Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

AV. ATLÂNTICA - CALÇADAS







Ao sabor das decisões do Prefeito do momento a calçada de Copacabana tinha vários desenhos e materiais diferentes. Ora as ondas eram paralelas ao mar, ora eram perpendiculares. Embora as pedras portuguesas, típicas do local, fossem predominantes, houve época em que foi usado cerâmica ou macadame.

14 comentários:

  1. Na terceira foto estão Carmem Miranda e sua irmã Aurola.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia! A foto 2 me lembrou um cidadão que vendia sorvetes desta maneira e que conseguiu juntar dinheiro suficiente para comprar um lotação. Esteve atuante na área dos transportes até ser engolido pela lei dos 60 carros.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Acho que as pedras portuguesas dão um efeito mais bonito, mas, para isso, a manutenção tem que ser perfeita, caso contrário vemos o resultado espalhado pela cidade.

    Sobre a orientação das ondas, por questão de costume, prefiro a atual...

    Hoje é dia de Reis, época de desmontar as árvores de Natal, para quem teve disposição.

    FF: quadrilha está roubando peças de carne em estabelecimentos no Grajaú. Um levou picanha (e foi preso) e outro levou filé mignon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse furto de acém ou patinho, por exemplo, teria atenuante. Seria mais fácil alegar que está passando fome. Agora carne de primeira e se foi com ameaça ao proprietário ou empregado do estabelecimento, aí só tem agravante.
      De qualquer maneira todos para a DP e posterior julgamento. E sem um bom advogado até quem furta uma lata de sardinha corre risco de ficar mais tempo sem um simples HC. Já os grandes ladrões, com ou sem "colarinho branco"...

      Excluir
    2. "Colarinho branco" aprisionado só quando os pescoços são gordos como o do Pastor Everaldo.Nem o pescoço do Crivella vai ficar muito tempo preso.

      Excluir
  4. Em tempo: a irmã da Carmem era a Aurora.

    ResponderExcluir
  5. Conheço pouco a praia de Copacabana mas continuo achando que é um local frequentado pela burguesia.O comentário do Mauro Marcello as 6.54 não é correto.Não é preconceito achar que o pessoal que joga vôlei é diferente dos que jogam futebol.O pessoal do vôlei quando jovem não trabalha e a maioria é filhinho de papai.O pessoal do futebol tem origem humilde e sempre ralou.Não leva a mal mas é verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No período entre a segunda metade dos anos 60 e a primeira metade dos anos 70 - minha época de filhinho de papai - jogávamos vôlei e futebol, indiferentemente.
      Meu filho mais velho, assim como meu genro, que também tiveram sua época de filhinhos de papai, foram (e ainda são) fissurados em futebol, jogando sempre que possível.

      Excluir
    2. Engano seu, Anônimo. Na minha rede, quando estávamos na faculdade, todos já trabalhavam, alguns em estágio remunerado ou não, e outros tantos tendo emprego durante o dia e indo para a faculdade a noite. Uma dica prá você: num final de semana, dê um pulinho na porta da estação do metrô da Praça Cardeal Arcoverde e fique observando as pessoas humildes que ali desembarcam para ir a praia com seus farnéis e caixas térmicas, vindas do subúrbio e até mesmo da baixada fluminense. Nunca é bom generalizar.

      Excluir
  6. Ondas na calçada ao sabor dos ventos.
    Na foto das Irmãs Miranda o revestimento da calçada era com placas de cimento, que alguns chamam de lajotão, ainda muito usado pelo Brasil afora.
    Os raios de sol no rosto, e o retoque na foto, não favoreceram a Carmem Miranda.

    ResponderExcluir
  7. A Carmem e a irmã faziam o estilo "rechonchudinha"....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem ao gosto da época e que muitos brasileiros ainda gostam.
      E elas eram bem baixinhas, daí os saltos plataforma que podemos ver nos filmes da Carmem Miranda.

      Excluir
  8. Na primeira foto o guarda vidas estaria numa versão terrestre da casa do ca...lho, presentes das naus portuguesas?

    ResponderExcluir