Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

COSME VELHO

Vemos o prédio do Colégio São Vicente de Paulo, na Rua Cosme Velho nº 241. Começou a funcionar no final da década de 50.  Em sua Proposta Educacional, o Colégio São Vicente de Paulo propõe uma educação capaz de questionar. 

No dia 30 de março de 1959, com o pátio ainda em obras, o Colégio São Vicente de Paulo abriu suas portas, recebendo 350 alunos. A inauguração oficial só viria a acontecer quatro meses depois, no dia 19 de julho.

Esta foto, enviada pelo Menezes, é de 30/3/1959 quando, ainda em obras, o Colégio São Vicente de Paulo começou suas atividades no Cosme Velho, recebendo 350 alunos, entre eles o nosso prezado Conde di Lido. As más línguas dizem que é o próprio Conde o aluno mais perto do ônibus, não posso garantir...

O Conde di Lido que vários colegas, tais como J.J. Nava Ribeiro, grande reumatologista, Eduardo Quental, Jorge Eduardo Guinle, Gerardo de Abreu, Paulo e João Gentil, Fernando R. Moreira Salles, Fernando Collor, Abaeté, Norman Smith, Vicente Tourinho, Gumercindo Brunet, Fernando Carvalho, Luis Fernando Cerqueira Leite. E lembra dos comandantes da época, Pe. Horta, Pe. Almeida e Pe. Migdon. 

Outra foto enviada pelo Menezes. O prédio dos Colégio São Vicente de Paulo foi projeto do arquiteto Rolf Werner Hürther e a construção foi feita pelos engenheiros Milton Saramago e Manoel de Mello Machado. Em 1968 foi a primeira instituição católica a ter turmas mistas, pois inicialmente era só para homens.


 O bonde da linha 3 – Águas Férreas, acabou de passar em frente ao Colégio São Vicente de Paulo.

23 comentários:

  1. Estudei o primário na escola pública Shakespeare, na Rua Jardim Botânico, ao lado do Hospital da Lagoa, até 1967. Prestei concursos para ingressar no curso de admissão dos Colégios São Vicente de Paulo e Santo Inácio. Consegui passar em ambos e minha escolha foi o Santo Inácio, em razão dos ótimos campos de futebol que me encheram os olhos, já que fui criado jogando peladas nas ruas do Leblon e era apaixonado por futebol. No São Vicente, só havia uma quadra de futebol de salão.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Área fora da minha jurisdição.

    Tenho o livro de onde saiu a primeira foto. A original é um pouco maior, mas nada que prejudique.

    A segunda foto já esteve por aqui, não lembro em qual versão do site.

    De resto, aguardarei os comentários.

    O CAM esteve campeão ontem por oito minutos.

    ResponderExcluir
  3. João Rodolfo de avelar.1 de dezembro de 2021 às 08:23

    Os colégios católicos são uma boa opção mas custam caro. Colégio com turma mista é muito melhor.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre achei que o nome era São Vicente de Paula, imaginando ser Paula a cidade ou região onde ele nasceu. Mas hoje vi que Paulo é o sobrenome dele. Nasceu em Pouy, na França.

    ResponderExcluir
  5. Após a queda do Império Romano que a História data em 476 D.C, o mundo mergulhou na chamada "Idade das trevas". Durante esse período o ensino era eclesiástico, ministrado pelos monges em conventos e mais tarde por "curas" nas aldeias, e era voltado apenas para homens. Teve aí a origem da regra na qual os colégios católicos só admitiam homens, provavelmente por ser ministrado por padres que "em tese" eram celibatários. As práticas contumazes de pederastia ocorridos amiúde no passado(?)foram foram provavelmente a causa dessa "abertura" que permitiu a presença de mulheres em colégios até então masculinos. O livro Agosto de Rubem Fonseca, mostra um desses casos ocorridos em um grande Colégio Católico. Não havia uma razão plausível que justificasse essa regra, apenas preconceito.

    ResponderExcluir
  6. Ônibus escolar com 20 anos de idade, pelo menos... hoje não seria aprovado.
    Na foto 3, um Chevrolet 54 Bel-Air, com umas garras de proteção do parachoques que tiram quase toda a beleza do automóvel. Foi uma moda horrorosa, que até virou lei na Argentina. Hoje, a aerodinâmica aboliu esse sistema de auto-defesa, nos sentidos mais opcionais da palavra e os fabricantes de reforços ficaram na poeira dos anos 70.
    Na última foto, um provável táxi Ford, 47-48, espera um passageiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho os Chevrolet da década de 1950 uma safra de extrema beleza.

      Quanto ao Ford 1947/48, havia muitos na praça, embora os Chevrolet da década de 1940 fossem muito mais presentes.

