Total de visualizações de página

sábado, 26 de agosto de 2017

DO FUNDO DO BAÚ: FILME





 
Hoje é sábado, dia da série “DO FUNDO DO BAÚ”. E de lá saem estes fotogramas do filme/documentário, garimpado pelo Nickolas Nogueira, chamado “Men of Brazil”, de 1960.
O Nickolas recomenda assistir à íntegra do filme, que está disponível em: https://vimeo.com/177637834 (assistir em HD).
Os especialistas poderão identificar os automóveis.
Quanto ao ônibus da linha 64, fazia o trajeto Leopoldina-Ipanema e era um dos que levavam os alunos do Santo Inácio de Ipanema e Copacabana para Botafogo, via Túnel Velho. Era uma opção ao bonde 14 – General Osório, na minha época de colégio.

14 comentários:

  1. Ainda bem que os fotograma são repetitdos. Vou tomar cuidado para não deletar textos já escritos.
    Foto1: Essa Cadillac 46-47 está com as lanternas muito escuras. Seria um mudernista dos anos 60? Um Packard 1948 tenta mostrar o focinho, enquanto o Opel 1958, com sua cara GM de 57 é modestamente afastado da luta das lanchas. Lá atrás um De Soto Custom, 51, move-se lentamente.
    Foto 2: Um Ford 1947.
    Foto3: É um repeteco da Foto 1, com o Packard 1948 aparecendo por inteiro e mostrando sua divisão saia e blusa. O Opel 58 ainda está, mas atrás temos dois carros 1950, um Plymouth e um Mercury.
    Foto 4: A Cadillac avançou e deixou o ônibus 64 soltando uma fumaça nada protocolar, por seu cano de descarga elevado. Um lindo Oldsmobile 1956 (na época, abria a boca da garotada, mais do que a própria), o De Soto Custom está animado e deixa ver uma Cadillac 46-47 cinza mais atrás (chute, mas é razoável). Apesar do parachoques bem desenhado, não me arrisco definir o carro da extrema direita.
    Foto 5: Em frente à Sears, aquela sucessão de Chevrolet - estamos em um, de 1941 a 48, temos um Bel Air 1957 à esquerda, outro 1958, com motor V-8, azul metálico, um 1937, taxi, no cantinho esquerdo e um solitário Mercury 1951, à direita.

    ResponderExcluir
  2. O filme irei ver mais tarde.
    Quanto aos belos automóveis fico impressionado com o conhecimento do obiscoitomolhado.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Dieckmann possui um conhecimento impressionante, um verdadeiro computador vivo. O local é a praia de Botafogo. O prédio da Sears é uma prova disso.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Hoje temos um fundo do baú dedicado aos mestres da identificação de automóveis antigos, assim como o mestre Joel, também fico impressionado com o conhecimento dos mestres Dieckmann e do Gustavo. Eu não consigo nem gravar a placa do meu carro, sempre troco as letras do modelo e mal consigo lembrar dos carros que já tive, e olha que não foram tantos assim.

    ResponderExcluir
  5. Só falta dizer a quilometragem rodada e a velocidade do momento. Um espanto!!!Belos autos. Mais alguma referência sobre o filme?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo de Tribobó26 de agosto de 2017 às 10:47

    O Biscoito tinha insônia e ficava contando carros na janela ao invés de contar carneirinhos..

    ResponderExcluir
  7. Hoje é dia de aprender sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  8. Peralta, o implicante26 de agosto de 2017 às 12:54

    Men of Brazil?Tia Nalu só vê o Filho do Brasil.Muitas vezes.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde! Esse filme tem muita coisa interessante. Vou ver de novo.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante o filme,já o tinha assistido mas vale a pena vê-lo de novo.

    ResponderExcluir
  11. logo no inicio: Sempre vi subir lingada de café ou milho com 16 sacas e o gato fechado,essa está com mais de 20 sacas.No minuto 15.02, em principio achei que era um Monobloco da Útil depois vi que era um Cometa.Esta época foram várias transições. No transporte urbano as chapas de ferro foram trocadas pelo alumínio,Os lotações deram lugar aos ônibus,os individuais se agruparam fazendo surgir várias empresas, cada uma com suas cores. Este filme vai ser uma festa para os busólogos.

    ResponderExcluir
  12. O ônibus da foto 1 é um Steyr,encarroçado Metropolitana. fazia muita fumaça, tremia em ponto morto e enguiçava muito.Não lembro de nenhuma empresa que os tenha usado durante toda a vida útil que foram programados (7anos)

    ResponderExcluir
  13. Boa noite a todos.

    Quando vi o título, pensei que o Dr. D' iria começar a postar vídeos, como o PGomes fazia na página dele...

    Verei o filme depois, com certeza.

    ResponderExcluir
  14. No filme, aos 3 minutos, os ônibus elétricos. O carro misterioso à direita é um Pontiac 53, com uma guirlanda no parachoques. E o Chevrolet 57 Bel-Air azul e branco é chapa branca. Vem de longe...

    ResponderExcluir