Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

EBCT





Agência postal móvel era um “trailer” que, em 1971,  funcionava de 8 às 12h ou de 13 às 15h, para descongestionar os serviços das agências  locais dos Correios.
Esta agência vendia selos, recebia cartas registradas, telegramas e impressos, só não aceitava volumes. Como inovação tinham de plantão um mensageiro de bicicleta, para levar, na hora, as cartas destinadas a pontos do mesmo bairro onde estivesse estacionada. As outras cartas eram enviadas para a agência do EBCT mais próxima.
Ficavam em bairros como Leme (junto à Taberna do Leme, na Av. N.S. de Copacabana esquina com a Av. Princesa Isabel), em Laranjeiras (na Praça David Ben Gurion) ou Pavuna (Praça Copérnico), puxadas por um caminhão pequeno ou uma Kombi, tinham dois funcionários e eram pintadas de verde e amarelo.
Onde seria a última foto? Havia um "Café e Bar Califórnia" no Méier.

48 comentários:

  1. Mais um serviço público que foi para o brejo. Não se pode mais confiar nos Correios, seja pela própria incompetência, seja pelos constantes assaltos a seus caminhões. Nem sei como tanta gente ainda faz comprar pela internet ou envia coisas importantes pelos Correios.
    Lembro vagamente destes trailers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plinio, a falencia dos Correios não se deve à própria incompetência e aos assaltos a seus caminhões, mas aos "assaltos" que durante 14 anos um certo partido realizou sistematicamente em seus cofres, resultando em prejuizo anual atualmente de cerca de 2 bilhões. Só com a previdencia privada de seus aposentados, informa a imprensa, que vão cerca de 435 milhões anuais.

      Excluir
  2. Agência dos Correios estão entre os estabelecimentos mais visados para assaltos nos dias de hoje. Muitas delas estão sendo fechadas por motivo de segurança. Em tempos de internet, as cartas físicas são atualmente uma curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1.    Realmente. As agências sumiram. As que ficaram viraram Agência bancária e entreposto de mercadorias.  

       Vendo e compro pela Internet. Nunca tive nenhuma encomenda perdida. Deve ter sido sorte.

      Excluir
  3. Só para não perder o hábito: o carro que aparece com a parte traseira na segunda foto é um Mustang 1970.

    ResponderExcluir
  4. Durante algum tempo, circulou pela Ilha do Governador uma agência Volante que funcionava em um ônibus da ECT.
    Quanto a situação ds Correios, me parece uma bem orquestrada desordem para justificar a sua privatização...

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Para datar a foto,lembrei que o Taxi na foto 2 é da Empresa Taxis Dina. Que teve este modelo em 69/70. Em 72 a frota foi trocada para TL.A ultima parece que está estacionada em frente a uma igreja no Centro.

    ResponderExcluir
  6. Como eu moro na "Brasália"(mistura de Brasil com Somália), não costumo comprar nada pela internet, já que o risco da encomenda ser roubada ainda na sede dos Correios é grande. Também não costumo fazer qualquer transação bancária pela internet, já que a segurança é pífia. Ainda nessa linha de atuação, só utilizo caixas eletrônicos dentro da própria agência do banco. Mas essas precauções não irão valer muito já que nas entradas das agências bancárias existem acampamentos permanentes de moradores de rua, dormindo, comendo, f..., e é claro, pedindo dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje assisti pela manhã o saque de um caminhão de entregas no morro Camarista Meyer, praticado por bandidos da região. O helicóptero da Globo filmou tudo e a polícia acabou prendendo seis marginais e recuperando a carga. Não é sem razão que os Correios não mais entregam mercadorias em muitos locais. Olhando do alto, percebe-se a imensidão dessas favelas e chega-se à conclusão de que o R.J está perdido. A quantidade de bandidos existente é muito maior que o Estado pode suportar. Não há policia que possa dar conta. Nunca pensei que descêssemos tão baixo.

      Excluir
    2.    Extremamente difícil dar alguma coisa errada pelo Internet Banking. Deve ser ainda mais seguro que o elevador de seu prédio. Por isto saindo à rua estará correndo bem mais riscos.

      Excluir
    3. Deve ter tido engarrafamento aéreo porque a Record também registrou o ocorrido. Os apresentadores do Bom Dia Rio ligaram para o 190 e a atendente informou que já havia um chamado aberto para o local.

      Excluir
  7. Bom dia ! Não acho que a última foto seja no Méier, mas, sim, no centro da cidade, dada a imponência do prédio que se pode ver atrás do "trailer".

    ResponderExcluir
  8. Além do Mustang da segunda foto, fiquei particularmente interessado na última. O tal bar Califórnia que aparece na foto tinha seu endereço na rua Dias da Cruz, 9, no Méier, como registrado na internet. Todavia, ele não mais existe nesse endereço e a foto não parece ser a referida rua e sim com a Arquias Cordeiro, se o local for de fato naquele bairro, região em que o Mauro é perito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Docastelo: O bar da Rua Arquias Cordeiro era o Bar Imparcial. Onde tinha sempre um bom vinho e aquele bacalhau de primeira,que hoje até na Casa Pedro está difícil de achar.

