CONCESSIONÁRIAS
DE VEÍCULOS,
por Helio Ribeiro:
Esta
postagem é sobre algumas das dezenas de concessionárias de veículos existentes no
Rio de Janeiro em décadas passadas. Obviamente, não é uma relação completa. Faltam
muitas delas, como Besouro, Auto Industrial, Ótima Veículos, Sedan, Mesbla, Tianá,
Reiguá, Borgauto e muitas outras.
Algumas
concessionárias tiveram vários endereços, fosse por mudança, fosse por terem
filiais. Não me preocupei em levantar todos, para não tomar espaço com
informação irrelevante. Mas alguns endereços eu citarei, por terem alguma
importância no texto.
Foi
difícil determinar o motivo e a data de encerramento das atividades de quase
todas. Quando tive sucesso, estará citado.
As
marcas representadas pelas concessionárias da postagem são as seguintes.
1) CHINDLER ADLER
(originalmente CHINDLER & ADLER)
Concessionária
Chevrolet
A
referência mais antiga que encontrei dessa concessionária foi no jornal Diário
Carioca, edição de 12/02/1933, com o endereço rua Figueira de Mello, 313, como na
foto abaixo. Houve uma certa confusão nessa pesquisa, porque havia uma
alfaiataria e uma concessionária com esse mesmo nome em Salvador.
O
carro do anúncio acima tinha incríveis 60 HP de potência. Ei-lo abaixo:
O
mesmo jornal, em 15/01/1937, anunciou a inauguração de nova filial da Chindler
& Adler na rua Salvador Correa (atual avenida Princesa Isabel) número 88,
no Leme. Na ocasião, foi apresentado do público o Chevrolet Master 1937,
mostrado abaixo.
Para
minha total surpresa, em 11/02/1937 o mesmo jornal publicou um anúncio da
concessionária do qual constava o endereço de uma sub-agência na Praça do
Engenho Novo, 26. Aqui perto de casa. Quem diria!! Atualmente é um posto de
gasolina. Mas a partir da edição de 24/01/1938 esse endereço já não constou
mais. Teve vida curta.
Em
05 de outubro de 1955 a sede da empresa passou a ser rua São João Batista,
número 64, em Botafogo, como mostra o grande anúncio abaixo.
O
anúncio abaixo já indica o novo endereço.
Em
1971 a Chindler Adler comprou a concessionária Amendoeira, cujo endereço era
rua General Polidoro 316, e ali se instalou. Quando conheci a Chindler Adler,
em 1974, ela ficava exatamente nesse endereço, bem em frente ao cemitério São
João Batista, perto da esquina com a rua Real Grandeza. Foi lá que comprei meu
primeiro carro, um Chevette ano 1974. Na época havia filas e pagamento de
pedágio para se conseguir um carro zero km. Aí li na Quatro Rodas uma pessoa
comentando que havia conseguido comprar um carro na Chindler Adler, sem
pagamento de pedágio. Fui até lá e fiz o pedido. Demorou algumas semanas, mas
não tive de pagar nada por fora.
Hoje
o local é ocupado pela concessionária Renault do grupo Leauto. Não consegui uma
boa foto da mesma.
2) GASTAL.
Concessionária Willys Overland
OBS 1: Boa parte do texto desse item foi obtido
no site www.rioquepassou.com.br.
OBS 2: Desisti de pesquisar na Biblioteca
Nacional pelo nome "Gastal S.A" porque o mecanismo de busca
selecionava tudo que tivesse as palavras "gastar" ou
"Gastão". Vinham milhares de páginas de jornais. Apenas de vez em
quando aparecia algo ligado à empresa e não àquelas palavras.
A Gastal S.A. foi uma concessionária de grande
importância no início da indústria automotiva brasileira. Primeiro porque desde
o início dos anos cinquenta ela foi a responsável pela importação dos Jeep's ao
Brasil, chegando até mesmo a colocar em prática uma linha de montagem dos
componentes que chegavam em partes, no modelo de importação CKD. Segundo porque,
com a implantação efetiva da Willys Overland do Brasil, a Gastal S.A. prestou
sua colaboração, dedicando-se a partir de então a revender os produtos da WOB.
