Total de visualizações de página

sábado, 22 de julho de 2017

DO FUNDO DO BAÚ: FALCÃO NEGRO


 
Hoje é sábado, dia da série “DO FUNDO DO BAÚ”. E de lá sai esta foto do Falcão Negro, herói dos anos 50 na TV Tupi, canal 6, do Rio de Janeiro. A foto seria do Gilberto Martinho que estrelava a série no Rio ou do José Parisi, que o fazia em São Paulo?
As aventuras eram escritas por Péricles Leal que abusava da astúcia de seu personagem e lhe dava capacidades quase sempre ilimitadas. Perdemos a conta de quantas espadas o Falcão Negro enfiou embaixo do braço dos vilões.
Dentre estes destacava-se o Dary Reis, cujo personagem era odiado pelas crianças.
Um episódio inesquecível foi quando o cenário caiu e, como o programa era apresentado ao vivo, o Falcão Negro ficou segurando o cenário até a direção perceber e entrar com o intervalo.
A namorada do Falcão Negro era a Lady Bela.
Certo comentarista do “Saudades do Rio” já confessou que obrigou a mãe a comprar a fantasia do Falcão Negro exposta na vitrine da loja Silhueta Infantil. Outro não deixava de ir na Padaria Benamor, que vendia um bolo temático com o Falcão Negro. Suas identidades serão preservadas...
Alguém já contou como exemplo de improviso a história sobre um dos figurantes que já tinha um certo temor de enfrentar o jeito naturalista com que Gilberto Martinho, utilizava sua espada. Já escolado com as estocadas que levava toda semana, resolveu radicalizar. Não deixava mais Martinho aproximar-se em cena. Certo dia, marcado para morrer pela espada maldita, o figurante manteve sua determinação. Falcão Negro puxou a arma, apontou-a para o figurante e soltou a frase clichê: “Morra, miserável!”. Antes que a espada tocasse o corpo do ator, ele pulou para trás escapando do golpe mortal. No entanto, ator consciente, o tal figurante, mesmo fugindo da estocada, respeitou a marcação e caiu morto. A cena teria ficado incompreensível, não fosse a presença de espírito de Gilberto Martinho que, mesmo surpreso diante da reação inesperada do inimigo, alterou o diálogo com precisão: – Quer dizer que, além de miserável, és cardíaco?
A série ganhou uma versão em quadrinhos que estreou em 1958, pela editora Garimar e foi desenhada por Getúlio Delphin, Walter Peixoto e Fernando de Lisboa.
Também memorável foi aquela cena em que um arqueiro dispara sua flecha contra o herói, a câmera move-se mais depressa que o esperado e flagra o contra-regra cravando a seta na parede de papelão ao lado do Falcão Negro e se abaixando rápido para escapar do mico...
O tema de abertura, salvo engano, e o Ivanhoé de Miklos Rozsa, copiado na maior cara de pau.

18 comentários:

  1. Eu era fã e brigava muito com meu irmão para ver quem seria o Falcão Negro nas nossas disputas com espadas de madeira.

    ResponderExcluir
  2. Eu era muito pequeno mas lembro vagamente. Gilberto Martinho após a inauguração da Rede Globo, passou a fazer parte do "Scratch" global atuando em muitas novelas. José Parisi, com cara de canastrão mexicano, apesar de atuar na Tupi de São Paulo, aqui no Rio viveu vestiu a pele de Jorge Luis em "O Direito de Nascer em 1964.

    ResponderExcluir
  3. Grande Fundo do Bau. Eu era fã dele e nem imaginava que seria um personagem e sim uma realidade. Não perdia um capitulo da série e sempre ficava em frente da Telefunkem de 21" em preto e branco esperando a hora. Depois deste super heroi o Capitão Furacão era o preferido. Na sequencia outros como o Titio Helio com seus filmes de desenho animado era imperdível. Cheguei a ir ao programa para receber um premio que foi uma embalagem de Mandiopã, se não me engano patrocinador da época. Quando ao Mandrake: Isso é área do Pastor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos.

    Como não é do meu tempo, vou acompanhar os comentários. Tenho no meu acervo particular fotos de crianças fantasiadas no carnaval com essa vestimenta. Cheguei a postar nos meus "cantinhos".

    ResponderExcluir
  5. Não tive a minha fantasia de Falcão Negro, mas era o meu programa favorito em 1960 e 61. O vilão Dari Reis seria reconhecido para sempre. Já o heroi Falcão, só fiquei sabendo quem era anos depois. Ironias da vida.

