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sábado, 17 de novembro de 2018

DO FUNDO DO BAÚ: MÁQUINA PARA VOTAR

 
Em 1959 o “Correio da Manhã” noticiava que o Sr. Sócrates Ricardo Puntel, membro do Instituto Brasileiro de Inventores, apresentou para a Imprensa, políticos e várias autoridades, uma máquina para votação e imediata contagem de votos, possibilitando conhecer-se, em minutos, o resulta de um pleito.
A máquina, construída em 18 meses, permite ao eleitor escolher seus candidatos. Uma vez apertadas as teclas, as demais ficam automaticamente presas, não havendo assim a possibilidade de dupla votação.
Do lado esquerdo da máquina existe uma espécie de cancela que, ao ser empurrada na saída, faz com que uma campainha tilinte em seu interior. À medida que a votação continua, os contadores vão registrando o total. Finda a tarefa a máquina é fechada, uma chave prende totalmente o painel, evitando a fraude.
O invento já foi mostrado às autoridades do Tribunal Eleitora e recebido com agrado, dizia a reportagem.
Mas acabou não sendo utilizado.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

GREVE DOS AEROVIÁRIOS





Hoje vemos aspectos da greve dos aeroviários em 1959.
A primeira foto mostra a Polícia da Aeronáutica patrulhando a área do aeroporto Santos Dumont.
As duas fotos seguintes mostram passageiros buscando informações nos balcões do Lóide Aéreo.
A quarta foto mostra uma passageira com o filho pequeno, sentados diante do belo painel do aeroporto, aguardando uma solução.
A última foto mostra a paciente ou impaciente espera das bagagens.
Segundo o portal Aviação Brasil, “Em 22/12/1947 surgia em Anápolis, Goiás, uma companhia aérea cargueira de nome TCA – Transporte Carga Aérea, fundada por Ruy Vacani, com 3 Douglas C-47. Em agosto de 1949, após uma reorganização da empresa, sua razão passou a Lóide Aéreo Nacional e foi autorizada a importar 9 Curtiss C-46 e realizar voos regulares do Rio e Belo Horizonte para São Luiz e Fortaleza, com escalas em Carolina, Formosa, Bom Jesus da Lapa.
Nos anos de 1952 e 1953 suas linhas atendiam quase todas as capitais brasileiras. Em 22 de novembro de 1956 o Lóide Aéreo assinou um acordo de cooperação com a Panair do Brasil por dois anos. Entre um dos assuntos do acordo estava a não utilização de aeronaves idênticas em voos domésticos e com isso a empresa encomendou 4 Douglas DC-6 para operação exclusivamente em voos internacionais.
Em junho de 1959 o Lóide Aéreo começou voos cargueiros para Miami e em 1960 uma iniciativa, que é padrão atualmente, de preços baixos em voos noturnos, neste caso, na linha Rio – Brasília.
Ao longo de sua história a frota do Lóide Aéreo contou com 3 Douglas C-47, 33 Curtiss C-46, 9 Douglas DC-4 e 4 Douglas DC-6.”

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

FILME





 
Nos anos 80, os atores Terence Hill e Bud Spencer, que fizeram sucesso com filmes como Trinity, vieram ao Rio para estrelar “Non c´è due senza quattro”, com o título em inglês de “Double trouble”, e em português de “Eu, você, ele e os outros”.
O argumento era que os dois, um músico de jazz e um “stunt-man”, sósias de dois irmãos brasileiros milionários, foram contratados para substituí-los no Rio quando alguém planejava assassiná-los. Era uma comédia pastelão.
Por curiosidade, publico as fotos sobre o filme e cenas do desembarque deles no Santos Dumont. E uma dos dois no Maracanã no meio da torcida do Vasco da Gama.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

GREVE NOS TRANSPORTES






 
Se ontem vimos fotos de bondes superlotados de passageiros por conta da greve dos ônibus e lotações hoje vemos fotos de greves dos bondes acontecidas em 1957, 1961 e 1963.
 
Uns poucos bondes que circulavam eram garantidos pela presença de policiais militares.
 
Uma das fotos mostra os quepes dos empregados da Light sobre os armários nos vestiários da companhia.
 
Foram tempos de muita agitação.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

GREVE NOS TRANSPORTES





 
No final da década de 50 e início da década de 60 eram muito comuns as greves no Rio.
 
Semana passada vimos fotos de uma greve no setor das barcas Rio-Niterói. Hoje vemos o que acontecia quando ônibus e lotações entravam em greve: uma enorme sobrecarga para o serviço de bondes da Light.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

AVENIDA ATLÂNTICA



 
Mais uma vez, levados pelo Nickolas, que descobriu uma mina de fotos coloridas da Avenida Atlântica, vemos o entorno do Copacabana Palace.
 
Muita sujeira no meio-fio em frente à varanda do hotel, na primeira foto.
 
Na segunda, além do trator limpando a areia, chama a atenção o equipamento para o sinal de trânsito.
 
Na última foto, além das tradicionais carrocinhas da Kibon e da Coca-Cola, o que vendia a carrocinha mais à esquerda? Me é familiar, mas não consegui identificar o produto à venda.
 
Em breve, nos comentários, a identificação dos veículos

domingo, 11 de novembro de 2018

BAR ALPINO



 
O prédio abrigava em seu térreo o Bar Alpino e, no segundo andar, o Cine Danúbio. Ficava na Avenida Atlântica nº 570, no Leme.
 
O pequeno cinema tinha 250 lugares e funcionou de 1952 a 1960.
 
Já o Bar Alpino, do alemão Hans Krips, sucedeu outro com o mesmo nome e do mesmo dono que ficava na Rua Gustavo Sampaio nº 91, com frente também para a Avenida Atlântica.
 
Como o bar original estava ficando pequeno para a freguesia, Krips comprou o terreno da Rua Gustavo Sampaio nº 161 e mandou construir em estilo chalé suíço, com frente para a Avenida Atlântica, o novo Bar Alpino que foi inaugurado em 07/07/1931.
 
Ali era servido um dos melhores chopes do Rio. Em 1962 começou a ser construído neste local um edifício que, em homenagem ao bar, recebeu o nome de Edifício Alpino-Leme.
 
Este Bar Alpino mostrado na fotografia de hoje nada tem a ver com o seu homônimo que fez sucesso anos depois no Jardim de Alá, em Ipanema.