Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de novembro de 2020

AV. NIEMEYER




O prezado Carlos Paiva garimpou as fotos de hoje, mas há poucas informações sobre o assunto.

 O ano do projeto é 1928, o local seria na Av. Niemeyer, proprietário A. Cordeiro e Silva, projeto de J. Baerlein.

Aparentemente não houve a construção do prédio e nem encontramos um terreno assim na Av. Niemeyer. Poderia ser perto do antigo Colégio Anglo-Brasileiro, ali onde funcionou o Colégio Stella Maris?

A planta indica dois apartamentos, um de 128m2 e outro de 152m2, com 4 quartos e grande sala, um só banheiro, como era típico da época.

4 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Quando o terreno é quadrado ou retangular o trabalho do arquiteto ou engenheiro é muito facilitado, desde que não sejam aqueles projetos mirabolantes.

    Com terrenos em formatos não convencionais, o talento do profissional se sobressai. Ou não...

    ResponderExcluir
  2. Quero crer que seriam dois apartamentos por andar em razão da escada.O projeto não contemplava banheiros,algo impensável atualmente.O que na planta está escrito garagem é o hall de serviço.Havia janelas para esse hall,mostrando uma configuração estranha.Os "criados" tinham direito a uma suite.Uma típica construção canhestra e sem qualquer estilo arquitetônico definido.Quanto custaria esse imóvel caso fosse construído?

    ResponderExcluir
  3. A divisão interna dos apartamentos e alguns outros detalhes ficaram tão ruim que, quase com certeza, não foi aprovado.
    Se existisse, atualmente uma reforma transformaria aquele quarto de "creado" em banheiro de suíte.
    A escada caracol era só para o pessoal de serviço, já que existe um corredor onde parece estar escrito "passagem de serviçais", que por sua vez não tem ligação com o único elevador e a escada principal.
    Só gostei da "passagem para automóveis" e das banheiras incluídas até no banheiro da "gerência" (zelador?).
    A provável localização poderia ser até próxima da Estrada da Gávea, trecho no atual São Conrado, mesmo que lá fosse quase deserto em 1928. A esquina com a Av. Aquarela do Brasil, por exemplo.
    Poderia ser um empreendimento de muita visão de futuro, apesar dos pesares.

    ResponderExcluir
  4. Não me agradou. Mais parece um Pagode Chinês.

    ResponderExcluir