Sem o "glamour" dos velhos tempos, quando era um grande acontecimento, realiza-se hoje no Hipódromo da Gávea o GP Prêmio Brasil. O turfe, que rivalizava com o futebol e o remo até meados do século passado, hoje é mais jogo do que esporte.
As reuniões na Gávea têm poucos assistentes e o que mais há são pontos de jogo espalhados pela cidade em revendedores credenciados. Treinadores e jóqueis, bem como cavalos, já não estão em primeiro plano e são desconhecidos da maioria, bem diferente dos velhos tempos. Até mesmo os jornais diários não têm mais colunistas e páginas dedicadas ao turfe, como nos tempos do "Pangaré", Bolonha, Luiz Reis (o Cabeleira), Oscar Griffiths, Teófilo de Vasconcelos, Oscar Vareda ou Ernani Pires Ferreira.
FF: hoje é uma data importante para o "Saudades do Rio". Após um pequeno tempo hospedado no fotolog.com e no Multiply, em 09/06/2005 o SDR estreava no fotolog do Terra, onde os blogs viveram seus tempos de glória. Com a desativação do Terra foi para o UOL e, finalmente, abrigou-se no Blogger. Pelos meus alfarrábios foram 6205 fotografias publicadas sobre o Rio de Janeiro até agora.
Local de encontro diário de conhecidos e desconhecidos, fonte de pesquisa para estudantes, o interesse pelo Rio Antigo uniu, através de todos estes anos, muita gente boa. Brigas, diversão, gozações e bons amigos surgiram. Alguns nunca encontrei. Outros tive o prazer de conhecer e desfrutar da companhia. Os blog do Rio Antigo já foram tema de reportagens na Veja, no SBT, no Estado de São Paulo, etc.
Lá nos tempos antigos, sem Google Maps e disponibilização dos grandes acervos pela Internet, era um prazer pesquisar e descobrir uma foto nova. Fosse em coleções familiares, fosse na Praça XV, fosse em sebos. Tal dificuldade propiciou momentos interessantes como o primeiro concurso "Sherlock Holmes" para identificação de fotos, que culminou numa grande festa de entrega de prêmios num bar do Leblon. Ali muitos nos conhecemos.
Tempos depois, com o Facebook, muitos novos admiradores do Rio Antigo, bebendo na fonte de nossos antigos blogs, publicam nossos acervos como se fossem novidade. Tudo bem, o importante é divulgar o Rio Antigo.
Fomos tema de uma tese de mestrado do pesquisador Alberto Goyena. Vimos surgir os "colorizadores" como o Conde di Lido e o Nickolas Nogueira, hoje com muitos seguidores. Criamos o S.E.M.P.R.E., em cuja "sede social" nos encontramos com regularidade.
Enfim, aprendemos muito, nos divertimos, resgatamos o Rio Antigo através da história e das nossas memórias. Quantos comentaristas, como vocês, ajudaram a registrar histórias que normalmente ninguém teria conhecimento. Tem sido uma grande aventura.
Certamente vou cometer injustiças pela omissão de alguns, mas vale a pena lembrar do "Espaço Livre", do Candeias, do "Rio de Fotos", do Derani, da "História do Rádio", do Jaime Moraes, da "Ilha", do Alvaro Botelho, do "Rio para sempre", do Augusto, do "Rio de outros janeiros", do P. Gomes, do "Saudosismo", do Marcos Valente, do "Arqueologia do Rio", do Rouen, do "Carioca da Gema", do Tumminelli, do "Foi um Rio que passou", do Decourt, do "Voando para o Rio", do JBAN, do "Zona Norte", do Antolog, do "Antiquus", do Mauricio Lobo, do "Coisa Lúdica", da Milu, do "Clone", do AD, do "Rio Hoje", do Rafael Netto, do "Pharol", do Derani, do "Professor Pintáfona", do "Outstanding", do Conde di Lido", do "Ontem e Hoje", do Richard, do "Mapas", do Celso, do "Lanterna Mágica", do Bouhid, dos fotologs do Lavra, da Lucia, do JRO, do "Antigamente", da Lyscia, do Flavio M.
E dos inúmeros personagens, alguns "suicidas", que fizeram histórias como o AG, a Karina, o Professor Pintáfona, o Manitu, o Tertuliano Delacroix, o General Miranda e seu irmão Eleutério, o Frei Henrique Boaventura, o tinturista Tutu la Minelli, toda a turma d´O Pharol, do Claude Maurice, da Mme. Simmons, do Bispo Rolleiflex, do Pimpolho e do Juquinha, d´A Gerência, da Creusa, do Eusebius Sophronius, do Jô, do Ahmed, do Guilherme Portas, do périplo do Zeppelin, do Hemo-Kola, do Veedol, das Tyas, da Anta Copacabanensis, do Tijucano Empedernido, do Lulu & Dudu, das fotos do Silva enviadas pelo Patricio e pelo Fidelino Leitão de Menezes.
Obrigado a todos.
|