      Excluir
  9. Penso parecido com o Professor Jaime,mas a incompetência parece ser o fio para tal caminho. Junto com a ladroagem.Mais um órgão falido para colocar na conta dos gulosos do PT.Turma da pesada.

    ResponderExcluir
  10. A última foto é junto à igreja ortodoxa grega na Gomes Freire.

    ResponderExcluir
  11. Na última foto: pela curiosidade dos 3 marmanjos parece uma "apresentação" do trailer dos Correios em frente a uma de suas subsedes. O palacete tem todo pinta de repartição pública.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos.

    Minha memória pode estar começando a me trair, mas tenho a impressão de ter visto um troço desses em Madureira. Agora, pedir a localização exata já é pedir muito... Mas posso arriscar o calçadão da Ministro Edgard Romero.

    ResponderExcluir
  13. É o terceiro comentário, os outros dois morreram. Logo só vou identificar o local da 4ª fotografia. É em Niterói em frente a Prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh!Teria sido finalmente revelada a identidade de "Jorge,o ucraniano"?

      Excluir
  14. Eu tenho comprado muito pela Internet, no Mercado Livre. Nunca houve extravio de nada. Uma ou duas vezes em que chegou mercadoria errada ou com algum problema, eles substituíram ou estornaram o valor. Já com a Shopee logo a minha primeira compra deu problema. Eles estornaram o valor, mas perdi a confiança. Não compro mais nada por ela.

    ResponderExcluir
  15. Quanto aos Correios, se vou comprar algo e a entrega é por eles, desisto. Uma vez comprei um livro de um sebo em Teresópolis e ele levou 43 dias para chegar às minhas mãos. Por acaso, de tanto reclamar com o vendedor ele estornou o valor, e logo no dia seguinte o livro chegou. Paguei novamente.

    ResponderExcluir
  16. É uma lástima que a antiga EBCT tenha caído nesse poço sem fundo do descrédito e do prejuízo bilionário. Certamente a culpa é, mais uma vez, de se nomearem apadrinhados políticos para os cargos de alto nível da empresa. Aliás, essa pouca-vergonha não é exclusividade dos Correios, é uma das características nacionais. Onde há apadrinhamento há corrupção e malversação de dinheiro público.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia. A situação em oito anos só foi ladeira abaixo. Correios em tempos de internet virou algo anacrônico.

    ResponderExcluir
  18. Lamentável a situação dos Correios, seja porque o serviço (mal) prestado prejudica a população, seja porque virou um ralo por onde escoam fortunas com fins políticos. A burocracia, geralmente, é fachada de grave corrupção. Como sabe o Luiz, ainda envio cartões postais com selo e carimbo. É uma graça, uma presepada, mas quem recebe estranha, mas gosta.

    ResponderExcluir
  19. Quanto à última foto, "Lino, o ucraniano" levou 9,5. É a Avenida Visconde de Rio Branco e o trailer está em frente ao Palácio dos Correios (que atualmente abriga o Espaço Cultural Correios Niterói). O Café e Bar Califórnia continua no mesmo local.

    ResponderExcluir
  20. Não sei a razão de vcs falarem mal dos Correios… Sexta-feira dia 9 de janeiro recebi carta postada em bairro vizinho com data de início de dezembro. Deve ter sido trazida por uma tartaruga.
    O Helio teve insônia esta noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvo engano meu houve greve de funcionários em alguns lugares. Daí esse possível atraso ainda maior. Coitado de quem vai esperar a entrega dos carnês do IPTU...

      Excluir
  21. Final de ano a entrega dos Correios sempre foi complicada, mesmo depois praticamente sumiram os cartões natalinos e de boas festas impressos.
    Em compensação as compras via internet deslocaram o cronograma de entregas para praticamente só dezembro nesse tipo de venda. Nas lojas físicas o estoque novo tem que chegar antes da primeira parcela do 13°., em novembro.

    ResponderExcluir
  22. Lembro bem que no início dos anos 90 os Correios era a instituição de maior credibilidade junto à população. Houve uma época que jogava xadrez por correspondência pelo clube epistolar de xadrez, era uma saída para superar a dificuldade de encontrar outros adeptos, e que ainda dispusessem de tempo. Nas regras, o tempo previsto para a resposta aos lances era de 1 dia, pois esse era o tempo normal das entregas pelos Correios, não eram aceitas quaisquer justificativas para um tempo maior de respostas, isso é uma demonstração da eficiência da empresa em outras épocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. No fim do período militar a EBCT era uma das jóias do Brasil. Aí entrou a democracia esquerdista (um oxímoro) e o resultado é a tragédia atual.

      Excluir
    2. Colaborador Anônimo, você tinha dificuldade de jogar ao vivo no início dos anos 90? O número de clubes de xadrez no Rio de Janeiro era muito maior então do que hoje - incluindo até um fictício, mas essa é uma outra história...
      A minha breve experiência no CXEB foi bem menos satisfatória, com muitas reclamações do serviço dos correios e partidas exigindo correspondência com aviso de recebimento.

