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quinta-feira, 14 de dezembro de 2023
ONDE É?
domingo, 10 de dezembro de 2023
CARRINHOS DE BEBÊ
Em 1733, a pedido de um nobre inglês, o arquiteto
William Kent projetou um carrinho de bebê. Construiu um cesto em forma de
concha sobre rodas que as crianças pudessem sentar dentro, o carrinho era
concebido para ser puxado por um cão ou por um pequeno pônei.
Em 1840, o carrinho de bebê tornou-se extremamente
popular. Em 1889, William H. Richardson patenteou um carrinho de bebê
reversível, permitindo que o bebê ficasse de frente para os pais durante o
passeio, entre outras mudanças.
Até o início do século XX, estes carrinhos eram
usados apenas por famílias ricas. Na década de 1920, os carrinhos começaram a
ser produzidos em escala industrial, tornando-os acessíveis para grande parte
da população. Em 1965, Owen MacLaren, engenheiro aeronáutico aposentado, criou
o primeiro carrinho desmontável com estrutura de alumínio e capota
retrátil.
No Brasil, em Limeira-SP, o italiano Luigino
Burigotto fundou uma fábrica de carrinhos para bebês que se tornou referência
no mercado nacional. Tendo chegado em 1949, aos 25 anos, com formação de
mecânico, ferramenteiro e desenhista, dedicou-se a uma área que recebia pouca
atenção no Brasil: o desenvolvimento de carrinhos para bebês.
E fez grande sucesso.
FOTO 1:A foto é de 1951, em Ipanema. As opções são Jardim de Alá ou Praça N.S. da Paz. Aparentemente a irmã menor reclama veementemente da “invasão” dos irmãos ao "seu" carrinho.
FOTO 2: Foto da Rua Raul Pompéia,
perto da Rua Júlio de Castilhos, em Copacabana, em 1958. Foi publicada
originalmente no “Saudades do Rio” em 27/06/2005 (lá se vão 18 anos) e é do acervo do meu amigo Fernando Soares
Leite. Circula muito na Internet sem os devidos créditos.
O movimento mínimo de carros
é devido a não existência do túnel que ligaria a Rua Barata Ribeiro à Rua Raul
Pompéia. Após a
abertura do túnel, por volta de 1960, perderam-se as largas calçadas e este
tipo de arborização, além de todo o trânsito de Copacabana para Ipanema passar
pela Rua Raul Pompéia.
Notar os elegantes e
comportadíssimos uniformes escolares e os diversos tipos de carrinhos de bebê.
O uniforme da direita, com chapéu de palha e colarinho duro era do Colégio São
Paulo. Os dois do centro eram do Colégio Sion. E o da esquerda? Do Externato
Atlântico?
FOTO 3: Podemos notar o estilo do carrinho de bebê, provavelmente importado, típico dos anos 50. Este modelo tinha uma "mala" sob o acolchoado do bebê, que servia para guardar as mamadeiras, fraldas de pano e outros utensílios. A orgulhosa mamãe usa um modelo de maiô bastante discreto.
O local é a Avenida
Atlântica na altura da Rua República do Peru e o restaurante com toldo que
aparece ali adiante é o Bolero, salvo engano. Nossos especialistas
identificarão os automóveis.
Segundo obiscoitomolhado,
atrás do rolo compressor está um Mopar dos anos 46-48.
FOTO 5:Também na Tijuca vemos um luxuoso carrinho de bebê na Rua Conde de Bonfim, perto da Rua Aguiar.
FOTO 6:Um carrinho de bebê bem
simples sendo empurrado pela ponte que une a Prudente de Morais à San Martin.
Esta ponte foi inaugurada em 1958.
Destaque na foto é aquele
prédio, à direita, ao fundo, na esquina da Rua Almte. Pereira Guimarães.
Continua lá, firme e forte.
Já o Jardim de Alá, também
continua lá, mas bastante abandonado. Recentemente foi feita uma concessão para
remodelação do espaço, mas o projeto vem gerando muitas discussões.
FOTO 7: Esta fotografia, do acervo
do Renato Libeck, mostra um aspecto da Avenida Atlântica nos anos 50, com a
varanda do hotel Miramar ali atrás. Como era estreita a antiga calçada de
Copacabana. Hoje em dia, com o aumento da população, seria totalmente inviável.
Se a jovem senhora em
primeiro plano for a mãe do bebê há que se louvar sua recuperação física da
gestação.
Vemos um Chevrolet 51
preto o carro em destaque. Do lado direito dele, um Ford 1951 e à frente, um
Cadillac. Mais à frente um pretinho que lembra um Hillmann e, vindo, um
caminhão Chevrolet.