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quarta-feira, 2 de agosto de 2017

BONDE 13 - IPANEMA

 
A foto de hoje mostra um bonde com reboque, possivelmente o “13-Ipanema”, entrando no Túnel Novo.
Ontem, quando da publicação da foto do abrigo de bondes da Lapa sendo demolido, o Lahire Marinho me comentou que tinha feito sua última viagem no bonde “13-Ipanema” vindo do Leblon até Copacabana, ainda no mês de março de 1963. Disse que ele só trafegava em uma direção, saindo do Tabuleiro da Baiana e seguindo pelo Humaitá, Jardim Botânico, Leblon, Ipanema, retornando para a cidade via Copacabana e Túnel Velho. Conta que saltou pela última vez de um bonde na Rua Siqueira Campos, esquina de Toneleros.
Achei que ele estivesse enganado, pois o trajeto do “13-Ipanema” era pelo Túnel Novo e não passava pelo Túnel Velho, muito menos por Humaitá, Jardim Botânico e Leblon (o ponto final era no Bar 20, pelo que me lembro).
Ainda respondendo a uma pergunta do Lahire, copiei os dados do “site” do Helio Ribeiro, dando conta das diversas datas de encerramento de linhas de bonde:
28/09/1962 – o bonde 2563 fez a última viagem da linha “4-Praia Vermelha”.
01/03/1963 – o bonde 1908 fez a última viagem da linha “13-Ipanema”.
21/05/1963 – o bonde “1725-Avenida” fez a última viagem dos bondes da Zona Sul.
13/03/1965 – última viagem dos bondes das linhas Engenho Novo, Lins de Vasconcelos e Piedade.
10/04/1965 – última viagem dos bondes da Ilha do Governador.
17/05/1965 – última viagem dos bondes da linha de Cascadura.
10/01/1966 – última viagem dos bondes das linhas de Jacarepaguá.
21/12/1967 última viagem dos bondes da linha Alto da Boa Vista.
Entretanto, o Lahire comentou que o itinerário do “13-Ipanema” citado por ele tinha passado a valer nos últimos meses, quando o “12-Leblon” já não circulava, bem como o “14-General Osório”.
Por tudo isto, hoje faço uma pergunta ao Helio Ribeiro: foi isto mesmo que aconteceu? Algumas linhas da Zona Sul acabaram antes das outras? Houve esta alteração no percurso do "13-Ipanema"?

23 comentários:

  1. Bom dia. Embora a pergunta tenha sido deita ao Hélio Ribeiro, vou tentar ajudar. Em Setembro de 1962 foram inaugurados os Trolley-Bus na Zona sul e as primeiras linhas foram as da Praia Vermelha e de Copacabana via Túnel Novo. E para que isso acontecesse foi necessário alterar o trajeto dos bondes que seguiam pelo túnel, já que os ônibus elétricos tinham ponto final na praça Serzedelo Correa e utilizariam o Túnel Novo. Assim, os bondes que se dirigiam a Ipanema e Leblon passaram a fazê-lo pelo túnel Velho pela rua Siqueira Campos. Desse modo, ao seguir pela praia de Botafogo, o bonde entrava pela Rua da Passagem e General Polidoro até a Real Grandeza. Isso durou seis meses.

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  2. As linhas de bonde da Zona Sul foram extintas em 01 de Março de 1963, com exceção do Avenida e do Leblon, que foram extintas em 21 de Maio do mesmo ano.

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  3. Vamos esperar pela resposta do Helio, para as perguntas em questão.
    Há outra dúvida: Esse bonde da foto é um ¨batacl㨠igual ao que circulava aqui na Tijuca o ¨66¨,me lembro do Ïpanema¨ com bondes menores,

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  4. Peralta, o implicante2 de agosto de 2017 08:54

    Tia Nalu não conhece nada destes trajetos,mas tudo do ABC a Brasília.

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    1. Tia Nalu não conhece Brasília, e sempre evitou andar em más companhias.

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  5. Faltou a linha da Penha, que assim como outras da Z. Norte, também deve ter acabado em 1965, ano que o Lacerda inaugurou o transporte pelo ônibus elétrico na área da Leopoldina.

