Não conheço bem a região de Jacarepaguá, mas na década de 1990 esta estrada era uma das minhas alternativas para ir de Bonsucesso para Jacarepaguá. Ainda era um tempo tranquilo, sem as ameaças agora existentes neste caminho.
FOTO 1: A
Estrada Grajaú-Jacarepaguá tem, atualmente, o nome de Av. Menezes Cortes. Corta
a Serra dos Pretos-Forros (a Serra era um abrigo para os escravos alforriados,
como também os fugidos, que construíam quilombos). Passa pelos bairros do
Grajaú, Engenho Novo, Lins de Vasconcelos e Jacarepaguá.
FOTO 2: A
Estrada Grajaú-Jacarepaguá surgiu pela necessidade de escoamento das produções
das fazendas e engenhos da região no início do século XIX. Seu traçado nasceu
do Caminho de Mateus (atual Estrada dos Três Rios) que seguia de Jacarepaguá
até o trecho mais alto da Serra, onde sofria um desvio para que sua descida
ocorresse através de ruas do bairro do Engenho Novo, as ruas Sincorá e Maria
Luiza, hoje consideradas partes do bairro do Lins de Vasconcelos.
FOTO 3: No
início do século XX, para se acessar a baixada de Jacarepaguá, havia apenas
duas possibilidades: por Madureira e Campinho ou pela Estrada do Joá e Estrada
da Barra da Tijuca. Havia, pois, a necessidade de uma nova ligação a partir da
Zona Norte.
FOTO 4: No
final dos anos 20, o prefeito Prado Junior modernizou a estrada, construído o
trecho da Cabana da Serra, aonde viria futuramente a ter restaurante homônimo.
Somente 30 anos depois, as obras foram retomadas pelo Departamento de Estradas
de Rodagem – DER, sendo concluído o trecho de ligação até o bairro do Grajaú.
FOTO 5: A
construção da Estrada Grajaú-Jacarepaguá começou na administração Henrique
Dodsworth, passou por várias administrações. A primeira parte a ficar pronta
foi entre o Grajaú e o restaurante "Cabana da Serra", na década de 40.
Em
meados do ano de 1950 o “Correio da Manhã” já noticiava a inauguração de um
longo trecho da Estrada Grajaú-Jacarepaguá, entre a garganta da Serra dos Pretos-Forros
e a Av. João Calazans.
FOTO 6: Avançou
nos anos 50 com o prefeito João Carlos Vital construindo o trecho mais perto de
Jacarepaguá (Estrada dos Três Rios). Posteriormente, as pistas que eram
estreitas, foram alargadas, mais para o final do século XX.
Em
reportagem de 1954 o “Correio da Manhã” relatava que a Estrada
Grajaú-Jacarepaguá “está inteiramente abandonada. A obra de pavimentação foi
suspensa logo depois da subida da Serra pelo lado do Grajaú”, além de haver
grandes pedras na encosta dos morros ameaçando cair.
FOTO 7: A
Estrada Grajaú-Jacarepaguá foi inaugurada em 1957, e entregue à população em
terra batida, sendo asfaltada 3 anos depois. Em 1962, com o falecimento do General Menezes Cortes em desastre aéreo, a via
recebeu seu nome como forma de homenagem, passando a se chamar oficialmente
Avenida Menezes Cortes.
Em
1959 houve o desmoronamento de milhares de toneladas de pedra, destruindo a
estrada numa extensão de 20 metros. Por um acaso feliz não houve vítimas. A
culpa é do DER-Departamento de Estradas de Rodagem, denunciou o “Correio da
Manhã”.
A
causa foi a exploração de uma pedreira no local. Com uma explosão uma grande
pedra rolou, bateu noutras e formou-se a avalanche.
FOTO 8: A foto é dos estragos de um grande temporal no ano de 1971.
Durante
o governo de Chagas Freitas, nos anos 80, a Avenida Menezes Cortes foi
duplicada, facilitando o acesso da Baixada de Jacarepaguá à Zona Norte e ao
Centro.
FONTES:
Facebook “A Tijuca de
Antigamente”.
Acervo do Correio da
Manhã - Arquivo Nacional.
Leonardo Santos - pesquisador do IHBAJA.