Vemos hoje fotos do bonde 10-Gávea, cujo trajeto, segundo o Helio Ribeiro, era:
Tabuleiro da Baiana – Senador Dantas - Luís de Vasconcelos - Augusto Severo - Largo.
da Glória - Russel – Praia do Flamengo - Machado de Assis - Catete – Marquês de
Abrantes – Praia de Botafogo – São Clemente - Humaitá - Jardim Botânico -
Marquês de São Vicente nº 438.
Segundo Dunlop, esta linha levou quinze anos
para ser construída: o primeiro trecho, da Rua Gonçalves Dias (esquina de Rua
do Ouvidor) ao Largo do Machado, foi inaugurado em 9 de outubro de 1868. O
segundo trecho, até ao fim da Rua Marquês de Abrantes, ficou pronto em 21 de
novembro e o terceiro trecho, até o começo da Rua de São Joaquim (atual
Voluntários da Pátria), ficou pronto em 19 de dezembro de 1868. Por não estar
ainda aberta e concluída esta rua, somente em janeiro de 1871 pôde ser ultimado
o trecho até ao portão do Jardim Botânico. Pouco depois a linha atingia o Largo
das Três Vendas, no começo da Rua Marquês de Sâo Vicente, e, em 17 de janeiro
de 1874, chegava à estação da Olaria, no número 224 desta rua. E somente em
1883 a linha Gávea chegou a seu final, na Ponte da Rainha, no final da Marquês
de São Vicente.
Na última década do século XIX experimentou-se nessa linha o
"Expresso da Gávea", que nada mais era que um bonde comum que saía da
cidade às 16 horas e "à toda velocidade" se dirigia para a Ponte de
Táboas, parando somente no Largo do Machado e na estação do Largo dos Leões
para uma rápida mudança na parelha de muares. Levava uma hora e meia para ir do
Centro da Cidade até a Ponte de Táboas. Daí em diante virava
"subúrbio" e ia parando à vontade dos passageiros.
Onde estaria este bonde 10-Gávea? Seria nas vizinhanças do Passeio Público ou estaríamos perto do Largo da Glória?
Bonde 10 Gávea nº 1897. E, como diz o JBAN, lá
vai o VLT nº 10, matrícula 1897, com a propaganda do cigarro Lirio, passando
pelo Passeio Público. Colorização do Nickolas Nogueira
Foto de Malta, do acervo do IMS, mostrando um
bonde Gávea na Praia de Botafogo no início do século XX. Além de apreciar a beleza do foto
fiquei curioso com o que teria acontecido com o homem de terno branco e gorro.
Todos olham para ele: será que tinha pisado num cocô de cachorro? O puxador do burro-sem-rabo, ao lado do condutor e do fiscal, parecem
tentar ajudar a "vítima". O
local exato seria : Praia de Botafogo na altura da Rua Marquês de Abrantes, em
1910. O bonde é modelo "standard", de 10 bancos, com reboque de
segunda classe, segundo o Helio.
Vemos o bonde "Gávea" trafegando
tranquilamente por Botafogo, talvez na Rua Bambina. Parece que a vida passava mais devagar
naquela época. À esquerda, um automóvel da primeira metade do século XX e, à
direita, um infatigável burrico em sua faina diária. Como eram bonitos os
casarões de Botafogo. Num deles podemos ver algumas letras, talvez de "Garagem e Officina".
Bonde Gávea em frente à Gaiola
de Ouro. Segundo obiscoitomolhado o táxi é um Mercury Eight, 47-48 e o carro branco é um Vauxhall, de 54
em diante. Comprovar o Vauxhall foi difícil porque a literatura é escassa, mas
aquele corte sob a porta dianteira, só os Vauxhall têm. Deve ser para botar o
macaco. Quanto ao ano, apenas em 54 saíram aquelas calotas e o friso contínuo.