Total de visualizações de página

sábado, 7 de outubro de 2017

DO FUNDO DO BAÚ: SATURIN E TERESÓPOLIS



Hoje é sábado, dia da série “DO FUNDO DO BAÚ”. E de lá sai esta fotografia de um folheto em que é citada a empresa SATURIN que, por coincidência, apareceu no “post” de ontem.
O folheto, de 1961, das Excursões Saturin, oferece visitas ao Pão de Açúcar, Petrópolis, Rio à noite, Paquetá, Teresópolis, Corcovado, Tijuca, Cabo Frio e Jardins. E, junto, uma propaganda da H. Stern.
O ônibus da SATURIN é da indústria francesa Chausson e a foto do acervo de A. Mattera. Segundo informações a Saturin tinha garagem na Rua Petrocochino, em Vila Isabel.
E, no ônibus da SATURIN, vamos aproveitar o sábado em Teresópolis, que aparece em foto do acervo do Rouen.

14 comentários:

  1. Quando li ontem sobre o ônibus francês Chausson, desejei ver uma foto. Meus desejo foi atendido!

    ResponderExcluir
  2. Acho que houve um erro de concordância lamentável...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos.

    Vou ficar dentro do ônibus hoje. Excursão para Paquetá? Como o ônibus da Saturin chegava lá?

    Nunca fui a Teresópolis, mas tínhamos em casa um daqueles quadrinhos redondos de lembrança com uma cena cotidiana da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Teresópolis era ótimo nos anos 60. Uma delicia de lugar com muitas 0pções de lazer e gastronomia de ótima qualidade. Acho que o único restaurante remanescente daquela época era a Cantina Alpina. Quanto ao Hotel Higino? Algum tem fotos para nos mostrar?

    ResponderExcluir
  5. Vou incluir Petrópolis no esquema de ontem e aproveitar para fazer um giro pela cervejaria sem problemas com a Lei Seca. A Saturin será meu GPS e sei que teremos segurança e conforto.

    ResponderExcluir
  6. Li agora em O Globo que será inaugurada hoje uma exposição sobre a região do Cais ,um projeto chamado Novocais. Segundo consta mais de 600 fotos entre outras atrações. Naturalmente muita coisa já passou aqui pelo SDR.Espero que algum comenta possa conferir.

    ResponderExcluir
  7. Este sábado em Teresópolis e no próximo feriado, Paquetá. No caso da ilha deve ser um barco fretado exclusivo para os clientes da Saturin.
    Por falar em Rouen, o ônibus na segunda foto estava na jurisdição do francês? Pelo que diziam sumidos comentaristas do SDR, por ali fica o que restou do território da França Antártica.
    E na primeira foto, com uma certa "licença poética", diria que estava na Praia da Saudade.

    ResponderExcluir
  8. F.F. Foi encontrado na casa do goleiro muralha um grande gato de energia elétrica.A polícia foi chamada e todo o condomínio em que ele está envolvido numa grande fraude.Além de "frangueiro" é também "gateiro".

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde ! Jardins ? Coitada da Urca, a encheram de prédios que não existiam e ainda não existem...

    ResponderExcluir
  10. Aí fica difícil para o Muralha ver uma verdadeira luz no fim do túnel..

    ResponderExcluir
  11. Agora existem essas grandes limusines rosa onde além de excursões fazem festinhas e reuniões. Um luxo! Quanto deve custar? Tem até pista de dança.

    ResponderExcluir
  12. O que seria Jardins?
    Estive em Teresópolis há uns dois anos e fiquei decepcionado. Aquela Teresópolis antiga, acolhedora, não existe mais.

    ResponderExcluir
  13. Vou ecoar a pergunta do Plinio: o que seria Jardins?
    Quanto a Teresópolis, acho que o povo de lá também não tem tido muita sorte com seus prefeitos. Mais de um (acho) já foram cassados e há um nome que parece ser "tri"vitalício. Os principais problemas são consequências de ocupações irregulares, falta de saneamento, e... corrupção! Não sei em que pé ficaram as investigações sobre os desvios das verbas para a recuperação da cidade.

    ResponderExcluir
  14. Possuo uma peça de colecionador do Rio Saturin (uma bandeirinha) quem tiver interesse me envia um WhatsApp 21 981576102.

    ResponderExcluir