A
foto de hoje mostra um bonde com reboque, possivelmente o “13-Ipanema”,
entrando no Túnel Novo.
Ontem,
quando da publicação da foto do abrigo de bondes da Lapa sendo demolido, o
Lahire Marinho me comentou que tinha feito sua última viagem no bonde “13-Ipanema”
vindo do Leblon até Copacabana, ainda no mês de março de 1963. Disse que ele
só trafegava em uma direção, saindo do Tabuleiro da Baiana e seguindo pelo
Humaitá, Jardim Botânico, Leblon, Ipanema, retornando para a cidade via
Copacabana e Túnel Velho. Conta que saltou pela última vez de um bonde na Rua
Siqueira Campos, esquina de Toneleros.
Achei
que ele estivesse enganado, pois o trajeto do “13-Ipanema” era pelo Túnel Novo
e não passava pelo Túnel Velho, muito menos por Humaitá, Jardim Botânico e
Leblon (o ponto final era no Bar 20, pelo que me lembro).
Ainda
respondendo a uma pergunta do Lahire, copiei os dados do “site” do Helio Ribeiro,
dando conta das diversas datas de encerramento de linhas de bonde:
28/09/1962
– o bonde 2563 fez a última viagem da linha “4-Praia Vermelha”.
01/03/1963
– o bonde 1908 fez a última viagem da linha “13-Ipanema”.
21/05/1963
– o bonde “1725-Avenida” fez a última viagem dos bondes da Zona Sul.
13/03/1965
– última viagem dos bondes das linhas Engenho Novo, Lins de Vasconcelos e
Piedade.
10/04/1965
– última viagem dos bondes da Ilha do Governador.
17/05/1965
– última viagem dos bondes da linha de Cascadura.
10/01/1966
– última viagem dos bondes das linhas de Jacarepaguá.
21/12/1967
última viagem dos bondes da linha Alto da Boa Vista.
Entretanto,
o Lahire comentou que o itinerário do “13-Ipanema” citado por ele tinha passado
a valer nos últimos meses, quando o “12-Leblon” já não circulava, bem como o “14-General
Osório”.
Por
tudo isto, hoje faço uma pergunta ao Helio Ribeiro: foi isto mesmo que
aconteceu? Algumas linhas da Zona Sul acabaram antes das outras? Houve esta alteração no percurso do "13-Ipanema"?
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Bom dia. Embora a pergunta tenha sido deita ao Hélio Ribeiro, vou tentar ajudar. Em Setembro de 1962 foram inaugurados os Trolley-Bus na Zona sul e as primeiras linhas foram as da Praia Vermelha e de Copacabana via Túnel Novo. E para que isso acontecesse foi necessário alterar o trajeto dos bondes que seguiam pelo túnel, já que os ônibus elétricos tinham ponto final na praça Serzedelo Correa e utilizariam o Túnel Novo. Assim, os bondes que se dirigiam a Ipanema e Leblon passaram a fazê-lo pelo túnel Velho pela rua Siqueira Campos. Desse modo, ao seguir pela praia de Botafogo, o bonde entrava pela Rua da Passagem e General Polidoro até a Real Grandeza. Isso durou seis meses.
ResponderExcluirAs linhas de bonde da Zona Sul foram extintas em 01 de Março de 1963, com exceção do Avenida e do Leblon, que foram extintas em 21 de Maio do mesmo ano.
ResponderExcluirVamos esperar pela resposta do Helio, para as perguntas em questão.
ResponderExcluirHá outra dúvida: Esse bonde da foto é um ¨batacl㨠igual ao que circulava aqui na Tijuca o ¨66¨,me lembro do Ïpanema¨ com bondes menores,
Tia Nalu não conhece nada destes trajetos,mas tudo do ABC a Brasília.
ResponderExcluirTia Nalu não conhece Brasília, e sempre evitou andar em más companhias.
ExcluirFaltou a linha da Penha, que assim como outras da Z. Norte, também deve ter acabado em 1965, ano que o Lacerda inaugurou o transporte pelo ônibus elétrico na área da Leopoldina.