A
referência mais antiga encontrada foi no jornal Correio da Manhã, edição de 16/04/1944,
com endereço de rua Mariz e Barros 821-B, na Tijuca, e nome Gastal & Cia.
Ltda como oficina mecânica. Seria a futura concessionária Gastal S.A.?
Abaixo,
propaganda da empresa no Correio da Manhã de 19/02/1950.
Já
no jornal Última Hora de 12/06/1951 ela
constou com o nome Gastal S.A., endereço rua Mayrinck Veiga 31, esquina com
Largo de Santa Rita. Tratava-se de um anúncio de jipes.
Outros
endereços foram encontrados para a concessionária, como Avenida Brasil, número
2298, e rua Voluntários da Pátria número 48. Abaixo, a instalação de Botafogo
em data não especificada.
O prédio da Avenida Brasil 2298, projetado por
Paulo Antunes Ribeiro em 1952, ganhou inúmeros prêmios por sua concepção
moderna de uma concessionária de veículos, dividindo muito bem o espaço,
escondendo as oficinas e captando a atenção dos passantes pelo grande desenho
em V ou em W, como muitos dizem, principalmente por ser uma concessionária
Willys. Com tons entre o bege, o bronze e o verde também chamavam a atenção
pela harmonia, conseguiu-se fazer um prédio bonito e racional em um terreno
irregular. Foto abaixo.
Estranhei
o o anúncio abaixo, publicado em 13/11/1959 no Correio da Manhã, por se referir
a um carro da Renault.
Abaixo
uma foto do salão de exposição da Gastal, em 1961, obtida do site
antigosverdeamarelo.blogspot.com.
Em
algum momento da década de 1970 ou 1980 a Gastal encerrou as atividades. Nos anos 1980 o prédio abrigou uma loja
da DPaschoal de pneus. No fim dos anos 1990 esse prédio ainda foi usado pela
concessionária Renault de nome La Rochelle, que não durou muito tempo. O prédio
abandonado foi então invadido e os invasores praticamente colocaram a
construção abaixo e fizeram mais barracos por trás do edifício. No domingo, 20
de junho de 2004, o prédio foi implodido pela prefeitura para construir um
viaduto de acesso à Linha Vermelha pela Avenida Brasil.
3) SIMCAUTO
Concessionária Chevrolet
Iniciou as atividade em 1969, no bairro de Del
Castilho, como uma oficina autorizada. Abaixo, anúncio publicado na revista do
Automóvel Club do Brasil, em 1972.
A partir de 19 de setembro de 1975 passou a ser concessionária
Chevrolet, com loja no mesmo endereço do anúncio acima mas com sede na Estrada
Adhemar Bebiano 177 (antiga Estrada Velha da Pavuna), onde se localiza
atualmente. Fotos do endereço antigo e do atual.
Em 2003 foi inaugurada a segunda loja, em Cascadura; em 2005,
em Botafogo; em
2011, Barra da Tijuca e
em 2018, Nova Iguaçu.
A Simcauto ainda existe. Não se limita apenas à venda de
veículos, oferecendo produtos e serviços. A sede em Del Castilho conquistou
18 vezes o título de "Concessionária A", o mais importante prêmio
outorgado pela General
Motors (GM)
em reconhecimento à qualidade dos serviços oferecidos.
4)
GUANAUTO VEÍCULOS S.A.
Concessionária
VW
OBS: O texto e as fotos a seguir são um resumo do publicado
no site www.autoentusiastas.com.br, em junho de 2020. É o texto mais longo
desta postagem, por haver ótima documentação da empresa na Internet.
