Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

RUA GUILHERMINA GUINLE - BOTAFOGO

Esta foto, do acervo de Paulo Sallorenzo, mostra a Rua Guilhermina Guinle, em Botafogo, em seu trecho final, quase na esquina da Rua São Clemente.

Esta rua que começa na Rua Voluntários da Pátria nº 170 e termina na Rua São Clemente nº 195, tem 332 metros de extensão. Foi aberta no início do ano de 1920.

D. Guilhermina casou-se em 1875 com Eduardo Palassin Guinle, sócio da firma Gaffrée & Guinle.

Esta outra foto, também do acervo de Paulo Sallorenzo, mostra o muro da casa dos Paula Machado, tradicional família que se uniu à família Guinle. No amplo terreno existente na Rua São Clemente, entre as ruas Guilhermina Guinle e Dona Mariana, moravam vários irmãos desta família.

Mais perto deste muro havia a casa de Candido Paula Machado, ao lado do palacete onde morava Francisco Eduardo Paula Machado. No final dos anos 60 esta casa foi vendida e ali passou a funcionar uma firma de propaganda, se não me engano. Fui à festa de despedida da casa dos Paula Machado, uma festa à fantasia muito animada.

Vemos um panorama de Botafogo, provavelmente dos anos 40 ou 50, com destaque para o Palacete Paula Machado, hoje espaço cultural da FIRJAN, na Rua São Clemente entre as ruas Guilhermina Guinle e Dona Mariana. Lá no fundo, com o bairro de Botafogo ainda com poucos prédios altos, destaca-se a Igreja Matriz de São João Batista da Lagoa, na Rua Voluntários da Pátria.

O belo Palacete Paula Machado, hoje sede do Centro Cultural FIRJAN.  

 

13 comentários:

  1. Bom Dia! As fotos 1 e 2 me trouxeram à lembrança as ruas da minha infância,que com toda certeza não volta mais.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Botafogo é o bairro da zona sul por onde mais andei. Tive que parar depois de 2018. O centro cultural foi aberto depois disso, logo ainda não o conheço. Espero um dia fazer esse programa. Já comentei algum tempo atrás que estive nessa região com minha irmã em uma clínica, quando ela foi operada, há uns cinco anos.

    ResponderExcluir
  3. Um Fuscao,variant e uma TL "embolados" e mais uma variant....predominancia absurda de vw no início dos 70's...e são todos carros novos...

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras do Mauro Xará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lembra um pouco as ruas da Praça da Bandeira Senador Furtado e Barão de Iguatemi nos anos 60 quando eu aprendi meu ofício com José Polessa, um grande protético que tinha seu ateliê na Rua Mariz e Barros 72.

      Excluir
  5. Na foto panorâmica chama atenção ao fundo, na região da Fonte da Saudade, imagino, um grande corte no morro ali na região do Humaitá.

    ResponderExcluir
  6. Nos meus tempos de Santo Inácio, eu saltava sempre na Voluntários da Pátria e caminhava até o colégio pela Rua Dona Mariana. De vez em quando, quando o horário permitia, ia pela Sorocaba ou pela Guilhermina Guinle, no intuito de admirar os antigos casarões e prédios antigos, que sempre gostei, vez que nasci e fui criado num prédio antigo, na Rua General Artigas. Botafogo era o bairro da zona sul que mais existia casarões, que sobreviveram até meados dos anos 80.

    ResponderExcluir
  7. importante preservar esse casarão. Estive lá recentemente (início 2020) e está perfeito. As grades permitem a visão dos jardins por quem passa na rua e no prédio anexo já assisti bons concertos. Um Rio que se foi, mas que exige preservação para manutenção da memória da cidade.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. Era assim a maioria das ruas de bairros do Rio de Janeiro, quase todas de casas eram de moradia. Botafogo era privilegiado pelas belas mansões existentes no bairro. A cidade cresceu e até as favelas já estão cheias de edifícios. Gostaria de voltar a morar numa cidade onde a maioria das residências fossem casas, que meu vizinho fosse meu conhecido, que meu neto pudesse jogar bola na rua, brincar de pique, soltar pipa, jogar bola de gude. Os tempos mudaram, os valores mudaram, só mesmo resta a saudade desta boa época.

    ResponderExcluir
  9. Local que ainda respiramos vestígios do passado da tempos dourados. Sempre circulo por essas áreas. Botafogo foi um bairro que arregimentou um boa porção de abonados com suas suntuosas mansões. Ainda existem algumas, outras em péssimo estado de conservação e outras tantas abandonadas ou descaracterizadas mas fato é que se fizermos um passeio em marcha lenta pelo bairro viveremos vestígios de época suntuosa e que podemos até nos espantar e perguntar porque em Botafogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime Morais: Veja minha resposta complemento em seu comentário na postagem sobre o Banco Boavista de 4 de janeiro de 2021 postagem Banco Boavista
      Ronaldo Luiz Martins - o comentarista Irajá de 2009-2014

      Excluir