      Excluir
    2. Onibus International,salvo engano de 1934

      Excluir
  7. Esse colégio só fiquei conhecendo aqui em outras postagens do SDR, apesar de relativamente próximo a locais que já frequentei no passado, como a estação do trenzinho do Corcovado e a Igreja de São Judas Tadeu.
    Fernando Collor foi transferido pouco tempo depois para Brasília, onde teve mais espaço para "aprontar" nas ruas, junto com Nelson Piquet e outros garotões, filhos de autoridades da então nova capital federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Conde era “assim” com o Collor…

      Excluir
    2. Nunca fui muito com a cara dele. Ele fazia parte da minha roda de poquer.ja cheirava tudo...

      Excluir
  8. Por falar em Idade Média:
    - O sabatinado Mendonça defende Estado Laico e que religião não vai interferir em sua atuação no STF. Parece "promessa de campanha".
    - Enquanto isso... verbas de propaganda do governo federal para TV's de igrejas aumentaram bastante de 2019 para cá.
    - E em Resende, RJ, mulher presa por xingamento de trânsito, só porque o culpado pela retenção dos carros era o sr. presidente da república. E ela nega que tenha gritado o tal apelido homofóbico que surgiu na internet. Essa foi coisa de algum ex-cadete ou militar do Exército dos anos 70.
    - Também em Resende diretor e professores vão ter que explicar porque não seguem o "Escola sem Partido", em processo aberto pelo ministério da tremendamente evangélica Sra. Damares. E o colégio se chama Getúlio Vargas, o que faz lembrar, nos dois casos resendenses, os tempos do DIP e da Polícia Especial do Novo Brasil, digo, Estado Novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber como um professor pode contar a escravidão ou a ditadura Vargas???

      Excluir
  9. Boa tarde a todos. Nas Ruas das Laranjeiras e Cosme Velho tem vários colégios religiosos e bons colégios e maternais de boa qualidade, porém todos são particulares. O que eu vejo é que quanto mais se deixou o ensino público administrado pelos professores, com as escolas tendo autonomia, etc e tal, o ensino público está cada vez pior. Pelo tempo que o País está sendo governado após os governos militares e principalmente por governos de tendências de esquerda, que tanto enfatizam a necessidade da melhoria do ensino, para que haja uma melhoria nas classes menos favorecidas, neste mesmo período a educação piorou e muito. Neste mesmo período outros Países, melhoraram a qualidade de ensino e hoje estão no topo da qualidade de ensino mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, apesar de todos os erros desde 1985 nossos índices educacionais melhoraram, basta ver o IBGE, que estamos longe do ideal não há dúvida.
      Nossa herança de ignorância vem de longe, nossa primeira universidade tem menos de 100 anos.

      Excluir
    2. Certíssimo seu raciocínio, os governos de esquerda inflaram os colégios e universidades públicas de verbas astronômicas e elas se tornaram "centros de excelência" em doutrinação política, ativismo de esquerda, das organizações LGBT, do consumo de drogas, e muito mais. O nível dos corpos docente e discente são deploráveis e comparáveis às universidades existentes em países subsaarianos.

      Excluir
  10. Embora o Blog não seja de política segundo o que "muitos aqui alegam", comentários como o das 12:03 são sempre bem-vindos, pois são o início de debates interessantes e que fazem parte de um estado democrático. Mas faço uma pequena correção: a mulher em Resende "não foi presa porque o homem que atrapalhava o trânsito era o Presidente da República" e sim por algo bem mais sólido: o Artigo 26 da Lei 7170/83, mais conhecida como Lei de Segurança Nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocorreu apenas o seguinte: O &#%@* do presidente foi para a beira da estrada em Resende após evento oficial no domingo para aparecer para sua claque. Aquele #%#$@ ficou acenando na beira da estrada enquanto milhões de pessoas têm fome e não têm trabalho. Uma cidadã que passava de carro colocou a cabeça para fora e chamou o $&!&*% do presidente por nomes que ele não costuma ouvir no cercadinho. Como é de costume em democracias e não em regimes autoritários, ele mandou prender a mulher. Com esse precedente, o país terá que construir mais 2 milhões de presídios para abrigar tanta gente que faz o mesmo a cada segundo. Só isso, sem invocação de nenhuma lei de segurança.....

      Excluir
  11. Não vejo este ativismo político dos estudantes supostamente influenciados por professores. Pelo contrário vejo os jovens completamente indiferentes à política, seja de esquerda ou de direita, preocupados somente com o próprio umbigo. O que é muito ruim pois não surgem novos líderes, nem novas ideias. Há muito tempo o que vejo é uma alienação geral, uma cultura egoísta, todo mundo querendo se dar bem.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho interessante que a "tchurma" que pede "escola sem partido" é a mesma que quer ensino religioso e militar nas escolas.
    Fácil de entender isso...

    ResponderExcluir
  13. Falar um palavrão para quem atrapalha o trânsito é coisa comum.
    Um estadista de verdade sabe que isso não é um ataque à segurança nacional e ignoraria o fato para não dar Ibope para o agressor verbal.

    ResponderExcluir