Total de visualizações de página

domingo, 26 de novembro de 2017

ESTÁTUA DO BELLINI



 
Na primeira foto vemos Bellini, Gilmar e Nilton Santos logo após a conquista do 1º campeonato mundial de futebol para o Brasil, em 1958, na Suécia.  A “caneco” é a Taça Jules Rimet.
Por volta de 1960 surgiu a ideia de homenagear os campeões do mundo com um monumento na entrada da arquibancada do Maracanã, que dá para a Avenida Maracanã.
Na segunda foto vemos o projeto do que ficaria conhecida como a “estátua do Bellini”, capitão daquela seleção e que eternizou o gesto de erguer a taça com as duas mãos.
A terceira foto mostra o dia da inauguração, aparecendo nela o jornalista Mario Filho (diretor do Jornal dos Sports), o empresário Abrahão Medina (do Rei da Voz, patrocinador do programa “Noite de Gala”) e o presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos) João Havelange.
Há muita controvérsia se o modelo é mesmo o Bellini, mas o “povão” passou a considerar que a estátua era mesmo do Bellini.
Hoje em dia serve de ponto de encontro para a torcida e é imortalizada em fotos que os milhares de turistas fazem diariamente neste que foi “o maior do mundo”.

22 comentários:

  1. A famosa rampa do Bellini, oposta à rampa da favela do Esqueleto. Muita saudade do maior e mais belo. De ouvir está silencioso e adormecido o gigante do Maracanã. De escutar a Suderj informa.

    ResponderExcluir
  2. Dos três jogadores,craque mesmo era o Nilton Santos.Nesta época a camisa do clube contava muito na carreira de um jogador. Havia uma identidade e não o grande negócio que virou o futebol. Seria inimaginável nesta época pensar em uma camisa de clube com publicidade. Mas é a vida moderna.Quanto ao Maracanã acho que ficou legal,pena que seja administrado de forma complicada.

    ResponderExcluir
  3. Isso é discriminação! E eu sei porque faz isso com o Gilmar! É porque ele começou "no Curíntia, ô meu!". Aqui é Curíntia!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Recomendo a leitura de um conto de J.L.Borges-B.Casares, "Esse est percipi". Parece algo profético, se compararmos com o que se tornou o futebol. Penso que essa "ficção" deve se realizar em muito pouco tempo.
    O conto é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.lainsignia.org/2004/abril/cul_042.htm

      Excluir
    2. Ao que uma boa literatura nos conduz.
      A partir do título, em latim, li sobre a obra do filósofo autor, passei para Borges, crônica de 1967 no site citado pelo Anônimo, não gostei da tradução do Google, li no original, idioma familiar, é claro que nas poucas dúvidas recorrendo ao dicionário, e terminei em um estudo da UFBA sobre latim e sátira que citava o livro Contra o Brasil, de Diogo Mainardi.
      Boa literatura! Profética crônica!
      Obrigada, Nalu. Obrigada Anônimo. Obrigada SDR.

      Excluir
    3. Voltou, ela voltou.
      Dr. D’, vai começar tudo de novo.

      Excluir
    4. E não não foi só ela que voltou. No Foi um Rio que passou em minha vida anteontem o ucraniano deu as caras.

      Excluir
  5. Bom dia a todos. Hoje o tema é futebol, esporte que a cada dia que passa mais cresce no resto do mundo, já no Brasil vai definhando ano após ano. A cada ano que passa, menos bons jogadores brasileiros temos jogando no Brasil, os times de futebol pagando cada vez mais, por cada vez mais jogadores medíocres ou melhor chutadores de bola, a cada ano que passa menos sabemos a formação dos nossos times, pois as mudanças no elenco agora já está ocorrendo a cada 6 meses e provavelmente irá reduzir ainda mais daqui a alguns anos. Hoje não conhecemos os times de base, não temos mais times de infantis, de juvenis, aspirantes e profissionais, hoje são os sub 17, sub 20 e sei lá mais o quê, também jogando um sub futebol. A maioria dos times brasileiros não tem mais um jogador de primeira linha, disse de primeira linha, não falei de craque, pois esse tipo de jogador não existe mais no futebol brasileiro. Até mesmo o badalado e endeusado Neymar para mim não é craque, é somente um jogador de estrema habilidade, porém de uma burrice fora do normal no sentido de pensar e jogar futebol. Sou do tempo que os grandes times brasileiros tinham ao menos um craque em sua formação, sendo que os grandes times tinham até mais de meio time de craques. Que saudades sinto de times que tive o privilégio de assistir jogando, como os times do Botafogo, Santos, Cruzeiro, Palmeiras, Internacional, Fluminense, talvez inclua o São Paulo da era Telê, porém este não tinha grandes craques somente bons jogadores e o espetacular time do Flamengo da era Zico e este para mim o último grande time do futebol brasileiro. Depois tivemos grandes times formados, porém nunca superior a uma temporada, podemos falar do Palmeiras, Cruzeiro e até mesmo o time galático do Flamengo que acabou não dando em nada. Acho hoje os jogos dos campeonatos brasileiros muito chatos, quase todos não consigo assisti-los até o final, gosto de assistir aos jogos dos campeonatos Europeus, principalmente dos campeonatos da Inglaterra, Espanha e Itália. Acho que jamais teremos safras de grandes jogadores como nas décadas passadas de 50, 60 e 70. Já quanto ao estádio do Maracanã nos dias de hoje, sou favorável que até tenha o seu nome mudado para Arena Sergio Cabral ou Eduardo Paes, pois aquilo em nada se parece com o meu querido e saudoso Maracanã. Já a estátua do Belini poderia ser transferida para São Januário, local onde ele começou sua carreira, sou a favor de que tudo que faça lembrança ao antigo do Maracanã seja retirado desta nova Arena Sergio Cabtl & Eduardo Paz.