ResponderExcluirPaulo Roberto, os bondes da Penha deixaram de circular em 1964, tendo em vista que no mesmo ano os Trolley-Bus começaram a circular na região dos subúrbios da Rio D´Ouro, cujos trens suburbanos pararam de circular em Julho daquele ano. Vale a pena conferir o depoimento do "Iraja" sobre esse fato. Lembra ele que na noite de 31 de Março de 64 os tanques do exército destruíram em parte o piso da Edgard Romero e consequentemente os trilhos do bonde que ele utilizava para chagar ao trabalho. Lembra também que pouco tempo depois dessa data e da extinção dos bondes em Madureira, ele utilizava o ônibus elétrico até Maria da Graça para em seguida tomar outra condução para São Cristóvão.
ExcluirBom dia a todos.
ResponderExcluirAinda ontem vi uma foto dessa área, mostrando da igreja que posicionada em um dos lados, na parte onde há do Rio Sul.
Como de bondes nada entendo pois não é de minha especialidade, nada posso responder ao gerente do fotoblog sobre isso.
Joel, não me lembro de ter existido ponto final de ônibus elétricos na Praça Serzedelo Correia, até por falta de espaço. É verdade que estes ônibus circulavam entorno à praça para acessar a Siqueira Campos. Havia sim um ponto final de elétricos na pracinha do Bairro Peixoto, no qual eu descia vindo do Santo Inácio para aulas no IBEU de Copacabana.
ResponderExcluirLembro do enguiço de um ônibus elétrico na ruazinha da Serzedelo Correia, paralela à N. S. de Copacabana. Populares, uns 30, tentamos empurrá-lo. Não se moveu nem um centímetro.
ExcluirLuiz D', quando eu quis dizer ponto final foi me referindo ao final do trajeto e não a um local de parada. O fato é que o Ônibus elétrico e o bonde conviveram em Copacabana por um breve período e a rua Siqueira Campos era o limite entre os dois. O ponto ao qual se refere no Bairro Peixoto não poderia ter existido durante a convivência com os bondes, já que o limite do cabeamento aéreo dos ônibus elétricos terminava na Siqueira Campos. Figueiredo Magalhães, Santa Clara, Nossa Senhora de Copacabana, e a Própria Siqueira Campos só após a extinção dos bondes e da retirada dos cabos aéreos que lhes forneciam energia.
ExcluirLuiz D´, um ônibus elétrico pesava 18 toneladas.
ExcluirBom dia a todos.
ResponderExcluirVou acompanhar os comentários. Só parece , pela foto, que o bonde está bem maltratado. Mostra como o polvo canadense estava levando as concessões...
Na foto também um ¨Camões¨ que fazia a linha: Estrada de Ferro Ipanema se não me engano.
ResponderExcluirNa foto ampliada podemos ver à esquerda um pedaço da placa alertando para o perigo dos bondes na contramão. Isso aconteceu devido a uma briga da prefeitura com a Light. A tarifa do bonde ficou congelada por décadas e a light conseguiu na justiça que as obras de remanejamento dos trilhos fossem pagas pela prefeitura. Quando a segunda galeria do Túnel Novo foi aberta, a concessionária se recusou a transferir os trilhos e os bondes trafegavam nos dois sentidos. Essa distorção ficou conhecida como "mata paulista".
ResponderExcluirAcho que das primeiras linhas de ônibus elétricos foi a RUI BARBOSA-ERASMO BRAGA. Em 30/9/62 começou a URCA-ERASMO BRAGA, seguida em 6/10/62 da LEME-ERASMO BRAGA.
ResponderExcluirA quarta linha foi a INHANGÁ-ERASMO BRAGA que começou a funcionar em 11/12/62.
