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quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

TRANSATLÂNTICO AVON

O prezado GMA me enviou esta postagem sobre o “AVON”, um grande navio de passageiros que no século passado fazia viagens que incluíam o Rio de Janeiro. O avô dele era usuário do "AVON".

Este transatlântico fazia parte da frota da “Royal Navy Steam Packet”, empresa armadora fundada em meados do século XIX. Os navios tinham, inicialmente, nomes de rios da Inglaterra. Depois receberam nomes de rios de outros países.


FOTO 1: O “AVON” que vemos nas fotos é de 1907 e foi o terceiro que recebeu este nome. Fazia viagens como a “Inglaterra-Brasil-Prata”. Tinha capacidade para acomodar quase dois mil pessoas, tendo 350 tripulantes. Era um recorde que perdurou até a vinda do “Giulio Cesare”, em 1922, na linha da América do Sul.

Foi construído na Grã-Bretanha, pelo estaleiro Harland & Wolff (porto de Belfast), com 11073 toneladas de arqueação, dois mastros, uma chaminé, 157 metros de comprimento, velocidade média de 16 nós, 350 tripulantes, 1640 passageiros (300 na 1ª classe, 140 na 2ª classe e 1200 na 3ª classe).


FOTO 2: A primeira viagem do "AVON" de Southampton para Buenos Aires iniciou-se em 28/07/1907, com escalas em La Coruña, Vigo, Porto, Lisboa, Ilha da Madeira, São Vicente (Cabo Verde), Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Santos e Montevidéu.



FOTO 3: Anúncio da Royal Navy Steam Packet incluindo uma partida do "AVON" para a Europa na data de 11/03/1920.


FOTO 4: Aqui vemos anunciada uma partida num dia 13 de julho para Rio, Bahia, Pernambuco, São Vicente, Madeira, Lisboa, Vigo, Cherbourg e Southampton.


FOTO 5: A elegante sala de estar do "AVON". O convívio a bordo, dividido usualmente por classes, era grande já que a viagem Rio-Europa durava mais de vinte dias.



FOTO 6: As lojas a bordo eram uma atração à parte, com artigos difíceis de achar no Brasil. Jogos no convés, atrações musicais, grandes orquestras, eram passatempos muito apreciados.


FOTO 7: Os apreciadores de música se esbaldavam nos salões. O serviço de almoço e jantar eram dignos de um Conde di Lido.


FOTO 8: O "promenade deck" era frequentado com todo formalismo. Ternos e vestidos compridos eram o usual.


FOTO 9: O "AVON" tinha cabines como esta, mas tinha também "single berth cabins" (cabines individuais).


FOTO 10: Vemos a sede da Royal Mail Steam Packet na Av. Rio Branco 51-55. 

Foi uma companhia de transporte britânica fundada em Londres, em 1839, que tinha o lema “Per Mare Ubique” (“Em todos os lugares por mar”).

Depois de bons e maus momentos, tornou-se o maior grupo de frete do mundo em 1927, quando assumiu a White Star Line. A companhia foi liquidada em 1932.


FOTO 11: Aqui vemos um "irmão" do "AVON" na Baía da Guanabara.

Foi fundada por James Macqueen com objetivo de realizar serviços postais para a Royal Mail, o correio britânico. Macqueen usou seus contatos no Almirantado Britânico a fim de permitir que sua empresa servisse principalmente Caribe e América do Sul, tornando-se a maior companhia de navegação no Atlântico Sul. Ela também transportava pessoas e produtos e alimentos tropicais através de uma frota de navios de passageiros e carga.

FOTO 12: Mapa com as rotas para o Brasil e o Prata. 

Com o início da 1ª Guerra Mundial, o “AVON” foi requisitado e rapidamente adaptado para servir como navio-transporte de tropas, passando ao controle da Royal Navy. Pouco depois foi transformado em “Armed Merchant Cruiser” – cruzador auxiliar armado. Instalaram oito canhões de 150 milímetros e duas peças de artilharia antiaérea, além de adaptações nas máquinas e estruturas.

Durante a guerra mudou de nome para “AVOCA” e participou de diversas operações como o patrulhamento das costas do Pacífico na América do Sul e, depois, como navio-escolta dos inúmeros comboios que se formaram, para protegê-los dos submarinos alemães.

Depois da guerra o “AVON” continuou fazendo a rota “Ouro e Prata”, na América do Sul, durante quase dez anos. Com a entrada em circulação de novos super-transatlânticos, o “AVON” passou a fazer, a partir de 1927, a rota Nova York – Ilhas Bermudas, linha que servia aos ricos norte-americanos.

Com a crise de 1929, acabou perdendo sentido esta rota e o “AVON” foi desmontado em 1930.

NOTA: Em comentário feito há tempos o prezado Colaborador Anônimo escreveu: “Como é fácil de imaginar, o nome “paquete” dado aos vapores que cruzavam o Atlântico trata-se de uma corruptela de “packet”. Mas o curioso é que o termo “paquete”, usado na cultura popular para menstruação, tem a mesma origem, pois o tempo gasto na travessia entre Rio e Inglaterra, correspondia ao tempo de um ciclo menstrual (28 dias).


FOTO 13: Outra foto de uma das cabines do "AVON".


FOTO 14: Uma bela propaganda feita na Espanha.