A empresa iniciou as atividades em 16/06/1960, com o
nome Cia. Guanabara de Automóveis - Guanauto. O endereço era Avenida Brasil,
2153, bairro do Caju, hoje um posto de combustíveis. Foi uma das mais modernas
e maiores da América Latina e contribuiu bastante para a divulgação da marca
Volkswagen no Brasil.
Anúncio publicado no jornal Correio da Manhã, em 04/09/1960.
Abaixo, raro plástico decorativo da empresa.
Em 1962 mudou de donos e de razão social, renomeada
para Guanauto Veículos S.A. Em janeiro de 1963 mudou-se para a rua Bela 1223-D.
Foto abaixo.
Em 1965 as concessionárias Auto Industrial, Auto
Modelo e Guanauto criaram a União dos Revendedores e lançaram o "Consórcio
Facilidade", destinado à compra de carros novos, depois estendida para
motocicletas e trailers. Anúncio abaixo.
Em julho do mesmo ano foi inaugurada a nova e luxuosa
sede na Avenida Brasil 1304, ficando o prédio da rua Bela como oficinas. Foto
abaixo, publicada no Diário de Notícias de 04/07/1965. Hoje o local é um
terreno desocupado.
Para facilitar a vida dos clientes que trabalhavam no
centro da cidade, a Guanauto oferecia condução grátis para sua sede e oficina.
Anúncio abaixo publicado no Jornal do Brasil em 14/05/1967.
Não satisfeita, a administração da Guanauto, prevendo um
crescimento ainda maior para o início dos anos 1970, adquiriu um terreno de
mais de 7.000 m2 no Campo de São Cristóvão,
número 87, onde pretendia construir o que seria a mais moderna instalação de um
revendedor Volkswagen na Guanabara e quiçá no Brasil. Na
grande área adquirida estavam sendo construídos dois blocos de edifícios, um
deles com oito andares mais uma cobertura. Esta instalação abrigaria todos os
departamentos em um só lugar, diminuindo a perda de tempo com deslocamentos e
proporcionando mais conforto para clientes e funcionários. A inauguração estava
prevista para o início dos anos 1970.
Construída
essa nova sede, em junho de 1971 começou a transferência para ela, inaugurada oficialmente
em 05/08/1971.
Nos
anos seguintes a expansão da Guanauto continuou: em 1974 abriu uma filial em
Niterói; em 1979 passou a vender motos Honda, tendo construído até uma pista de
testes e treinamento; em 1989 inaugurou uma pequena filial na Barra da Tijuca.
Foi a primeira concessionária a abrir uma filial no bairro, a chamada Guanauto
Barra, situada na Avenida das Américas, 2550. Também ao longo do tempo
diversificou os tipos de veículos atendidos, inclusive atendendo outras marcas.
A
década de 1990 foi conturbada economicamente para o Brasil, e a abertura do
mercado para carros importados afetou profundamente o negócio da Guanauto e das
outras grandes concessionárias.
Os
anúncios da Guanauto rarearam e em 1998 ela fechou a filial da Barra da Tijuca.
No ano seguinte fechou a de Niterói, restando apenas a sede no Campo de São
Cristóvão.
Em
08 de julho de 2002 ela encerrou as atividades. O edifício-sede foi comprado
pela Caçula, uma empresa do ramo de papelaria, armarinho e confecção.
5)
AUTO MODELO S.A.
Concessionária
VW
Tal como a Guanauto, citada acima, chegou a ser uma
das maiores concessionárias da América Latina. A primeira referência que
encontrei sobre a Auto Modelo foi a abaixo mostrada, na edição de 15 de julho
de 1948 do jornal Correio da Manhã, comunicando a inauguração, para dois dias
depois, da loja do Largo do Machado número 23 (na época chamado de Praça Duque
de Caxias).
Abaixo, foto sem data da filial do Largo do Machado.
O referido anúncio de inauguração dizia que a empresa
venderia automóveis novos da marca Renault, mas também compraria e venderia
usados de qualquer outra marca. E realmente, encontrei uma infinidade de
anúncios de carros usados Hudson, Chevrolet, Packard, etc.
