Total de visualizações de página

domingo, 10 de janeiro de 2021

ARPOADOR

Nesta foto da LIFE vemos uma praticamente desabitada Av. Francisco Bhering, inclusive sem as instalações do exército, que foram demolidas no final dos anos 70 para a construção do Parque Garota de Ipanema.

É curioso ver o grande número de automóveis parados em contrapartida ao pequeno número de banhistas. Será que todos vieram nos carros? Nessa época o Arpoador era uma praia praticamente desconhecida.

Ao fundo vemos a pedra e a Praia do Diabo, que certamente ganhou esse nome em virtude do visual árido e pedregoso e do sempre perigoso mar, que afastava os banhistas. Sendo, por muitos anos, a preferida dos jogadores de frescobol.

Chama a atenção, segundo conta o Decourt, o tamanho do complexo radiotelegráfico, com duas enormes antenas, mais umas 4 menores e uma construção que estranhamente parece maior que a que muitos de nós chegou a conhecer no mesmo local, em um estilo flertando com o art-déco. Essa que aparece na imagem, possivelmente era a original, construída pelos ingleses, quando da chegada do cabo submarino.

O fim da Francisco Bhering totalmente em asfalto foi no início dos anos 70, quando houve a construção de um prolongamento do calçadão perto da pedra.

O calçadão ainda era de cimento áspero e arrematado por uma fortíssima muralha de cantaria reforçada, com um robusto enrocamento, construída nos primeiros anos do século XX, que vem resistindo a todas as investidas do mar, com pouquíssimos danos, até hoje, ao contrário da velha muralha de Copacabana que foi sendo aperfeiçoada a cada ressaca, até desaparecer, sepultada pelo aterro da orla.

 

12 comentários:

  1. Bom Dia! Será que ainda poderemos encontrar uma praia com segurança e pouca frequência ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,talvez nos seus sonhos. Esse lugar era muito seguro, a praia aprazível, e as instalações militares contribuíram para isso. Nem a G.M, nem a P.M, nem a tecnologia proporcionada pela internet e pelo GPS, conseguiram devolver ao Arpoador a tranquilidade de antanho.

      Excluir
  2. A Estação de Rádio Costeira, junto da Pedra do Arpoador, foi inaugurada em 1922. Esta estação era subordinada ao Departamento de Correios e Telégrafos, para prestar auxílio aos navegantes. Informações dão conta que tinha uma antena com 200m de altura (será mesmo?), sustentada por duas torres de 35m, e ligava Ipanema a qualquer parte do mundo. Apesar de não ser a mais bem equipada, entre as nove estações costeiras mantidas pelo Departamento de Correios e Telégrafos, era a mais importante em virtude da relevância do porto do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. 200m de altura? Metade do Pão de Açúcar? Tores de 35m? Altura de um prédio de 11 andares? Muito estranho.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Dr. D'.

    Hoje vou acompanhar os comentários e volto mais tarde.

    ResponderExcluir
  5. Amigos,

    Tô sempre olhando o blog, mas quase não comento, só de vez em quando mesmo. Mas passei por aqui para compartilhar um perfil do Instagram que acabei de conhecer, com várias fotos do Rio da década de 1970: https://www.instagram.com/piotrilowiecki/

    Eu cheguei até lá por uma postagem em outra rede social, o Twitter, pois não acesso o Instagram. No entanto, esse perfil, que é de um polonês, parece mesmo muito legal. Se não conhecerem ainda, vale a pena dar uma olhada. As fotos são em cor.

    Feliz Ano Novo para todos. Saúde e Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Antônio, folgo em saber que há pessoas egressas das redes sociais que se interessam pelo SDR. O Luiz deve conhecer o perfil desse polonês mas a maioria dos comentaristas aqui não acessa as redes sociais, mas conhece mais do Rio do a maioria, já que são cariocas "da antiga".

      Excluir
    2. Eustórgio,

      Sou leitor do SDR desde os tempos do UOL e do Terra, não lembro mais qual versão foi a primeira. Leio todos os dias, mas comento muito pouco. Só arrisco pitacos quando as fotos vêm aqui pro lado da Zona Norte. Tenho login do Facebook e do Instagram apenas por necessidade de pesquisa ou informação muito pontual; nunca postei nada em ambas, não são pra mim. Nem sei em qual botão clica pra publicar. Uso muito o Twitter, onde sigo alguns perfis que têm a ver com este blog, como o "São Paulo Antiga" e o "Rio Antigo". Gosto também do YouTube, sobretudo pra descobrir músicas novas, principalmente as antigas. Pra você ter uma ideia, todos os sambas-canções que o Ruy Castro cita no livro "A Noite do Meu Bem" podem ser ouvidos no YouTube.

      Abraços!

      Excluir
  6. Bom dia a todos. O Arpoador foi uma praia que frequentei algum tempo durante o ano que fiz vestibular, devido muito amigos de turma frequentarem esta praia, também foi a que mais recordações deixou, bons tempos, época onde tudo eram festas, alegrias e felicidades.

    ResponderExcluir
  7. evidentemente são carros de moradores das cercanias que não tinham garagem. Acho que a medida da antena não é de 200 metros. Lembro bem dela. A torre Eiffel tem 300 metros. Nem de longe a antena da estação chegava a 200.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a sugestão do Luiz Antônio (12:11). Me cadastrei no Instagram via FB, mas serei um frequentador bissexto.

    Fotos inéditas que mostram mais uma contribuição de estrangeiros para a nossa memória...

    ResponderExcluir
  9. Essa estação era tombada pelo patrimônio histórico, foi derrubada pelo prefeito da época, nada aconteceu sobre isso.

    ResponderExcluir