Depois viriam a SÃO JOÃO BATISTA-PASSEIO, via Bento Lisboa e General Polidoro; a BAIRRO PEIXOTO-PASSEIO, via Largo do Machado, Bambina, São Clemente (para pegar o Luiz D´no Santo Inácio) e Real Grandeza; a GENERAL OSÓRIO-ERASMO BRAGA, via Flamengo, General Polidoro e Túnel Velho; a LARGO DOS LEÕES-PASSEIO, via Russel, Flamengo, Largo do Machado e São Clemente; a JARDIM DE ALÁ-ALMIRANTE BARROSO, via Flamengo, Voluntários, Epitácio Pessoa e Visconde de Pirajá; a LEBLON-ALMIRANTE BARROSO, via Voluntários, Jardim Botânico, Bartolomeu Mitre; a GÁVEA-ALMIRANTE BARROSO, via Catete, São Clemente, Jardim Botânico, Marquês de São Vicente; a GENERAL GLICÉRIO-PASSEIO, via Bento Lisboa e Laranjeiras; a COSME VELHO-ERASMO BRAGA, via Catete e Laranjeiras, a LEME-LEBLON, via Barata Ribeiro, Visconde de Pirajá, com volta pela Av. Copacabana; a CIRCULAR EXTERNA, via Barata Ribeiro, Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva, Bartolomeu Mitre, Jardim Botânico, Voluntários, Pasteur e Túnel do Leme; a CIRCULAR INTERNA, via General Polidoro, Túnel Velho, Barata Ribeiro, Visconde de Pirajá, Epitácio Pessoa, Humaitá, São Clemente, Bambina e Mourisco.
As duas últimas tinham ponto final no Largo do Machado.
EÇm 05/03/63 foi inaugurada a linha para o Bairro Peixoto. Levou, na primeira viagem, 23 minutos da Erasmo Braga ao Bairro Peixoto (trânsito ótimo, não?).Estavam presentes na inauguração o governador Carlos Lacerda e o Cel. Fontenele, presidente da CTC.
ExcluirIsso corrobora a minha postagem das 09:45: Os Trolley-Bus só chegaram ao Bairro Peixoto quatro dias após a erradicação dos bondes na Zina Sul. Não me lembro ao certo o número das linhas nas quais eu andava quando ia com meus pais a Copacabana, mas sei que embarcava na Rua da Passagem, Gal. Polidoro, Real Grandeza, e Siqueira Campos, ou então embarcava na São Clemente, Real Grandeza, etc. Mais um detalhe: Tanto na Voluntários como na São Clemente não havia mão dupla dos ônibus elétricos: São Clemente subindo e Voluntários da Pátria descendo. Quanto ao trânsito suave, às 7:30 minha tia me pegava de carro na Voluntários, e às 7:25 chegávamos ao Instituto de Educação. E o trajeto era via Castelo!
ExcluirBom Dia! Esta foto é de antes de 1962, o Camões ainda tem numero de ordem da empresa e ainda é Limousine Federal.
ResponderExcluirO bom do Saudades do Rio é que de uma foto pegando um bonde e um ônibus saem tantas informações interessantes.
ResponderExcluirBoa tarde a todos. Havia comentado pela manhã que hoje era dia de aula do mestre Hélio, e vejo agora que meu comentário desapareceu. O bonde bataclan foi a versão brasileira dos atuais VLT.
ResponderExcluirFF. Acabou a novela do Neymar, a verdade desta palhaçada toda era a grana que ele queria receber do Barcelona referente as luvas, que venceria no dia 31/07, porém a mesma só é devida se ele concluísse o contrato todo com o Barcelona. Agora Neymar se tornou o jogador mais rico do futebol mundial, porém encerrou precocemente a sua carreira. Jogando na França, num time sem a menor expressão no futebol mundial, bancado por um milionário Árabe, jamais será escolhido o melhor jogador do mundo. E que se cuide com os seus novos companheiro de equipe. Se duvidarem vejam o que aconteceu com o Ibrahimovic no PSG.
Dizem que já estão preparando a apresentação oficial do Neymar no Moulin Rouge...
ResponderExcluirAqui Helio Ribeiro. Durante o processo de extinção das linhas de bonde, houve vários casos: algumas linhas foram desativadas imediatamente; outras tiverem seu percurso modificado (às vezes em mais de uma ocasião); outras ainda tiveram também seu número alterado. Assim, como se trata de um assunto complexo e longo, não coloquei esse tópico no meu site, embora particularmente eu já disponha de vários desses dados, embora apenas sobre as linhas do centro e da Zona Norte, muitos dos quais gentilmente informados pelo Joel Almeida, que domina bastante o assunto e cuja opinião merece atenção.
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