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    1. Paulo Roberto, os bondes da Penha deixaram de circular em 1964, tendo em vista que no mesmo ano os Trolley-Bus começaram a circular na região dos subúrbios da Rio D´Ouro, cujos trens suburbanos pararam de circular em Julho daquele ano. Vale a pena conferir o depoimento do "Iraja" sobre esse fato. Lembra ele que na noite de 31 de Março de 64 os tanques do exército destruíram em parte o piso da Edgard Romero e consequentemente os trilhos do bonde que ele utilizava para chagar ao trabalho. Lembra também que pouco tempo depois dessa data e da extinção dos bondes em Madureira, ele utilizava o ônibus elétrico até Maria da Graça para em seguida tomar outra condução para São Cristóvão.

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  6. Bom dia a todos.
    Ainda ontem vi uma foto dessa área, mostrando da igreja que posicionada em um dos lados, na parte onde há do Rio Sul.
    Como de bondes nada entendo pois não é de minha especialidade, nada posso responder ao gerente do fotoblog sobre isso.

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  7. Joel, não me lembro de ter existido ponto final de ônibus elétricos na Praça Serzedelo Correia, até por falta de espaço. É verdade que estes ônibus circulavam entorno à praça para acessar a Siqueira Campos. Havia sim um ponto final de elétricos na pracinha do Bairro Peixoto, no qual eu descia vindo do Santo Inácio para aulas no IBEU de Copacabana.

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    1. Lembro do enguiço de um ônibus elétrico na ruazinha da Serzedelo Correia, paralela à N. S. de Copacabana. Populares, uns 30, tentamos empurrá-lo. Não se moveu nem um centímetro.

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    2. Luiz D', quando eu quis dizer ponto final foi me referindo ao final do trajeto e não a um local de parada. O fato é que o Ônibus elétrico e o bonde conviveram em Copacabana por um breve período e a rua Siqueira Campos era o limite entre os dois. O ponto ao qual se refere no Bairro Peixoto não poderia ter existido durante a convivência com os bondes, já que o limite do cabeamento aéreo dos ônibus elétricos terminava na Siqueira Campos. Figueiredo Magalhães, Santa Clara, Nossa Senhora de Copacabana, e a Própria Siqueira Campos só após a extinção dos bondes e da retirada dos cabos aéreos que lhes forneciam energia.

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    3. Luiz D´, um ônibus elétrico pesava 18 toneladas.

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  8. Bom dia a todos.

    Vou acompanhar os comentários. Só parece , pela foto, que o bonde está bem maltratado. Mostra como o polvo canadense estava levando as concessões...

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  9. Na foto também um ¨Camões¨ que fazia a linha: Estrada de Ferro Ipanema se não me engano.

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  10. Na foto ampliada podemos ver à esquerda um pedaço da placa alertando para o perigo dos bondes na contramão. Isso aconteceu devido a uma briga da prefeitura com a Light. A tarifa do bonde ficou congelada por décadas e a light conseguiu na justiça que as obras de remanejamento dos trilhos fossem pagas pela prefeitura. Quando a segunda galeria do Túnel Novo foi aberta, a concessionária se recusou a transferir os trilhos e os bondes trafegavam nos dois sentidos. Essa distorção ficou conhecida como "mata paulista".

