Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ARMEILLA

A coluna de ontem do Lauro Jardim n´O Globo tem a seguinte nota: “Existe um fotógrafo que retratou de forma deslumbrante o Rio do início do século XX, mas que passou em branco em todas as pesquisas até aqui. Parece algo impossível.

Mas é disso que trata o livro "Armeilla – um mestre esquecido da paisagem carioca" (Ed. Capivara), que tem lançamento previsto para este mês. Descoberta do colecionador Pedro Corrêa do Lago. Trata-se de A.C. Armeilla, um francês que Corrêa do Lago afiança ser o “elo perdido” entre Marc Ferrez e Augusto Malta.”

Pois o José Alberto C. Maia, grande conhecedor do Rio, me mandou as fotos  abaixo, de Armeilla, que ele já encontrou.

Aguardemos o livro.







 

15 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Vi a nota no jornal e também espero o lançamento do livro. Mas terei que deixar para uma melhor ocasião. Afinal, as prioridades hoje são outras e o livro não será barato (muito pelo contrário, infelizmente).

    ResponderExcluir
  2. O Rio nos anos 20/30 era de uma beleza esplendorosa. Pena que acabou. Com a palavra o Sr.Do contra.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Menezes, em especial na década de 1930. Mas as fotos de hoje parecem ser da década de 1900. Esplendorosa a foto da Glória. Não identifiquei o local da última foto. Seria Santa Teresa? Ou Glória? Ou Niteroi?

    ResponderExcluir
  4. A última fotografia é da Rua Hermenegildo de Barros, que começa nas palmeiras à esquerda e termina na Rua Cândido Mendes, naquele arvoredo à direita, embaixo.
    Foi tirada da Rua Bernardino dos Santos, próxima ao Curvelo.
    A casa com torre, em destaque contra a baía e com a Ilha de Villegaignon ao lado, foi do Visconde de Paranaguá e dá nome à rua que se inicia ali. Está lá até hoje.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a todos. Irei procurar o livro para comprar, se não for um preço absurdo, claro. Algumas fotos já tinha conhecimento entre elas a dos pesqueiros na Baía de Guanabara.

    ResponderExcluir
  6. Lindas fotos. Nítidas. A primeira poderia representar qualquer grande cidade europeia.

    ResponderExcluir
  7. Que espetáculo!
    Tenho que comprar esse livro!

    A última foto é de Santa Teresa?

    ResponderExcluir
  8. Galeno. Respondi suas perguntas lá na postagem dos cinemas. abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menezes, sobre essa pergunta: Onde hoje é uma igreja do Pastor Valdemiro, era um cinema?

      Era onde ficava o Cine Velo e o Velódromo da Tijuca?

      Excluir
    2. O Velo clube ficava na rua Haddock Lobo quase em frente ao Clube Vila da Feira e a duzentos metros da igreja de São Sebastião.

      Excluir
  9. no sei se meu comentário foi, então repito. No site da Biblioteca Nacional tem algumas fotos dele. A de Boatfgo pode ser ampliada e é de tirar o fôlego!

    ResponderExcluir
  10. A penúltima foto também é bem interessante, com os fundos do Mosteiro de São Bento em destaque e um pedacinho da Casa Mauá à direita.
    Além das pequenas embarcações à vela, tem a barca que levava até o Cais Mauá e estação de trem de Guia de Pacobaíba da linha original de Petrópolis, a primeira do Brasil

    ResponderExcluir