Um
dos locais mais agradáveis da Zona Sul carioca é o conjunto de ruas que fica no Jardim Botânico, entre a própria Rua Jardim Botânico e o Morro do Corcovado,
entre o Parque Lage e o Túnel Rebouças. Quem explorar a região de carro,
podendo até entrar pelo Jardim Botânico e sair pelo Humaitá, vai se deparar com
ruas tranquilas, com muitas casas e prédios baixos, uma temperatura alguns
graus abaixo do resto da cidade e muito verde. É a área que vemos nesta imagem
do Google. Vamos ver hoje duas fotos da Praça Jacarandás (ou Praça dos
Jacarandás), que fica junto às ruas Araucária e J. Carlos, próximo à Rua Maria Angélica.
Esta
foto foi enviada pela Ana, antiga comentarista do “Saudades do Rio” no tempo do
Terra e pertence à família de seu marido dela.
Esta
outra imagem do Google mostra a Praça Jacarandás atualmente, minúscula, mas
ainda com seu charme.
Olá, Dr. D'.
ResponderExcluirEm tempos de especulação imobiliária, tenho pena de locais como este, que poderiam ser um possível alvo.
Locais bucólicos estão em extinção.
FF: em tempo, hoje é o dia nacional da kombi...
ResponderExcluirUé, o comentário anterior não chegou?
ExcluirEssa parte do Jardim Botânico era muito tranquila, principalmente antes da abertura do Túnel Rebouças. Com a abertura do Túnel em 1967 o movimento na região aumentou gradativamente, mas ainda assim continuou tranquila. Mas isso é coisa do passado. Infelizmente locais ermos e próximos a morros, matas, e encostas, são problemáticos por razões de segurança e a região do Jardim Botânico e do Horto Florestal não é diferente.
ResponderExcluirMoro aí perto, na Arthur Ribeiro. As construtoras atacando as casinhas e pequenos prédios do Jardim Botanico para a construção de mini moradias. Muitas já foram abaixo. E tem a Lei Organica do Municipio que manda estudar o impacto do trafego no entorno, mas com os bandidos vereadores, e um Prefeito de quem gosto, mas que tem que ficar atento aos interesses, a Cidade vai mudando... para pior. Mas área ainda é uma delícia, bom passeio.
ResponderExcluirTaí, nunca tinha prestado atenção na ligação por cima do túnel, entre o Jd. Botânico e Humaitá.
ResponderExcluirMesmo assim se imagina que a região é cheia de cancelas e vigias, em ruas "privatizadas" por moradores.
Não é o caso, se o texto do gerente não se refere a um passado que gostaríamos que fosse a situação atual.
Há algumas ruas com cancelas mas vale o passeio subindo pela Maria Angélica e descendo pelo Humaitá. É gostoso ver este outro Rio.
ResponderExcluirBoa tarde a todos. Esta região é muito bonita, assim como aqui na Tijuca a região da Usina e Alto da Boa Vista, porém aqui as favelas desvalorizaram os imóveis e trouxeram o medo. Mas fazer o quê? Num País, onde bandido tem melhor tratamento do que o cidadão trabalhador e que paga impostos.
ResponderExcluirCuidado Lino, muita gente vai achar que é "preconceito"! Vão dizer que eles tem direito a moradia, energia elétrica, gás, e internet, "de graça", afinal a "burguesia" foi a culpada por sua "desdita" e tem com eles uma "dívida social". Muita gente vai achar que você é "homofóbico" ou "fascista" rsrsrs.
Excluir