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  11. Acho que das primeiras linhas de ônibus elétricos foi a RUI BARBOSA-ERASMO BRAGA. Em 30/9/62 começou a URCA-ERASMO BRAGA, seguida em 6/10/62 da LEME-ERASMO BRAGA.
    A quarta linha foi a INHANGÁ-ERASMO BRAGA que começou a funcionar em 11/12/62.
    Depois viriam a SÃO JOÃO BATISTA-PASSEIO, via Bento Lisboa e General Polidoro; a BAIRRO PEIXOTO-PASSEIO, via Largo do Machado, Bambina, São Clemente (para pegar o Luiz D´no Santo Inácio) e Real Grandeza; a GENERAL OSÓRIO-ERASMO BRAGA, via Flamengo, General Polidoro e Túnel Velho; a LARGO DOS LEÕES-PASSEIO, via Russel, Flamengo, Largo do Machado e São Clemente; a JARDIM DE ALÁ-ALMIRANTE BARROSO, via Flamengo, Voluntários, Epitácio Pessoa e Visconde de Pirajá; a LEBLON-ALMIRANTE BARROSO, via Voluntários, Jardim Botânico, Bartolomeu Mitre; a GÁVEA-ALMIRANTE BARROSO, via Catete, São Clemente, Jardim Botânico, Marquês de São Vicente; a GENERAL GLICÉRIO-PASSEIO, via Bento Lisboa e Laranjeiras; a COSME VELHO-ERASMO BRAGA, via Catete e Laranjeiras, a LEME-LEBLON, via Barata Ribeiro, Visconde de Pirajá, com volta pela Av. Copacabana; a CIRCULAR EXTERNA, via Barata Ribeiro, Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva, Bartolomeu Mitre, Jardim Botânico, Voluntários, Pasteur e Túnel do Leme; a CIRCULAR INTERNA, via General Polidoro, Túnel Velho, Barata Ribeiro, Visconde de Pirajá, Epitácio Pessoa, Humaitá, São Clemente, Bambina e Mourisco.
    As duas últimas tinham ponto final no Largo do Machado.

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    1. EÇm 05/03/63 foi inaugurada a linha para o Bairro Peixoto. Levou, na primeira viagem, 23 minutos da Erasmo Braga ao Bairro Peixoto (trânsito ótimo, não?).Estavam presentes na inauguração o governador Carlos Lacerda e o Cel. Fontenele, presidente da CTC.

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    2. Isso corrobora a minha postagem das 09:45: Os Trolley-Bus só chegaram ao Bairro Peixoto quatro dias após a erradicação dos bondes na Zina Sul. Não me lembro ao certo o número das linhas nas quais eu andava quando ia com meus pais a Copacabana, mas sei que embarcava na Rua da Passagem, Gal. Polidoro, Real Grandeza, e Siqueira Campos, ou então embarcava na São Clemente, Real Grandeza, etc. Mais um detalhe: Tanto na Voluntários como na São Clemente não havia mão dupla dos ônibus elétricos: São Clemente subindo e Voluntários da Pátria descendo. Quanto ao trânsito suave, às 7:30 minha tia me pegava de carro na Voluntários, e às 7:25 chegávamos ao Instituto de Educação. E o trajeto era via Castelo!

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  12. Bom Dia! Esta foto é de antes de 1962, o Camões ainda tem numero de ordem da empresa e ainda é Limousine Federal.

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  13. O bom do Saudades do Rio é que de uma foto pegando um bonde e um ônibus saem tantas informações interessantes.

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  14. Boa tarde a todos. Havia comentado pela manhã que hoje era dia de aula do mestre Hélio, e vejo agora que meu comentário desapareceu. O bonde bataclan foi a versão brasileira dos atuais VLT.
    FF. Acabou a novela do Neymar, a verdade desta palhaçada toda era a grana que ele queria receber do Barcelona referente as luvas, que venceria no dia 31/07, porém a mesma só é devida se ele concluísse o contrato todo com o Barcelona. Agora Neymar se tornou o jogador mais rico do futebol mundial, porém encerrou precocemente a sua carreira. Jogando na França, num time sem a menor expressão no futebol mundial, bancado por um milionário Árabe, jamais será escolhido o melhor jogador do mundo. E que se cuide com os seus novos companheiro de equipe. Se duvidarem vejam o que aconteceu com o Ibrahimovic no PSG.

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  15. Dizem que já estão preparando a apresentação oficial do Neymar no Moulin Rouge...

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  16. Aqui Helio Ribeiro. Durante o processo de extinção das linhas de bonde, houve vários casos: algumas linhas foram desativadas imediatamente; outras tiverem seu percurso modificado (às vezes em mais de uma ocasião); outras ainda tiveram também seu número alterado. Assim, como se trata de um assunto complexo e longo, não coloquei esse tópico no meu site, embora particularmente eu já disponha de vários desses dados, embora apenas sobre as linhas do centro e da Zona Norte, muitos dos quais gentilmente informados pelo Joel Almeida, que domina bastante o assunto e cuja opinião merece atenção.

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