Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

RIO-PETRÓPOLIS

Em mais uma colaboração do prezado Carlos Paiva e com auxílio de um texto baseado no ótimo “Circuitos de Rua”, do Paulo Scali, vemos fotos da corrida Rio-Petrópolis.

                                                               Aguardando a partida.

Algumas provas automobilísticas eram bem interessantes nos anos 1920/1930. Uma delas era a subida para Petrópolis, com início na antiga rodovia Rio-Petrópolis, km 57, hoje Av. Kennedy em Caxias, e término no Quitandinha. Ela acompanhava a E.F.Leopoldina  até N.S. Pilar e encontrava a rodovia Washington Luiz em Santa Cruz da Serra e aí começava a subida. Havia carros comuns e as “baratinhas de corrida”.

A Rio-Petrópolis foi inaugurada em 1928, toda pavimentada em concreto, com viadutos sobre grandes abismos, em estrutura de concreto armado. Havia provas de “Aceleração na Parte Plana” na Baixada Fluminense, e “Subida da Montanha”, na parte montanhosa.

   Como na maioria dos circuitos de rua a segurança dos assistentes era mínima. 

      A subida da serra na pista feita de concreto. Em 1929 o vencedor foi Irineu Correa.

                                                        Um dos acidentes.




 Em 1932 a “Subida da Montanha” foi denominada “Prêmio Automóvel Club do Brasil” e o vencedor foi o famoso piloto austro-alemão Hans Stuck, que repetiu o feito no “Quilômetro Lançado”.

18 comentários:

  1. Na segunda foto, carro 72, Chevrolet 1941.
    Na foto da Ambulância, o carro virado é um Ford 1941. A fotografia seguinte é de um Ford 1936. Não me atrevo a identificar a ambulância.
    As demais fotografias não me permitem identificar os veículos, porém aceleram os sonhos.

    ResponderExcluir
  2. A primeira foto dá a impressão de ser a antiga Rio-Petrópolis no trecho em Vigário Geral, um pouco antes de chegar em Caxias.

    A Av. Presidente Kennedy está em obras desde que eu me conheço como gente, aquele trecho do Lote XV até a Washington Luiz é tenebroso; entra governo e sai governo e continua um grande caça níquel. A Igreja de Nossa Senhora do Pilar, uma jóia do início do século XVIII, está abandonada há décadas; nem prefeitura, nem Estado, nem IPHAN fazem uma reforma. Uma pena.
    Santa Cruz da Serra cresceu bastante nos últimos anos, tornando-se um dos principais distritos de Caxias; em parte devido ao estímulo da prefeitura para turbinar aquela área, que abrange o Jardim Primavera e Saracuruna. Depois que o município quase perdeu a Reduc, com a intenção do distrito de Campos Elíseos em se emancipar, eles colocaram as barbas de molho.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários. Sei que já havia circuitos fechados de automobilismo, mas os circuitos de rua ou estrada sempre tiveram o seu charme, vide Monte Carlo.

    Hoje é dia do doador de sangue, que está com seus estoques baixos.

    Também é dia do corno, criado no estranho estado do sudeste.

    ResponderExcluir
  4. Esses carros estrangeiros ferviam com facilidade o clima carioca. Será que essas corridas eram feitas no inverno? Apesar da temperatura mais baixa de Petrópolis, em compensação os motores eram muito exigidos na subida.

    Lembro que um dia meu pai nos levou ao Alto da Boa Vista num Chevrolet Fleetmaster da segunda metade dos anos 1940 e o carro ferveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Kaiser de meu avô fervia na subida de Petrópolis em 70% das viagens. Já íamos preparados para pegar um táxi perto do Quitandinha até em casa, enquanto quem dirigia ficava esperando esfriar.

      Excluir
    2. Não merecia o nome de Kaiser. No maximo, o de Freiherr (barão). Rsrsrs

      Excluir
  5. Para a década de 1920, a Rio-Petrópolis é uma senhora obra de engenharia.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Acaba de falecer Diego Armando Maradona, um dos maiores craques do futebol mundial.

    ResponderExcluir
  7. FF: Faleceu hoje Diego Maradona, um dos (poucos) grandes jogadores de todos os tempos; tinha 60 anos.

    ResponderExcluir
  8. Havia também a as corridas na antiga Rio São Paulo, com largada em Campinho. Lembrando que antes da inauguração da atual Rio Petrópolis, o trânsito para pegar a Estrada era feito pela atual Rua Uranos, que muitos ainda chamavam de Rio-Petrópolis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por conta dessa antiga Rio-Petrópolis, via Rua Uranos, até muitos anos depois da inauguração a Av. Brasil era chamada de variante.

      Excluir
  9. A Av Santa Cruz, de Campinho até Santíssimo antigamente muitos chamavam de Rio-São Paulo. Em Campo Grande, da Estrada Rio do A até o km 32, cruzando o Viaduto Oscar Brito (ou dos cabritos... rsrs), passando pela fábrica da AmBev até Seropédica ainda é chamado de Rio-São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Na 1ª. foto a visão do Maciço da Tijuca mostra que estamos perto de casa. O cidadão de chapéu de palha, bem à direita, está sentado sobre a "mureta" da ponte velha sobre o Rio Meriti, na época divisa do DF com o Estado do Rio. Só o poste é que não deve existir mais.
    Passei muito por aí, pois gostava de visitar parentes em Caxias, onde os quintais eram enormes e com muitas árvores. Atualmente não tenho mais parentes por lá, mas através de fotos de satélite vemos que tem casas umas quase coladas nas outras nesses antigos quintais.
    Uma das "atrações" de Caxias eram os portões cheios de furos da grande garagem da casa do Tenório Cavalcanti. Lá dentro era muito escuro e os adultos diziam que os capangas viam todo o movimento da rua sem serem vistos. Para nós crianças isso era uma coisa sinistra.

    ResponderExcluir
  11. Imagino eu que os carros de corrida tinham uma refrigeração especial para não ferver morro acima, e livre de peso extra, como acontecia com os carros em viagem, cheios de passageiros, malas e tralhas.
    E com trânsito livre de caminhões em marcha devagar e sempre.

    ResponderExcluir
  12. Ali onde o Ford 1941 tombou patrocinado pela Freios Vargas tinha o marco do km 20, o que deve ser em Santa Cruz da Serra.
    Na foto 7 a sede do Automóvel Club cheia de cartazes do Getúlio. Nos últimos tempos tinha muita pichação, menos propaganda política.

    ResponderExcluir
  13. Estou procurando fotos do meu tio participou de varias provas automobilisticas em Petropolis, Rio de Janeiro, 1 circuito de Volta Redonda e Niteroi x Cabo Frio so tenho uma foto de Volta Redonda

    ResponderExcluir
  14. O nome do meu tio era Helio Kreischer conhecido como Delegado hoje só tenho uma foto

    ResponderExcluir
  15. Procure no acervo do Correio da Manhã disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
    O acesso é através do SIAN. Gratuito.
    O arquivo do Correio da Manhã é
    br rjanrio ph
    Boa sorte

    ResponderExcluir