Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de julho de 2017

BOTAFOGO



 
Continuando com o tema de ontem, a região no entorno do viaduto Pedro Alvares Cabral, no Mourisco, temos uma excelente fotografia, ainda da época de construção do viaduto em meados dos anos 60, enviada pelo Joel Almeida, a quem o “Saudades do Rio” agradece.
Nesta foto vemos o belo prédio do Arquivo Geral do Estado do Rio de Janeiro cercado de grandes prédios em construção. A data da foto, por volta de 1966, é confirmada pela presença dos ônibus elétricos trafegando pela Praia de Botafogo e na saída da Rua Voluntários da Pátria.
Na segunda foto, uma panorâmica da região, vemos as sedes dos clubes Guanabara e Botafogo (o ginásio e a piscina foram palcos de grandes eventos esportivos) e o prédio branco onde funcionou o cinema Guanabara,construído em 1920, na Praia de Botafogo nº 506, no local onde funcionava o Cinema High-Life. Chegou a ter 1770 lugares e foi demolido em 1977.
A sede do Botafogo foi construída no local onde funcionou o antigo Pavilhão Mourisco, demolido em 1952, quando das obras para a construção do Túnel do Pasmado. Por quase trinta anos o Botafogo manteve esta sede, resultado de um acordo entre a Prefeitura e o clube. Com o fechamento desta sede, em 1998 foi inaugurado o Centro Empresarial Mourisco, uma construção espelhada, na minha opinião de mau-gosto, apelidado de "Ferrero Rocher", onde hoje se encontram as sedes de várias empresas, salas comerciais e garagens.  Bem à esquerda vemos a Policlínica de Botafogo que há décadas presta bons serviços aos cariocas.
Finalmente, na terceira foto, colorida, vemos o viaduto que, durante muito tempo, por conta de uma curva mal projetada, foi palco de inúmeros acidentes, inclusive com a queda de ônibus (acho que foram dois ônibus que caíram de lá), com vários mortos (uma foto sobre isto já foi postada por aqui).
 

13 comentários:

  1. A sede do Botafogo no Mourisco sempre me chamava a atenção, quando por aí passava ainda criança.
    Agora foi possível ter certeza sobre o local exato do antigo Cine Guanabara.
    Se não me falha a memória um dos ônibus acidentados caiu para o lado de dentro da curva, será que tentou corrigir e exagerou?

    ResponderExcluir
  2. Com as fotos de hoje pude me situar melhor em relação ao apresentado ontem e ter uma visão mais clara da região,por onde costumo passar de auto quando estou no Rio.A pé não recordo de ter chegado próximo e assim não tenho como avaliar o prédio e o local ,um tanto criticado nos comentários de ontem.Talvez volte depois para um FF.

    ResponderExcluir
  3. É impressão minha ou os dois ônibus chifrudos da primeira foto estão com as lanças recolhidas? Não vejo a fiação.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Na segunda foto onde aparece a esquina da Rua da Passagem e o cine Guanabara, a transformação foi total e esse trecho atualmente desapareceu e se confunde com a Rua Mena Barreto, que não chegava até a praia de Botafogo. O edifício amarelo que separa a Rua da Passagem da Voluntários da Pátria foi construído no início da década de 60. Em seu lugar havia um casario cuja demolição coincidiu com o fim dos bondes. Os bondes e mais tarde os Trolley-bus que se dirigiam à Copacabana entravam à direita na rua da Passagem, já que o corte feito na pedra que existe atualmente e aparece na segunda foto só foi aberto quando da construção do viaduto. Na primeira foto aparece com clareza o pátio da sede do Botafogo, onde João Saldanha disparou dois tiros contra o goleiro Manga, que pulou o muro que aparece e correu até Porto Alegre...

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Na minha visão viaduto não é a melhor solução. Para sua construção muito do seu entorno é destruído,criando vários espaços que logo são ocupados pela população de rua.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos.
    Belas fotos. Gostei.
    Parabéns ao Joel e ao Luíz.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. Hoje é dia de só ler os comentários dos comentaristas que moraram nas imediações, pois conheci este local somente de passagem mesmo tendo visto estas transformações ocorridas ao longo dos anos.
    PS. E

    ResponderExcluir
  8. FF:Mais uma derrota que não dá para digerir facilmente.Com um primeiro tempo razoável,na verdade o Santos não jogou nada,caiu de quatro na etapa final.Não dá para entender o que fez o Zé Ricardo retornar com o Mureta,umjogador que não passa confiança aos demais,sempre com colocação ruim e péssimas saídas de gol.Um frangueiro.A zaga batendo cabeça e perdendo bolas pelo alto.Eainda por cima o cara retorna com o Gabriel,que estava sem jogar há muito tempo.A classificação foi salva pelo gongo,mas como está não deve durar muito.O Botafogo anda fazendo bem suas lições,mesmo com um time limitado.Difícil....

    ResponderExcluir
  9. O técnico é fraco. Poderia ser um assistente mas nunca o treinador principal. Falta um líder para o time dentro de campo. A equipe se entrega quando se vê pressionada. Mais 5 minutos e a classificação iria para o brejo. O goleiro é fraquíssimo (aí você vê a mutreta que há no futebol pois foi convocado para a seleção!!!). O Rafael Vaz pensa que é o Domingos da Guia ou o Nilton Santos como alguém já disse. O Gabriel cisca, cisca, e não resolve nada. O Berrio é um esforçado que deu sorte em fazer o primeiro gol.

    ResponderExcluir
  10. Até hoje não entendi esta convocação do Muralha e ao que indica o Tite parecia querer ficar com a torcida do Flamengo ao lado,mas escolheu o cara errado.Este Muralha pode ir jogar futebol de areia ou de cinco pois caso contrário vai matar a torcida do Flamengo.Falaram para o Rafael Vaz que ele tem categoria e ele acreditou e ali virou peneira.O Zé Ricardo só vai sair assim que perder outra disputa e vai ser na Copa do Brasil.Um papelão na Libertadores e vai emplacar outra lambança breve pois ontem escapou por pouco.Só mesmo aquele Urubu Otimista para achar que o Flamengo vai chegar em algum lugar neste ano.Só mesmo cornetando esta turma de dirigentes rubro negros.

    ResponderExcluir
  11. Observador Esportivo27 de julho de 2017 às 16:00

    A convocação do Muralha deve ter a ver com $$$$$

    ResponderExcluir
  12. O time é bem inferior ao que a mídia que mostrar.Alguns jogadores "passados",outros "bichados",e um técnico "fabricado" por uma mídia tendenciosa e uma diretoria suspeita.Os três candidatos ao título em ordem são o Corinthians,o Palmeiras,e o Santos.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite a todos.

    As fotos são bem interessantes.

    FF: O ZR foi salvo pela interferência externa (de novo?) no lance do pênalti que virou escanteio... Erros e acertos à parte (realmente não existiu pênalti), está virando uma estranha rotina essa interferência.

    ResponderExcluir