    ResponderExcluir
  6. Este aí da foto tá mais para Decio Esteves que os citados atores.O do desenho tá parecendo o grande cantor Miltinho com um pouco mais de altura.Não me recordo de ter visto este programa na TV.A Tupi só aportou aqui no inicio dos anos 60 e os programas eram mais os enlatados,tipo agente da Uncle e similares.Particularmente nunca fui muito fã deste heroi.Considerava o Gilberto umnbom ator e lembro muito dele em Selva de Pedra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto Martinho contracenou com Neuza Amaral em 1969 em A grande mentira, no papel de "Jorge Antônio", o desaparecido marido de Veridiana. Tinha ainda Claudio Marzo, Heloisa Mafalda, Miriam Persia, Ednei Giovenazzi, Helio Souto, e outros. Foi uma das mais longas novelas da Globo.

      Excluir
  7. Bom dia a todos!
    Eis que surge, das brumas das memórias antigas, o velho e bom Falcão Negro!
    Alguém ja´afirmou que ele foi o primeiro herói (de ficção) brasileiro, embora as aventuras se passassem em épocas e lugarres bem distantes daqui.
    Este Falcão, com sua espada medieval, é o "carioca". O "paulista" (José Parisi) usava um florete.
    Volto depois.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. Fundo do Baú da infância de que nasceu nos anos 40 e 50. Me recordo vagamente do Falcão Negro na TV, porém li muito gibis do Falcão Negro.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos.
    Além do gibi, da fantasia, e do bolo citado pelo Luiz, havia também de dois LPs que foram lançados na época.
    Talvez o primeiro herói brasileiro em estilo quadrinhos tenha sido o Garra Cinzenta, herói dos anos 30 no estilo do Sombra.
    Outro dia veio parar nas minhas mãos uma edição quadrinizada da obra de José Alencar chamada o Guarany. Um trabalho muito bem feito que lembrava muito os quadrinhos de Tarzan feitos por Herald Foster no fim da década de 20.
    Essa edição quadrinizada de O Guarany foi realizado por uma editora do RJ que ficava na Rua Sete de Setembro.
    É interessante ressaltar outros heróis e super-heróis brasileiros como o Capitão 7 que era da mesma época do Falcão Negro, Vigilante Rodoviário que é de 1961, Águias de Fogo de 1966, e o Homem Solar, além de um tal de Judoka lançado nos anos 70 pela EBAL.

    ResponderExcluir
  10. Gilberto Martinho contou em uma entrevista que as espadas pesavam uns quatro quilos, talvez daí a preocupação do figurante.

    O programa ia ao ar às terças e sextas, e o personagem ia e vinha pelo espaço e pelo tempo; lutou ao lado de Robin Hood, se não me engano passou pela Grécia antiga e pela civilização maia - ou azteca. Dois vilões foram o já citado Dary Reis e creio que o Alfredo Murphy, Sherazade e Shimopolka (ou vice-versa). Um deles, não lembro qual, após um duelo com o Falcão que terminou empatado, regenerou-se e virou um cara legal.
    O cenário, além da parede do castelo ou da masmorra feito em papelão, incluia, nas "externas" de estúdio, alguma vegetação, às vezes já um pouco murcha, lembrando vagamente uns galhos cortados.
    O personagem andava a cavalo, que não aparecia em cena, sendo substituído por sonoplastia de galope e sua chegada meio esbaforida, ajeitando a capa.

    Tema de abertura (especialmente para a Nalu):
    Taram, taram, tarararam, taram/
    Taram, taram, tarararim, taram/
    Taram, tarararam tam/
    Tam, tam, tam, tam.

    - Agora, Fulano (nome do vilão), estamos em igualdade de condições!
    (frase que o Falcão Negro disse mais de uma vez, ao pegar mais uma espada; o oponente já estava com duas, uma em cada mão)

    ResponderExcluir
  11. Foi só falar em espada e o Ceará,individuo,apareceu todo fagueiro...

    ResponderExcluir
  12. Peralta, o implicante22 de julho de 2017 às 18:46

    Tia Nalu náo gosta do codinome Lady Bela.Prefere Vanda...

    ResponderExcluir
  13. Este time do Flamengo é um bando jogando pelada sob a observação de um bom moço que não entende nada.

    ResponderExcluir
  14. Mais lambanças deste Zé Ricardo.Lamentável o pênalti no final,pois em contrário este moço ia catar coquinho.Aliás,espero que mesmo com resultado vá cantar em outra freguesia. É espanto depois de espanto...Já começou alterando tudo e com um gol o time pega um anestésico.Hoje colocou Juan,Romulo,Arão,Berrio de saída.Vá entender...Parece que chegou ao limite.O jogo de hoje foi ridículo...

    ResponderExcluir
  15. Antes tarde do que nunca.
    Eraldo, gostei do tema de abertura!
    Diz-se que a padaria Benamor ("o melhor pão do bairro"), situada na rua Marquês de Abrantes, Flamengo, pertencia ao ator intérprete do Falcão Negro...
    Peralta, o implicante, morria de medo do Dary Reis.

    ResponderExcluir