "de cara" foi o Norman Casari; ele fez carreira como profissional, não?
ResponderExcluirEnquanto o Mário Olivetti corria com Alfas o Norman Casari era especializado nos DKWs, inclusive nos primeiros modelos que originaram os Pumas. Foi responsável em pilotar o protótipo Carcará, projetado por Anísio Campos e construído por Rino Malzoni, que bateu o recorde brasileiro de velocidade em 1966.
ExcluirOutro piloto mencionado, Sérgio Peixoto de Castro, da família que controlava a refinaria de Manguinhos, foi um dos responsáveis em trazer e construir os primeiros karts do país.
Os Peixoto de Castro também eram donos de uma mansão que ficava na esquina da Rua Santa Amélia com Matoso, salvo engano.
ExcluirBom dia a todos. Nos dias de hoje qualquer carrinho de fábrica 1.6 tem mais potência, com certeza venceriam estas provas, por mais que os motores dos carros da época estivessem envenenados, como se dizia antigamente. E o autódromo do RJ vai ficar só na vontade dos governantes, não temos mais áreas para a construção de um autódromo na cidade.
ResponderExcluirLino, a Fiat-Chrysler-Jeep tem um motor 1.3 que chega a 185 cavalos. Equipa o SUV Compass. Baixa cilindrada com turbo e injeção direta, alta potência e consumo bem aceitável.
ExcluirO que de maior havia era o ruido dos motores, que impressionava a qualquer um. As velocidades alcançadas, nos dias de hoje seriam bem modestas...
ResponderExcluirBom Dia! Só para marcar presença.
ResponderExcluirFotos incríveis, grande postagem! O retão da Radial Oeste, entre o Oduvaldo Cozzi e a Favela do metrô, ainda nos anos 1990 era, digamos..., local de teste para os carros suburbanos, sei-o bem. Por essas bandas de cá dizíamos que os carros eram "mexidos" ou "envenenados", rsrsrs. O Mário Marques, anos depois, em 1967, foi instrutor da Santa Fúria, que funcionava na pista que mais tarde seria o autódromo de Jacarepaguá.
ResponderExcluirO ortopedista Mário Marques Tourinho foi o criador do AUTOBOL, futebol de carros, tema de postagem aqui no SDR>
ExcluirSe não me falha a memória foi ele quem operou os meniscos de Garrincha em 1963 "de graça". Ele era médico do América e apesar da operação ser bem sucedida Garrincha não seguiu suas recomendações.
ExcluirQue engraçado. Que diferença!
ResponderExcluirEm Inhauma, por essa época, acho que tinha corrida de cavalos.😁
Dessa turma também só lembro do Casari.
ResponderExcluirNão temos mais nenhum tipo de circuito no Rio. Conforme já comentei em posts passados, com um pouco de criatividade seria possível um circuito onde era o autódromo de Jacarepaguá. Quase de rua e sem atrapalhar o trânsito do dia a dia.
E sem necessidade de pensar em F1.
Em 1963 ainda não era possível percorrer a Radial Oeste entre São Francisco Xavier e a Praça da Bandeira em razão de um "imbróglio jurídico". Como é sabido a Via foi inaugurada em 1962 mas não pôde ser totalmente percorrida porque o Estado não chegou a um acordo financeiro com os proprietários dos prédios desapropriados em parte das ruas Senador Furtado, General Canabarro, Teixeira Soares, e Rua Amapá, esta última atualmente desaparecida. O problema só foi resolvido, salvo engano, no final de 1964. A curva desse circuitos era realmente na Mata Machado.
ResponderExcluirPara quem aprecia. Vale conferir este vídeo onde o veteraníssimo corredor Fritz D'Orey (ele correu em anos anteriores às provas das fotos) aparece participando de uma competição de subida de montanha em Portugal já com 76 anos. https://www.youtube.com/watch?v=bBXpwFIj22E . Ele faleceu ano passado em razão de um câncer.
ResponderExcluirSobre sua carreira de automobilista: http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Fritz%20D'Orey.htm
Na primeira foto no canto à esquerda é possivel ver parte do "Esqueleto" que deu nome à favela e o muro do Maracanã. A quinta e a sexta fotos mostram ao fundo a São Francisco Xavier ainda com a velha configuração. Naquela época a São Francisco Xavier entre a 28 de Setembro e o início da 24 de Maio era bem mais estreito e entre a 28 de Setembro e a Oito de Dezembro era exatamente a atual pista de descida em direção ao centro da cidade. A atual descida da Marechal Rondon na São Francisco Xavier só foi inaugurada em 1972. Esse circuito só poderia mesmo ser viável em torno do "Anel do Maracanã". Nota-se que as lâmpadas fluorescentes da nova avenida ainda não tinham sido instaladas.
ResponderExcluirEu não consigo identificar o IP. É um programa público?
ResponderExcluirO I.P é o "Internet Protocol", é a indentidade de um computador. Cada computador tem um número de I.P que é fixo ou sob certas condições, variável. Para descobrir o próprio I.P basta entrar nas configurador do computador para encontrá-lo. Mas para descobrir números de I.P de outros computadores o processo é restrito.
ResponderExcluirEssa prova "Km de Arrancada 1963" lembro bem, assisti toda e da calçada, fiz uma foto do Mario Olivetti pilotando seu JK 2000..!
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