Continuando
com o tema de ontem, a região no entorno do viaduto Pedro Alvares Cabral, no
Mourisco, temos uma excelente fotografia, ainda da época de construção do
viaduto em meados dos anos 60, enviada pelo Joel Almeida, a quem o “Saudades do
Rio” agradece.
Nesta
foto vemos o belo prédio do Arquivo Geral do Estado do Rio de Janeiro cercado
de grandes prédios em construção. A data da foto, por volta de 1966, é
confirmada pela presença dos ônibus elétricos trafegando pela Praia de Botafogo
e na saída da Rua Voluntários da Pátria.
Na
segunda foto, uma panorâmica da região, vemos as sedes dos clubes Guanabara e
Botafogo (o ginásio e a piscina foram palcos de grandes eventos esportivos) e o
prédio branco onde funcionou o cinema Guanabara,construído em 1920, na Praia de
Botafogo nº 506, no local onde funcionava o Cinema High-Life. Chegou a ter 1770
lugares e foi demolido em 1977.
A
sede do Botafogo foi construída no local onde funcionou o antigo Pavilhão
Mourisco, demolido em 1952, quando das obras para a construção do Túnel do
Pasmado. Por quase trinta anos o Botafogo manteve esta sede, resultado de um
acordo entre a Prefeitura e o clube. Com o fechamento desta sede, em 1998 foi
inaugurado o Centro Empresarial Mourisco, uma construção espelhada, na minha
opinião de mau-gosto, apelidado de "Ferrero Rocher", onde hoje se encontram as sedes de várias empresas, salas
comerciais e garagens. Bem à esquerda
vemos a Policlínica de Botafogo que há décadas presta bons serviços aos
cariocas.
Finalmente,
na terceira foto, colorida, vemos o viaduto que, durante muito tempo, por conta
de uma curva mal projetada, foi palco de inúmeros acidentes, inclusive com a
queda de ônibus (acho que foram dois ônibus que caíram de lá), com vários
mortos (uma foto sobre isto já foi postada por aqui).
A sede do Botafogo no Mourisco sempre me chamava a atenção, quando por aí passava ainda criança.
ResponderExcluirAgora foi possível ter certeza sobre o local exato do antigo Cine Guanabara.
Se não me falha a memória um dos ônibus acidentados caiu para o lado de dentro da curva, será que tentou corrigir e exagerou?
Com as fotos de hoje pude me situar melhor em relação ao apresentado ontem e ter uma visão mais clara da região,por onde costumo passar de auto quando estou no Rio.A pé não recordo de ter chegado próximo e assim não tenho como avaliar o prédio e o local ,um tanto criticado nos comentários de ontem.Talvez volte depois para um FF.
ResponderExcluirÉ impressão minha ou os dois ônibus chifrudos da primeira foto estão com as lanças recolhidas? Não vejo a fiação.
ResponderExcluirBom dia. Na segunda foto onde aparece a esquina da Rua da Passagem e o cine Guanabara, a transformação foi total e esse trecho atualmente desapareceu e se confunde com a Rua Mena Barreto, que não chegava até a praia de Botafogo. O edifício amarelo que separa a Rua da Passagem da Voluntários da Pátria foi construído no início da década de 60. Em seu lugar havia um casario cuja demolição coincidiu com o fim dos bondes. Os bondes e mais tarde os Trolley-bus que se dirigiam à Copacabana entravam à direita na rua da Passagem, já que o corte feito na pedra que existe atualmente e aparece na segunda foto só foi aberto quando da construção do viaduto. Na primeira foto aparece com clareza o pátio da sede do Botafogo, onde João Saldanha disparou dois tiros contra o goleiro Manga, que pulou o muro que aparece e correu até Porto Alegre...
ResponderExcluirBom Dia! Na minha visão viaduto não é a melhor solução. Para sua construção muito do seu entorno é destruído,criando vários espaços que logo são ocupados pela população de rua.
ResponderExcluirBom dia a todos.
ResponderExcluirBelas fotos. Gostei.
Parabéns ao Joel e ao Luíz.
Bom dia a todos. Hoje é dia de só ler os comentários dos comentaristas que moraram nas imediações, pois conheci este local somente de passagem mesmo tendo visto estas transformações ocorridas ao longo dos anos.
ResponderExcluirPS. E
FF:Mais uma derrota que não dá para digerir facilmente.Com um primeiro tempo razoável,na verdade o Santos não jogou nada,caiu de quatro na etapa final.Não dá para entender o que fez o Zé Ricardo retornar com o Mureta,umjogador que não passa confiança aos demais,sempre com colocação ruim e péssimas saídas de gol.Um frangueiro.A zaga batendo cabeça e perdendo bolas pelo alto.Eainda por cima o cara retorna com o Gabriel,que estava sem jogar há muito tempo.A classificação foi salva pelo gongo,mas como está não deve durar muito.O Botafogo anda fazendo bem suas lições,mesmo com um time limitado.Difícil....
ResponderExcluirO técnico é fraco. Poderia ser um assistente mas nunca o treinador principal. Falta um líder para o time dentro de campo. A equipe se entrega quando se vê pressionada. Mais 5 minutos e a classificação iria para o brejo. O goleiro é fraquíssimo (aí você vê a mutreta que há no futebol pois foi convocado para a seleção!!!). O Rafael Vaz pensa que é o Domingos da Guia ou o Nilton Santos como alguém já disse. O Gabriel cisca, cisca, e não resolve nada. O Berrio é um esforçado que deu sorte em fazer o primeiro gol.
ResponderExcluirAté hoje não entendi esta convocação do Muralha e ao que indica o Tite parecia querer ficar com a torcida do Flamengo ao lado,mas escolheu o cara errado.Este Muralha pode ir jogar futebol de areia ou de cinco pois caso contrário vai matar a torcida do Flamengo.Falaram para o Rafael Vaz que ele tem categoria e ele acreditou e ali virou peneira.O Zé Ricardo só vai sair assim que perder outra disputa e vai ser na Copa do Brasil.Um papelão na Libertadores e vai emplacar outra lambança breve pois ontem escapou por pouco.Só mesmo aquele Urubu Otimista para achar que o Flamengo vai chegar em algum lugar neste ano.Só mesmo cornetando esta turma de dirigentes rubro negros.
ResponderExcluirA convocação do Muralha deve ter a ver com $$$$$
ResponderExcluirO time é bem inferior ao que a mídia que mostrar.Alguns jogadores "passados",outros "bichados",e um técnico "fabricado" por uma mídia tendenciosa e uma diretoria suspeita.Os três candidatos ao título em ordem são o Corinthians,o Palmeiras,e o Santos.
ResponderExcluirBoa noite a todos.
ResponderExcluirAs fotos são bem interessantes.
FF: O ZR foi salvo pela interferência externa (de novo?) no lance do pênalti que virou escanteio... Erros e acertos à parte (realmente não existiu pênalti), está virando uma estranha rotina essa interferência.