Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

IPANEMA / LEBLON




 
A primeira montagem, com 4 imagens, é da casa da família Rombauer no Leblon, Avenida Delfim Moreira.
As duas fotos seguintes são da casa onde morou a Thaïs J., na Avenida Vieira Souto, entre as ruas Montenegro e Joana Angélica.
É impressionante pensar que estas casas duraram pouco tempo, algumas não chegando a 30 anos, construídas nos anos 40 e indo ao chão nos anos 60 ou 70. Em Copacabana o processo foi igual só que com umas décadas de antecedência.
A casa onde a Thaïs morou era para a tia Nalu um ícone de Ipanema, pois marcava o ponto da praia onde a turma dela se encontrava nos bons tempos de adolescentes.
A última foto é do Colégio São Paulo, inaugurado em 1922, que funcionou no casarão que pertenceu à família Nogueira da Gama, na Avenida Vieira Souto. Está lá até hoje, perto do Arpoador, embora com instalações muito diferentes da que vemos na foto.
Privilegiados fomos todos nós que ainda pegamos este tempo em que o prazer de viver no Rio era muito grande. Havia problemas, mas ainda se podia desfrutar da cidade com tranquilidade.

9 comentários:

  1. Ipanema e Leblon deveriam ter ficado em suas orlas com prédios de até 4 andares, como era até o prefeito Tamoyo ter liberado o gabarito para arranha-céus. Contam muitas histórias sobre esta liberação.
    Morar aí na época dessas casas devia ser um paraíso com pouca gente, silêncio e tranquilidade, mesmo com pouco comércio e transporte.
    O colégio São Paulo me traz boas lembranças pois ali estudou uma namorada.

    ResponderExcluir
  2. Fica difícil lembrar de algum item ou fato existente no Rio de Janeiro que não seja lembrado com saudade, pois tudo piorou. Em qualquer setor de nossas vidas a piora ou deterioração são flagrantes. Apenas as facilidades proporcionadas pelo progresso são um ponto positivo e ainda assim por um preço extorsivo. Pagando o metro quadrado mais caro do Brasil, o contribuinte ainda leva "de graça" os impostos diretos e indiretos mais caros do planeta, sem qualquer contrapartida fornecida pelo poder público que justifique esse descalabro. Vou continuar batendo na mesma enquanto estiver respirando, já que só com a conscientização de "mentes entorpecidas" pode se chegar à algum resultado. Realmente somos "privilegiados", ainda que seja apenas por termos respirado por décadas "lufadas de civilidade". Enquanto isso, as areias da praia mostrada na foto são invadidas diariamente por um público "bem diferente do que havia no passado. Sinal dos tempos?

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me, no final dos anos 40 e inicio dos 50, ir passear no Leblon com a família, onde ainda existiam algumas ruas sem pavimentação. Quem diria que iria ficar do jeito que está...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Graças a este prefeito e suas tramoias, a cidade se tornou esta porcaria que vemos hoje. Uma cidade sem padronizações de construções, locais onde vemos prédios de 4 andares ladeado por espigões de 15, 18 e até 25 andares. Tudo isso porque o novo povo é um cordeirinho, que tudo assiste e não se contrapõe. Nestas fotos acima, vemos belas construções, que a ganância das construtoras e as vezes a necessidade dos seus proprietários e nos dias de hoje a insegurança que campeia em nossa cidade, levaram os seus proprietários a se desfazerem dos seus imóveis.

    ResponderExcluir
  5. Hoje é Dia do Fotógrafo, tudo a ver com blogs como este. Fica então a homenagem aqueles que com seu talento, inspiração e uma boa pitada de sorte contribuíram, e ainda contribuem, para preservar em imagens a memória e a história mundial. No meu caso aos que tive a honra de privar do relacionamento pessoal como Indalécio Wanderley e Evandro Teixeira. A quem interessar: https://blog.emania.com.br/melhores-fotografos-de-todos-os-tempos/

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Falando em dia do fotografo lembrei do Kalil, que se vivo estivesse seria quase centenário.

    ResponderExcluir
  7. Um adendo ao comentário do Tio Lino:"Graças a TODOS Prefeitos..."

    ResponderExcluir
  8. A especulação imobiliária acabou com os dois bairros,lembrando entretanto que os proprietários das mansões obtiveram um bom lucro
    com a venda dos imoveis. Quanto a lei de edificações somente para 4 andares se é que existiu acabou sendo modificada várias vezes para agradar incorporadores e proprietários.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a todos.

    Hoje a Light já deu o seu ar da graça por três vezes.

    A especulação imobiliária ruma para oeste a passos largos, desde sempre. Veremos qual será o seu limite, se tiver...

    ResponderExcluir