      Excluir
  23. Uma vez eu comprei um livro num sebo. Fiquei aguardando a chegada durante dias. Aí descobri que os Correios não iriam entregar aqui em casa. Tive de ir até a agência do Méier pegar o livro.

    ResponderExcluir
  24. Já com o Mercado Livre isso nunca acontece: entregam no prazo ou até antes disso. Sem falhas. Mesmo que sejam objetos pequenos. Já comprei um grupo de 3 borrachinhas para meu tape deck. Recentemente comprei 4 filtros para meu aspirador de pó. Mas já comprei um celular para minha esposa.

    Os únicos problemas que tive foram dois kits de 12 marmitinhas de plástico cada, em que uma veio rachada. Eles estornaram o valor de um kit. Portanto, fiquei com 11 marmitinhas de graça.

    De outra feita, comprei dois altofalantes para minha TV, mas veio o conjunto errado. Eles mandaram o correto e não vieram pegar o errado.

    Esses problemas nem sempre são do Mercado Livre e sim do fornecedor. Mas tanto um quanto o outro sempre resolvem rapidamente o problema.

    ResponderExcluir
  25. No início eu tinha muitas reservas quanto ao Mercado Livre, porque cansei de ler reclamações a respeito dele. Porém minhas duas enteadas, meus dois genros, meu cunhado e meu sobrinho cansavam de comprar lá e nunca tiverem problemas. Aí tomei coragem e mais ou menos a partir de início de 2024 comecei a usar o ML. Não me arrependo.

    Além do celular da minha esposa, comprei itens caros, como um processador Intel para meu computador e um SSD.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Saudosistas. Primeiramente nada tenho a ver com o Ucraniano. Em relação aos Correios, teve um grande rendimento em 2018 o rombo era de 2 bilhões, em 2026 o rombo é de 20 bilhões.
    Comparando vamos ver quanto custava uma ação da PETR4 em 12/01/2018 no fechamento - R$ 17,28, neste exato momento uma ação da PETR4 custa R$ 30,42, uma correção de 76,04%, já a rentabilidade do rombo dos Correios foram de 900%. Aqui entre nós, eles sabem administrar muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí, Lino, você deu uma boa ideia: ao invés de só podermos investir no lucro de empresas, podermos investir no prejuízo delas. Quanto mais prejuízo, mais ganharíamos. Pago pelo governo. Talvez assim essa corja tomasse vergonha na p.... da cara. Um bom investimento seriam justamente os Correios. Mas há muitos outros, todos eles chefiados por testas-de-ferro de políticos ou por eles mesmos. Seria a Bolsa Brasileira de Prejuízos.

      Excluir
    2. Certamente a Bolsa de Valores perderia milhares de investidores. Aplicar no prejuízo de empresas governamentais é lucro na certa.

      Excluir
    3. Outra boa ideia é fazer um bolão apostando qual ministro do STF vai anular processos que envolvam políticos ou grandes empresários. Apostar em Toffoli e Gilmar Mendes não renderia nada aos acertadores, pois seria pule de 10.

      Excluir
  27. Mestre Hélio caso este tipo de aplicação viesse a existir, os juízes do STF, lançariam mão de um regulamento do jogo de bicho, cotariam a aplicação do trader e aplicariam uma multa no valor do rendimento auferido pelo trader. rs, rs, rs, rs,

    ResponderExcluir
  28. Por falar em negócios e acordos Mercosul e União Europeia, acho que principalmente o Brasil, vai levar chumbo. Seria bom ler o acordo mais profundamente, pelo pouco que eu li, os Europeus incluíram várias salvas guardas para os produtos da A.S. entrarem na Europa.
    Outra coisa a A.L. vai exportar basicamente commodities, cujo o preço é controlado por uma bolsa Internacional, já A.S. vai importar produtos industrializados. Acho que esse acordo me parece aquele famoso acordo CARACU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por falar em Caracu, quem se lembra dessa cerveja? E da Cayru? Alguém as bebia?

      Excluir
    2. Caracu existe em latas de 355 ml. Ainda é encontrada em alguns mercados.

      Excluir
  29. Conheço uma pessoa, sem filhos, separada do marido, morando sozinha num apartamento pequeno dentro de um conjunto residencial antigo num bairro muquirana do Rio. Exerce o cargo mais baixo numa firma terceirizada em uma grande instalação da Marinha. Um dia, durante um aniversário, ela me disse que rolava corrupção lá na instalação.

    E acho muito estranho o estilo de vida dela: só usa salões de beleza de shoppings (que são reconhecidamente caros), no Carnaval passado fez um cruzeiro por diversas cidades do Brasil, vive postando status no zap com ela em restaurantes, lugares turísticos, etc. Tudo incompatível com a renda dela.

    Pelo cargo que ela exerce, obviamente não é ela a corrupta. Mas não descarto a hipótese de que ela seja laranja de algum grandão da Marinha. Amante não é, pois ela é PCD, o que funciona como handicap para tal opção.

    ResponderExcluir
  30. Hélio esta senhora tem o dom do milagre da multiplicação.

    ResponderExcluir