    ResponderExcluir
  6. Irrepreensível o seu comentário, Lino.
    Discordo apenas com a mudança do nome de acordo com sua sugestão.
    Nomear logradouros, estádios, prédios públicos em geral é uma forma de homenagem que os citados 'cidadãos' não merecem.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia ! Acho que a estátua do Bellini deveria reproduzir o gesto de erguer a taça com as duas mãos, que tão famosa ficou no meio futebolístico.

    ResponderExcluir
  8. Já começaram as especulações e se verdadeiros alguns comentários o Flamengo vai sair fazendo asneiras sem planejamento.Estão falando em Tevez e Ricardo Goulart além do zagueiro Pablo e não falam efetivamente em quem vão mandar embora pois muitos nem na reserva podem ficar como Muralha,Geuvanio,Para,Rodolpho,Vaz,Araujo,Mancuello,Gabriel ,Romulo e mesmo este Everton Ribeiro que até agora não jogou nada.Investimento bom até agora foi o Diego.Mesmo o Berrio e o Diego Alves ainda precisam mostrar mais bola.Vamos torcer para que a diretoria não se precipite.Náo dá para gastar muito e ficar batendo cabeça.Aí era preferível investir só no Abel que com aquela reborreia salvou o Fluminense e o Botafogo que ainda fez melhor.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos.

    Hoje é "O consórcio Maracanã informa..." ou "A Odebrecht informa..."?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que o sistema de som funciona?

      Excluir
    2. Fui mais vezes ao Maraca no tempo da ADEG do que da SUDERJ.
      Dizem que a estátua oficialmente não representa o Bellini, o povo é que assim determinou, será que as autoridades já tinham preocupação com o uso de imagem?
      Por falar nisso, o nome Estádio Mário Filho continuava lá na fachada após essa última grande reforma.

      Excluir
  10. O Barcelona acabou de ter dois pontos roubados em Valencia, com um gol do Messi com a bola ultrapassando muito a linha fatal não sendo confirmado. Pelas minhas suspeitas o trio de arbitragem deve ser de Madri...

    Em terras brasileiras, a Ponte caiu depois de tomar a virada em casa e a "torcida" invadir o campo após derrubar parte do alambrado e ameaçar jogadores.

    Depois de muito tempo de suspenso o juiz resolveu com toda a razão encerrar o jogo por falta de segurança.

    Agora a polícia de Campinas vai poder se programar com antecedência para os dérbis da série B de 2018...

    ResponderExcluir
  11. O gol do Barcelona anulado foi um escândalo.
    Tal como a escalação do Muralha. Os "gênios" do Flamengo estão perdidinhos. Agora vão escalar um goleiro que não jogou nenhuma vez neste ano?
    Do jeito que vai, mesmo com sete ou mais times se classificando para a Libertadores o Flamengo ficará de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui em edição extraordinária para falar deste Muralha.Se esta gangrena voltar a vestir a camisa do Flamengo eu vou quebrar a minha corneta e não falo mais do time que deveria estar no topo do campeonato.Uma lástima que eu condenei desde sempre e que nem sei de onde saiu.Péssimo jogador e que a direção de futebol insiste em manter no plantel.Várias oportunidades e nada de produtivo.Estou fissurado e indignado com este frangueiro como se falava na minha época.

      Excluir
    2. Corrigindo: Se esta encrenca voltar a vestir ....

      Excluir