Na edição do Correio da Manhã de 13 de abril de 1952
li a primeira referência da Auto Modelo como concessionária VW.
A primeira referência ao endereço rua Haddock Lobo
número 40 encontrei numa edição do jornal do Automóvel Clube de junho de 1960, citando
que as novas instalações seriam as maiores da América Latina, com 10.800 metros
quadrados e podendo atender a 300 veículos diariamente. Previsão de inauguração
para o início do ano de 1961.
O Correio da Manhã de 16 de maio de 1961 já mostrava
anúncio com aquele endereço.
Em 12 de novembro de 1962 foi inaugurada a filial da
Avenida Suburbana 7570, na época pertencente à subsidiária Abolição Veículos,
na qual a Auto Modelo tinha participação majoritária.
Como já citado antes, em 1965 as concessionárias Auto
Industrial, Auto Modelo e Guanauto criaram a União dos Revendedores e lançaram
o "Consórcio Facilidade", destinado à compra de carros novos, depois
estendida para motocicletas e trailers.
Em 29 de dezembro de 1967 o imóvel da subsidiária
Abolição Veículos foi incorporado ao ativo imobilizado da Auto Modelo.
Em 01 de março de 1996 a Auto Modelo teve deferido
pela 8a. Vara de Falências e Concordatas um pedido de concordata preventiva. Em
1997 o banco Bozano Simonsen comprou a Auto Modelo, então em dificuldades
financeiras.
Não consegui descobrir qual o desfecho do caso.
O prédio onde se situava a concessionária na rua
Haddock Lobo hoje é uma filial da American Pet. Foto abaixo.
6)
ABOLIÇÃO VEÍCULOS S.A.
Concessionária
VW
A primeira referência que localizei a essa empresa
foi na edição de 10 de setembro de 1967 do jornal Correio da Manhã. Na época, a
Abolição Veículos estava situada na Avenida Suburbana, 7570 e estranhamente era
uma subsidiária da Auto Modelo S.A., como citei mais acima. A instalação tinha
3.300 metros quadrados, sendo 1.700 cobertos.
Em 29 de dezembro de 1967 esse imóvel foi incorporado
ao ativo imobilizado da Auto Modelo.
Para não fugir da moda, a Abolição Veículos também
fazia parte do chamado Consórcio-Cooperativa do Automóvel Club do Brasil. Vide
abaixo.
Em 1988 o grupo Abolição possuía sete revendas de
automóveis e caminhões, uma incorporadora e administradora de imóveis, uma
distribuidora de valores e uma agência de viagens, espalhadas pelo Rio, Minas e
Bahia.
Não consegui descobrir se a Abolição ficou vinculada
à Auto Modelo até o fim desta ou se em algum momento ela se tornou empresa à
parte. Mas hoje a Abolição faz parte do grupo AB.
Em dezembro de 1993, a situação das revendedoras
estava tão a perigo que várias delas ofereciam viagens a quem comprasse um
carro. Vide abaixo as promoções da Abolição.
Em julho de 1996 a empresa lançou sua home page, www.abolicao.com.br,
saindo na frente das demais autorizadas. E em início de novembro foi iniciado o
envio de mala direta para os emails de quem havia consultado o site da empresa.
Com o passar dos anos, montadoras de
automóveis, de caminhões e de motocicletas convidaram a Abolição a
representá-las e hoje ela oferece a seus clientes várias marcas de automóveis,
caminhões, ônibus e motos presentes no mercado brasileiro, como Volkswagen,
Honda, Nissan, Volvo, Harley-Davidson, Mercedes-Benz e MAN/Volkswagen Caminhões
e Ônibus.
Hoje a Abolição possui várias filiais, inclusive em
Niterói e Duque de Caxias.
Abaixo, foto atual das belíssimas instalações da
empresa na antiga Avenida Suburbana 7570.
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FIM DA POSTAGEM -------------